99308 - Módulo IV - Instrumentos e Tendências em Gestão de Projetos |
Período da turma: | 27/08/2022 a 10/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | AULA 24: DIREITO E GESTÃO DE CONTRATOS
OBJETIVO: A disciplina visa proporcionar conhecimento a respeito do processo do sistema jurídico brasileiro. Tem como objetivo ministrar conhecimentos básicos sobre as normas e instituições jurídicas, assim como sobre os princípios e leis que solucionam os conflitos contratuais. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Princípios do direito Ordem Jurídico-Econômica O sistema comercial Princípios gerais de direito contratual. Interpretação dos contratos empresariais. Espécies de contratos empresariais: contratos típicos e atípicos, contratos unilaterais, bilaterais e plurilaterais, contratos relacionais, contratos de adesão. Formação dos contratos. Tipos de contratos Formação e execução dos contratos Solução de conflitos em contratos jurídicos BIBLIOGRAFIA AGUIAR JÚNIOR, Ruy Rosado de. "Projeto de Código Civil - As Obrigações e os Contratos", in Revista dos Tribunais nº 775, São Paulo, 2000. ________. Extinção dos Contratos por Incumprimento do Devedor (Resolução). 1ª ed., Rio de Janeiro : Aide Ed., 1991. ASCARELLI, Tullio. Teoria Geral dos Títulos de Crédito". São Paulo : Saraiva, 1943. BULGARELLI, Waldírio. Contratos mercantis. São Paulo. Atlas. 1991. DE LUCCA, Newton. Aspectos da teoria geral dos títulos de crédito. São Paulo : Pioneira, 1979. FRANCESCHINI, José Luiz Vicente de Azevedo. Títulos de crédito e papéis de crédito na doutrina e na jurisprudência. 2.ed. São Paulo : RT, s.d. 3v. MARTINS, José Augusto. Endividamento privado internacional: Eurobonds e instrumentos análogos. 1999. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo. PIZA, Paulo Luiz de Toledo. O contrato de resseguro; tipologia, formação e direito internacional. 2001. Tese (Doutorado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo. REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial, vol. 1, 27ª ed. e vol. 2, 25ª ed., São Paulo : Saraiva, 2007. AZEVEDO, A. J. "Princípios do novo direito contratual (...)". RT 750, p. 114. ________. Negócio jurídico - existência, validade e eficácia. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 1-22; 23-73; 152-161; COMPARATO, F. K. "Reflexões sobre as promessas de cessão de controle acionário". Novos ensaios e pareceres de direito empresarial. Rio de Janeiro: Forense, 1981, p. 228-244. ________. "A cessão do controle acionário é negócio mercantil?". Novos ensaios e pareceres de direito empresarial. Rio de Janeiro: Forense, 1981, p. 245-260. COSTA, J. Martins. Comentários ao novo Código Civil. vol. V. tomo I. Rio de Janeiro, Forense, 2003, p. 2-30; 62-65. FORGIONI, P. A. "A interpretação dos negócios empresariais no novo Código Civil brasileiro". RDM 130, p. 7-38. GOMES, O. Contratos. 24ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2001, p. 45-56. LEÃES, Luiz Gastão P. B. "A disciplina do Direito de Empresa no novo Código Civil brasileiro". RDM 128/7. MARTINS, Fran. Contratos e obrigações comerciais. 6ª ed. Rio de Janeiro. Forense. 1981. FORGIONI, P. A. Contrato de distribuição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004, p. 70-82. PENTEADO, Mauro R. "Formação de contrato preliminar suscetível de adjudicação compulsória". RDM 39, p. 136-183. SALOMÃO FILHO, C. "Função social do contrato: primeiras anotações". RDM 132, p. 7-24. AULA 25: MARKETING DE PROJETOS OBJETIVO: · Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing de projetos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ● Conceitos básicos em marketing ● Visão geral da Administração de Marketing ● O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing ● Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing ● Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional ● Mensuração e Previsão ● Segmentação do Mercado e Posicionamento BIBLIOGRAFIA BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001. BOONE, Louis E. & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 1998. CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000. CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman. 2001. ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001. KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000. KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing (4ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 2000. McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997. NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999. RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00. AULA 26: SOFTWARES DE GESTÃO DE PROJETOS OBJETIVO: No ciclo de Software de Gestão de Projetos, será ensinado suas diversas ferramentas, tais com o integração, escopo, tempo, custos, qualidade e outras. Os tem as abordados são: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ● Virtualização de softwares e soluções de gestão de projetos • Project BI ● Ferramentas para gerenciamento da integração • Ferramentas para gerenciamento