99137 - Módulo IV – Administração de Operações e Processos |
Período da turma: | 29/10/2022 a 11/02/2023
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Descrição: | 1.Ergonomia e Organização no Trabalho
Objetivo Geral: Apresentar aos alunos conceitos e práticas que auxiliem a criação de ambientes adequados de trabalho, bem como de rotinas mais eficientes para a otimização das atividades, aumento da produtividade, eficácia e satisfação dos usuários. Conteúdo Programático: -Ergonomia de locais de trabalho -Conforto térmico, acústico e iluminação -Regras básicas para locais de trabalho: NR 17 -Noções básicas de segurança -Planejamento e organização do trabalho -Gestão do uso do tempo -Definição de prioridades -Reuniões bem-sucedidas -Delegação -Procrastinação Bibliografia: BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora Nº 17. Brasília, 2002. Disponível em: . DAYCHOUM, M. 40 + 4 ferramentas e técnicas de gerenciamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010. ZEIGLER, K. Getting Organized at Work: 24 Lessons for Setting Goals, Establishing Priorities, and Managing Your Time. New York: McGraw-Hill Professional, 2008. ZEIGLER, K. Como se tornar mais organizado e produtivo. 24 lições para estabelecer metas, definir prioridades e gerenciar seu tempo. Col. Desenvolvimento Profissional, vol. 7, Exame Você S/A. São Paulo: Sextante, 2007 2.Gestão por Processo Objetivo Geral: Apresentar conceitos e técnicas de racionalização de processos, segundo uma abordagem de reengenharia de processos apoiada em tecnologia. Relacionar esforços de racionalização e otimização de processos organizacionais, a tecnologia e os ganhos de produtividade, qualidade e competitividade em organizações. Conteúdo Programático: - Enfoque sistêmico e estratégia corporativa; - Conceitos básicos de reengenharia; - A organização do trabalho: definição de processos; - Características dos novos processos; - A importância do fluxo de informações; - Metas e clientes dos processos; - Necessidades dos clientes dos processos - Identificando a oportunidade de otimização de processos; - Mapeamento dos processos organizacionais; - Aplicações em casos práticos; - A organização do trabalho: características do novo trabalhador; - O papel do gerente e a reengenharia; - Administração de projetos de reengenharia; - O apoio da TIs na reengenharia. Bibliografia: ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo Organizacional: como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva. 2007 HAMMER, M. Além da Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. CURRID, C. Ferramentas para a Reengenharia. Rio de Janeiro: Record, 1995. CRUZ, T. Workflow - a tecnologia que vai revolucionar processos. São Paulo: Atlas, 1998. DE SORDI, J. O. Gestão por Processos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. ALBRECHT, K. Serviços revolucionários. São Paulo: Pioneira, 1994. PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman. 2009. TOMASKO, R.M. Rethinking - Repensando as corporações. São Paulo: Makron Books, 1994. VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de negócio: foco na notação BPMN. São Paulo: Atlas, 2009. 3. Sistemas de Qualidade Objetivo Geral: Relacionar a qualidade e produtividade em níveis integrados com a estratégia e produtividade das organizações, apresentando os principais conceitos, ferramentas e técnicas modernas e mais difundidas nesse campo. Conteúdo Programático: - Conceitos de qualidade e produtividade; - Controle da qualidade; - Custos de controle da qualidade; - Medidas de qualidade de bens e serviços; - Medidas de produtividade; - Medidas de insumo; - Produtividade na área de serviços; - Produtividade: Necessidade de medições. Objetivo, tipos de medições, principais medidas de performance de um sistema organizacional; - Sistemas de gestão da produtividade; - Visões da qualidade; - Qualidade total: origens, implementação e prêmios da qualidade; - Critérios de avaliação da qualidade de serviço. Bibliografia: CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia de Informação. 4.ed. Porto Alegre: Bookman 2005. GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992. JURAN, J. M. Qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira 2002. KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 1993. LAS CASAS, A. L. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2006. MOREIRA, D. A. Medida da Produtividade na Empresa Moderna. São Paulo: Pioneira, 1991. MOREIRA, D. A. Dimensões do Desempenho em Manufatura e Serviços. São Paulo: Pioneira, 1996. MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 1995. PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006. DEMING, E. W. Saia da crise: as 14 lições definitivas para controle da qualidade. São Paulo: Futura, 2003. ROTONDARO, R. G. et al. Seis sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002. SCHOLTES, P. R. Times da qualidade: como usar equipes para melhorar a qualidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. 4.Evento de Estudo de Caso Objetivo Geral: Apresentar situações e soluções práticas e reais vivenciadas por organizações brasileiras e internacionais Conteúdo Programático: Resolução e apresentação de casos de empresas brasileiras e internacionais 5.Operações Internacionais Objetivo Geral: Examinar o ambiente do comércio e investimento internacional e verificar como o gerente de empresas privadas e agentes governamentais podem se comportar a medida que recebem interesses próprios sob diferentes regras. Levantar questões que envolvam operações internacionais e estar como os princípios da economia e gerenciamento podem sugerir respostas apropriadas ao executivo internacional. Para exemplificar usa-se os casos da Harvard Business School. Conteúdo Programático: - A dimensão internacional dos negócios: diferenças nacionais em sistemas de negócios; - Sistemas de negócios; - Eficiência econômica das instituições nacionais: caso da China. - Indústrias maduras; - Indústrias de tecnologia; - Negócios: ajudando a moldar o regime de comércio internacional; - Exportando e importando. Bibliografia: BERGSTRAND, J. H. Empresa Global - 25 princípios para operações Internacionais. São Paulo: Publifolha, 2002. DANIELS, J.; RADEBAUGH, L.; SULLIVAN, D. International Business: Environments & Operations. 14. ed. Prentice Hall, 2012. HILL, C. W. L . International Business: competing in the global market place. 3 ed. Burr Ridge: Irwin McGraw-Hill, 1999. RARICK, C. International Business: Cases and Exercises. 2. ed. Prentice Hall, 2009. 6.Comércio Exterior Objetivo Geral: Compreender técnicas e ferramentas para negociações e internacionalização de empresas e produtos com foco na competitividade global. Conteúdo Programático: - Perfil do exportador e suas responsabilidades no comércio internacional; - Mercado internacional: regras e práticas; - Internacionalização de empresas e de produtos; - Estrutura do comércio exterior brasileiro; - Sistema integrado do comércio brasileiro - Contratos internacionais de compra e venda; - Formação de preços no comércio exterior - Procedimentos administrativos das exportações Bibliografia: BIZELLI, J. dos S.; BARBOSA, R. Noções Básicas de Importação. São Paulo: Aduaneiras, 1997. CARLUCCI, J. L. Uma Introdução ao Direito Aduaneiro. São Paulo: Aduaneiras, 1997. EXPORTAR. Competividade e Internacionalização: guia prático do exportador. São Paulo: Makron Books, 1997. FIGUEIRAS, M. S. Mercosul no contexto Latino-Americano. São Paulo: Atlas, 1996. MAIA, J. de M. Economia internacional e comércio exterior. São Paulo: Atlas, 1998. VAZQUEZ, J. L. Manual de Exportação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002 7.Logística de Supply Chain Objetivo Geral: Demonstrar com uma função sistêmica de otimização de fluxo de materiais e informações de uma organização integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais rapidamente, fazendo com que o produto chegue ao destino com qualidade e no tempo certo. Conteúdo Programático: - Administração de Supply Chain no Mac Donald´s de Moscou; - Projeto de Supply Chain: um assunto estratégico; - Gerenciamento da Supply Chain: um assunto estratégico; - Ligações com SAP e impacto da internet na Supply Chain; - A cadeia global de suprimentos: as relações entre as instalações e suas funções; - Gerenciamento da cadeia global: relacionamento entre compradores, fornecedores e clientes; - Tipos de instalações e seus impactos nas operações da empresa; - Decisões sobre localização da empresa; - A visão estratégica do processo de localização; - Planejamento do local; - A importância e os fatores que influenciam as decisões sobre localização; - Tipos de instalações: bens versus serviços; - Avaliação de alternativas de localização; - Análises e técnicas de localização; - Sistemas de transporte e distribuição. Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BOWERSOX, D. J., CLOSS, D.J. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2007 BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2008. COUGHLAN, A.T.; ANDERSON, E.; STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. PIRES, S.R.I. Gestão da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas. 2004. MARTEL, A.; VIEIRA, D.R. Análise e Projeto de Redes Logísticas. São Paulo: Saraiva, 2008 NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física . 3. ed. São Paulo: Edgard Brucher, 2000. SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKI, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de suprimentos projeto e gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 8. Operações em Serviços Objetivo Geral: Apresentar a importância da gestão de operações em serviços para contribuir para o aumento da competitividade das organizações Conteúdo Programático: - Conceitos e funções de estratégia para a criação de vantagens competitivas em operações de serviços; - Objetivos qualificadores e ganhadores de pedidos; - Decisões estratégicas de processos; - Alternativas estratégicas; - Integração com as demais áreas de negócios; - Planejamento de operações; Bibliografia:. CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. CORRÊA, H. L; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. FERNANDES, F. C. F.; GODINHO FILHO, M. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas, 2010 HAYES, R.; PISANO, G.; UPTON, D.; WHEELWRIGHT, S. Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Tradução Marcelo Klippel. Porto Alegre: Bookman, 2008. 384 p. KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. Tradução Miriam Santos Ribeiro de Oliveira.8. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005. TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008. 9. Sistemas de Produção e Operação Objetivo Geral: Situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos alunos como a administração das operações (industriais, serviços ou burocráticas) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva, apresentando ferramentas, técnicas e conceitos modernos nessa área. Conteúdo Programático: - Administração da Produção: conceitos, evolução e funções gerenciais; - O sistema de produção: tipos de sistema de produção; - Relacionamento sistêmico da produção; - O processo de tomada de decisão; - Arranjo físico: aspectos gerais; - Tipos básicos de arranjo físico; - Planejamento, métodos, desenvolvimento e utilização estratégica do arranjo físico; - Projeto do produto e planejamento e análise de processos; - Ciclo de vida de um produto; - Adaptação do produto ao processo; - Confiabilidade de produtos; - Projetos de serviços; - Projeto e medida do trabalho; - Just in time: filosofia, síntese do sistema, estruturação e controles; - Sistemas de MRP e OPT: síntese do sistema, estruturação e controles. |
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Carga Horária: |
56 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre de Castro Moura Duarte Marcio Mattos Borges de Oliveira Rodrigo Galvão de Souza Faleiros Silvia Inês Dallavalle de Pádua Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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