de escopo • Ferramentas para gerenciamento de tempo • Ferramentas para gerenciamento de custos • Ferramentas para gerenciamento da qualidade • Ferramentas para gerenciamento de RH • Ferramentas para gerenciamento de comunicação • Ferramentas para gerenciamento de riscos • Ferramentas para gerenciamento de aquisições • Ferramentas para gestão de programas e portfólio de projetos BIBLIOGRAFIA PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. MOLINARI, Leonardo. Gestão de Projetos: Técnicas e Praticas com Ênfase na Web. São Paulo: Erica.LIMA, Guilherme P. Gestão de Projetos. São Paulo: LTC. AULA 27: MATURIDADE E ESCRITÓRIO DE PROJETOS (PMO) OBJETIVO: O ciclo de Maturidade e Escritório de Projetos atua com os conceitos e suas etapas do tema central, seus tem as a seguir: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Pesquisa de maturidade em gerenciamento de projetos • O ProjectFRAMEWORKTM • O s Níveis no ProjectFRAMEWORKTM • O OPM3™ • Conceito de escritório de projetos (PMO ) • Tipos de PMO • Funções de um PMO • Pessoas alocadas em um PMO • Etapas da imple entação de um PMO • Métricas de sucesso de um PMO BIBLIOGRAFIA PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. ROLDÃO , Victor S. Gestão de Projetos: Um a Perspectiva Integrada. São Carlos: Edufscar. CARVALHO, Fabio C. A. de. Gestão de Projetos. São Paulo: Pearson Brasil. AULA 28: GESTÃO DE PROGRAMAS DE PORTFÓLIO DE PROJETOS OBJETIVO: Esse ciclo tem com o objetivo definir e conceituar os projetos e portfólios. A gestão realizada para os programas e o alinhamento com a estratégias são pontos a serem lecionados também. Segue a lista completa dos tem as que serão abordados: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Definição de programas • Benefícios dos programas • Documentação de programas • Gestão realizada para programas • Program Management Office • Definição do gerenciamento de portfólio • Benefícios do gerenciamento de portfólio • Alinhamento com a estratégia • Comparativo entre gestão de projetos e portfólio • Ciclo de vida da gestão de portfólio • Processos de gestão de portfólio • Critérios para seleção de projetos no portfólio • Valor Comercial Esperado (VCE) • Exemplo de um critério de seleção de portfólio BIBLIOGRAFIA PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. DYE, Lowell D.; PENNYPACKER, James S. (Org.). Project Portfolio Management. West Chester – MA: Center of Business Practices Boston, 1999 COO PER, R. G.; EDGETT, S. J. & KLEINSCHMIDT, E. J. (1998), Portfolio management for new products,Perseus Books. LEVINE, H. A. (2005), Project portfolio management, Jossey-Bass. MAIZLISH, B. & Handler, R. (2005), IT portfolio management:, John Wiley & Sons. MARTINO , J. P. (1995), R&D project selection, John Wiley & Sons. AULA 29: GERENCIAMENTO DE PROCESSOS EM PROJETOS OBJETIVO: Mostrar conceitos, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Processos com foco nas necessidades dos interessados pelos resultados do processo. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ● Introdução a gestão de processos ● Análise de processos ● Desempenho de processos ● Modelagem e Análise do Processo ● Projeto de processos de negócio ● Organização de Gerenciamento de Processo BIBLIOGRAFIA KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling and Controlling, 8th edition, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2003. 891p. MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos, 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2002. NEWTON, Richard. O Gestor de Projetos. 2. Ed. São Paulo: Pearson, 2011. VALERIANO, D. Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos. Editora: Pearson. 2001. VERZUH, E. Gestão de Projetos. Editora: Campus. 2002. VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2005. AULA 30 : AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E INDICADORES DE GESTÃO DE PROJETOS OBJETIVO: Os conteúdos a serem discorridos neste ciclo de Indicadores de Gestão de Projetos procura conceituar e exemplificar os indicadores de cada área do tema. Entre os temas há: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Conceitos de indicadores • Componentes de indicadores • Dimensões (aberturas) de um indicador • Indicadores balanceados (balanced scorecard) • Indicadores para cada área de conhecimento do PMBoK ● Avaliação de desempenho e Gerenciamento da equipe de projeto. BIBLIOGRAFIA PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. CARVALHO, Fabio C. A. de. Gestão de Projetos. São Paulo: Pearson Brasil. DUFFY, Mary. Gestão de Projetos. Rio de Janeiro: Campus. WERKEMA, M. C. C., As Ferramentas da Qualidade no Gerenciamento de Processos, Vol. 1, Fundação Christiano Ottoni, Belo Horizonte MG – 1995. |
||||
Carga Horária: |
84 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Camila de Araujo Janaina de Moura Engracia Giraldi Janaina Mascarenhas Hornos da Costa Luiz Ricardo Brito Ribeiro Mateus Cecilio Gerolamo Ricardo Miguel Sobral Silvia Inês Dallavalle de Pádua |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |