Atividade

99136 - Módulo III – Administração de Marketing

Período da turma: 03/09/2022 a 08/10/2022

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Descrição: 1. Plano de Marketing

Objetivo Geral:
Apresentar métodos, sistemas e ferramentas para a elaboração de planejamento de marketing para as organizações.

Conteúdo Programático:
- Inserindo o planejamento de marketing no plano corporativo da empresa;
- Analise do mercado no enfoque da cadeia produtiva;
- Análise de situação interna de marketing;
- Estabelecimentos dos objetivos e metas de marketing;
- Estratégias para atingir os objetivos propostos;
- Plano de produto;
- Plano de comunicação;
- Plano de distribuição e logística;
- Plano de força de vendas e administração de vendas;
- Plano de precificação;
- Orçamento;
- Execução, controle e acompanhamento e correções.

Bibliografia:
LAS CASAS, A.L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
CASTRO, L.T.; NEVES, M.F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
CONSOLI, M.A.; NEVES, M.F.; CASTRO, L.T. Vendas: Técnicas para Encantar seus Clientes. São Paulo: Bookman, 2007.
PAIVA, H. A., NEVES, M. F. Planejamento Estratégico de Eventos. São Paulo: Atlas, 2008.
PENTEADO, J.R.W. Os Melhores Casos Brasileiros em Marketing. São Paulo: Makron Books, 1999.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012.
URDAN, A. T.; URDAN, F. T. Gestão do composto de marketing: Visão Integrada de Produto, Preço, Distribuição e Comunicação. Táticas para Empresas Brasileiras. Casos e Aplicações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

2. Marketing e Comportamento do Consumidor

Objetivo Geral:
Desenvolver nos participantes uma compreensão básica dos processos mentais envolvidos na decisão de compra dos consumidores.

Conteúdo Programático:
- Processo de decisão de compra do consumidor;
- Estágios do processo de decisão de compra;
- Os papéis desempenhados ao longo do processo de compra e consumo;
- Fatores influentes no processo de compra;
- Critérios de segmentação de mercado.

Bibliografia:
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing : Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. São Paulo: Atlas, 1993.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Consumer Behavior. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

3.Pesquisa de Mercado

Objetivo Geral:
Examinar os conceitos chaves em pesquisa de mercado, fazendo ligação informacional ente o comportamento dos consumidores e as ações de marketing das organizações.

Conteúdo Programático:
- Etapas de preparação para uma pesquisa;
- Processo e métodos de pesquisa;
- Métodos qualitativos e quantitativos de coletas de dados em pesquisa de mercado;
- Resultados de pesquisa e ações de marketing.

Bibliografia:
BLATTBERG, R.; GLAZER, R.; LITTLE, J. D. C. Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994.
KOTLER, P. ; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Merketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
4.Previsão de Vendas

Objetivo Geral:
Apresentar técnicas para previsão de vendas e elementos de marketing essenciais para a estratégia das organizações empresariais.

Conteúdo Programático:
- Planejamento de campanha de marketing;
- Esforço promocional e o relacionamento com as vendas;
- Planejamento de campanhas e previsão de produção;
- Métodos de avaliação do esforço de comunicação;
- Técnicas de previsão de vendas;
- Organização de vendas e formatos de conquista de market share;
- Segmentação de mercado;
- Etapas de vendas na indústria e no varejo;

Bibliografia:
CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de Vendas: Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Atlas, 2005.
SHIMP, T. A. Propaganda e Promoção: Aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2002.
SANT’ANNA, A. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 2005
ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005

5. Estratégia de Produto e Preço

Objetivo Geral:
Apresentar aos alunos os elementos básicos de uma estratégia de marketing focada em produtos e preços. Aprimorar a capacidade analítica dos alunos sobre os pontos críticos do processo de desenvolvimento, a análise de viabilidade e o potencial de êxito comercial de um novo produto e serviço ou posicionamento de mercado.

Conteúdo Programático:
- Produto núcleo, tangível e ampliado;
- Produtos e serviços;
- Produto e MR: cadeia de impacto e valor da informação;
- Desenvolvimento de novos produtos: responsabilidade e etapas;
- Participação de mercado;
- Ciclo de vida do produto;
- Matriz produto-mercado;
- Decisões de linha de produto;
- Estratégias de preço;
- Preços na ótica da demanda e baseado em custos;
- Preço de lançamento de um novo produto.

Bibliografia:
BLATTBERG, R.; GLAZER, R.; LITTLE, J. D. C. Marketing Revolution. Boston: Haward Business School Press, 1994.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Merketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, P.; KELLER, K.L; LEAO, N.L. Formação de Preços de Serviços e Produtos. São Paulo: Nobel, 2008.
PENTEADO, J. R .W. Marketing Best: Os melhores casos Brasileiros de Marketing. São. Paulo: Makron, 1999.
RIES, A.; TROUT, J. Posicionamento. São Paulo: Makron, 2004.
SARDINHA, J.C. Formação de Preços. São Paulo: Office Book, 2008.
ZANONE, L. C.; BUAIRIDE, A. M. R. Marketing da Promoção e Merchandising: Conceitos e estratégias para ações bem sucedidas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

6. Direitos do Consumidor e Contratos Comerciais

Objetivo Geral:
Fornecer aos alunos a uma visão moderna do direito do consumidor enquanto instrumento de cidadania econômica e proteção do indivíduo na sociedade brasileira após os anos 90, informando os principais instrumentos legais e mecanismos do Código do Consumidor.

Conteúdo Programático:
-O sistema brasileiro de proteção ao consumidor;
- Política nacional das relações de consumo;
- Dos direitos básicos do consumidor;
- Os possíveis tipos de ação judicial: características e pressupostos
- As cláusulas abusivas normalmente utilizadas por empresas;
- As garantias legais contra estas negociações;
- Inversão do ônus;
- Cuidados especiais nos contratos: adesão e arbitragem;
- Aspectos práticos das responsabilidades das empresas.

Bibliografia:
ALMEIDA, C. F. de. Os direitos dos consumidores. Coimbra: Almedina, 1982.
ARRUDA, A. Código de Defesa do Consumidor. Revista dos Tribunais, 2. ed, 1994.
ANTAS Jr., R. M. Desafios do consumo. Petrópolis: Vozes, 2007.
ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.
CORRADO, F. M. S. A. Força da Comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994.
FERRÉS, J. Televisão Subliminar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GIACOMINI FILHO, G. Consumidor versus Propaganda. São Paulo: Summus, 2008.
GOVATTO, A. C. M. Propaganda responsável. São Paulo: Senac, 2007.

7. Marketing Virtual e Mídias Sociais

Objetivo Geral:
Compreender a atuação dos esforços promocionais do marketing virtual nas mídias sociais e apresentar técnicas de negociações eletrônicas (e-commerce)

Conteúdo Programático:
- Evolução do Marketing;
- Dimensionamento do mercado virtual;
- Os números da internet e do comércio eletrônico pela web;
- Transformações das mídias sociais nos relacionamentos empresariais;
- O impacto do marketing digital nos negócios;
- Ferramentas de e-commerce e marketing digital;
- Logística relacionada ao mercado virtual;
- Elementos estratégicos para o comércio eletrônico;
- Compreensão e desenvolvimento de e-business

Bibliografia:
ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. São Paulo: Atlas, 2004.
CAMPOMAR, M. C.; IKEDA, A. A. O Planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2006.
MAYROS, V.; WERNER, D. Marketing Information System: design and applications for marketers. Radnor: Chilton Book Company, 1982.
TURBAN, E.; KING, D. Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2004.
TURCHI, R. S. Estratégias de Marketing Digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012.
QUALMAN, E. Socialnomics: How social media transforms the way we live and do business. 2 ed. Wiley & Sons, 2012.
VASCONCELLOS, E. E-Commerce nas Empresas Brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.

8. Promoção, Vendas e Marketing de Relacionamento

Objetivo Geral:
Expor o aluno aos conceitos fundamentais do marketing de relacionamento e discutir aspectos de técnicas de vendas como elementos estratégicos da organização.

Conteúdo Programático:
- Clientes: tipos de relacionamento;
- Promoção;
- Publicidade;
- segmentação da operação;
- Fidelização de clientes;
- Parcerias e relacionamentos temporários;
- Expectativas do cliente;
- Medidas de satisfação;
- Administração de reclamação do cliente;
- Database e marketing;
- Endomarketing em serviços;
- Customer Relationship Management - CRM;
- Planejamento, organização e controle de vendas;
- Escolha e adequação do produto à área de vendas;
- Natureza da venda pessoa;
- Comportamento e postura da equipe de vendas;
- Prospecção de clientes;
- Etapas do processo de vendas;
- características e funções de um profissional de vendas orientado ao mercado.

Bibliografia:
KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Prentice Hall, 2005
KOTLER, P. ; ARMSTRONG, G. Pesquisa de mercado e Sistemas de informação de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1993.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2012.
MC KENNA, R . Marketing de Relacionamento. 24. ed. São Paulo: Campus, 1997.
MEGIDO , J. L T. et al. Administração Estratégica de Vendas. São Paulo: Atlas, 2002.

Módulo IV – Administração de Operações e Processos

1.Ergonomia e Organização no Trabalho

Objetivo Geral:
Apresentar aos alunos conceitos e práticas que auxiliem a criação de ambientes adequados de trabalho, bem como de rotinas mais eficientes para a otimização das atividades, aumento da produtividade, eficácia e satisfação dos usuários.

Conteúdo Programático:
-Ergonomia de locais de trabalho
-Conforto térmico, acústico e iluminação
-Regras básicas para locais de trabalho: NR 17
-Noções básicas de segurança
-Planejamento e organização do trabalho
-Gestão do uso do tempo
-Definição de prioridades
-Reuniões bem-sucedidas
-Delegação
-Procrastinação

Bibliografia:
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora Nº 17. Brasília, 2002. Disponível em: .
DAYCHOUM, M. 40 + 4 ferramentas e técnicas de gerenciamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.
ZEIGLER, K. Getting Organized at Work: 24 Lessons for Setting Goals, Establishing Priorities, and Managing Your Time. New York: McGraw-Hill Professional, 2008.
ZEIGLER, K. Como se tornar mais organizado e produtivo. 24 lições para estabelecer metas, definir prioridades e gerenciar seu tempo. Col. Desenvolvimento Profissional, vol. 7, Exame Você S/A. São Paulo: Sextante, 2007

2.Gestão por Processo

Objetivo Geral:
Apresentar conceitos e técnicas de racionalização de processos, segundo uma abordagem de reengenharia de processos apoiada em tecnologia. Relacionar esforços de racionalização e otimização de processos organizacionais, a tecnologia e os ganhos de produtividade, qualidade e competitividade em organizações.

Conteúdo Programático:
- Enfoque sistêmico e estratégia corporativa;
- Conceitos básicos de reengenharia;
- A organização do trabalho: definição de processos;
- Características dos novos processos;
- A importância do fluxo de informações;
- Metas e clientes dos processos;
- Necessidades dos clientes dos processos
- Identificando a oportunidade de otimização de processos;
- Mapeamento dos processos organizacionais;
- Aplicações em casos práticos;
- A organização do trabalho: características do novo trabalhador;
- O papel do gerente e a reengenharia;
- Administração de projetos de reengenharia;
- O apoio da TIs na reengenharia.

Bibliografia:
ALBUQUERQUE, A.; ROCHA, P. Sincronismo Organizacional: como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva. 2007
HAMMER, M. Além da Reengenharia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CURRID, C. Ferramentas para a Reengenharia. Rio de Janeiro: Record, 1995.
CRUZ, T. Workflow - a tecnologia que vai revolucionar processos. São Paulo: Atlas, 1998.
DE SORDI, J. O. Gestão por Processos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ALBRECHT, K. Serviços revolucionários. São Paulo: Pioneira, 1994.
PAIM, R. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman. 2009.
TOMASKO, R.M. Rethinking - Repensando as corporações. São Paulo: Makron Books, 1994.
VALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. Análise e modelagem de processo de negócio: foco na notação BPMN. São Paulo: Atlas, 2009.

3. Sistemas de Qualidade

Objetivo Geral:
Relacionar a qualidade e produtividade em níveis integrados com a estratégia e produtividade das organizações, apresentando os principais conceitos, ferramentas e técnicas modernas e mais difundidas nesse campo.

Conteúdo Programático:
- Conceitos de qualidade e produtividade;
- Controle da qualidade;
- Custos de controle da qualidade;
- Medidas de qualidade de bens e serviços;
- Medidas de produtividade;
- Medidas de insumo;
- Produtividade na área de serviços;
- Produtividade: Necessidade de medições. Objetivo, tipos de medições, principais medidas de performance de um sistema organizacional;
- Sistemas de gestão da produtividade;
- Visões da qualidade;
- Qualidade total: origens, implementação e prêmios da qualidade;
- Critérios de avaliação da qualidade de serviço.

Bibliografia:
CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia de Informação. 4.ed. Porto Alegre: Bookman 2005.
GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
JURAN, J. M. Qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira 2002.
KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. 5. ed. São Paulo: Editora Gente, 1993.
LAS CASAS, A. L. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MOREIRA, D. A. Medida da Produtividade na Empresa Moderna. São Paulo: Pioneira, 1991.
MOREIRA, D. A. Dimensões do Desempenho em Manufatura e Serviços. São Paulo: Pioneira, 1996.
MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 1995.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
DEMING, E. W. Saia da crise: as 14 lições definitivas para controle da qualidade. São Paulo: Futura, 2003.
ROTONDARO, R. G. et al. Seis sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
SCHOLTES, P. R. Times da qualidade: como usar equipes para melhorar a qualidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

4.Evento de Estudo de Caso

Objetivo Geral:
Apresentar situações e soluções práticas e reais vivenciadas por organizações brasileiras e internacionais

Conteúdo Programático:
Resolução e apresentação de casos de empresas brasileiras e internacionais

5.Operações Internacionais

Objetivo Geral:
Examinar o ambiente do comércio e investimento internacional e verificar como o gerente de empresas privadas e agentes governamentais podem se comportar a medida que recebem interesses próprios sob diferentes regras. Levantar questões que envolvam operações internacionais e estar como os princípios da economia e gerenciamento podem sugerir respostas apropriadas ao executivo internacional. Para exemplificar usa-se os casos da Harvard Business School.

Conteúdo Programático:
- A dimensão internacional dos negócios: diferenças nacionais em sistemas de negócios;
- Sistemas de negócios;
- Eficiência econômica das instituições nacionais: caso da China.
- Indústrias maduras;
- Indústrias de tecnologia;
- Negócios: ajudando a moldar o regime de comércio internacional;
- Exportando e importando.

Bibliografia:
BERGSTRAND, J. H. Empresa Global - 25 princípios para operações Internacionais. São Paulo: Publifolha, 2002.
DANIELS, J.; RADEBAUGH, L.; SULLIVAN, D. International Business: Environments & Operations. 14. ed. Prentice Hall, 2012.
HILL, C. W. L . International Business: competing in the global market place. 3 ed. Burr Ridge: Irwin McGraw-Hill, 1999.
RARICK, C. International Business: Cases and Exercises. 2. ed. Prentice Hall, 2009.

6.Comércio Exterior

Objetivo Geral:
Compreender técnicas e ferramentas para negociações e internacionalização de empresas e produtos com foco na competitividade global.

Conteúdo Programático:
- Perfil do exportador e suas responsabilidades no comércio internacional;
- Mercado internacional: regras e práticas;
- Internacionalização de empresas e de produtos;
- Estrutura do comércio exterior brasileiro;
- Sistema integrado do comércio brasileiro
- Contratos internacionais de compra e venda;
- Formação de preços no comércio exterior
- Procedimentos administrativos das exportações

Bibliografia:
BIZELLI, J. dos S.; BARBOSA, R. Noções Básicas de Importação. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
CARLUCCI, J. L. Uma Introdução ao Direito Aduaneiro. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
EXPORTAR. Competividade e Internacionalização: guia prático do exportador. São Paulo: Makron Books, 1997.
FIGUEIRAS, M. S. Mercosul no contexto Latino-Americano. São Paulo: Atlas, 1996.
MAIA, J. de M. Economia internacional e comércio exterior. São Paulo: Atlas, 1998.
VAZQUEZ, J. L. Manual de Exportação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002

7.Logística de Supply Chain

Objetivo Geral:
Demonstrar com uma função sistêmica de otimização de fluxo de materiais e informações de uma organização integra duas ou mais atividades gerenciais e operacionais rapidamente, fazendo com que o produto chegue ao destino com qualidade e no tempo certo.

Conteúdo Programático:
- Administração de Supply Chain no Mac Donald´s de Moscou;
- Projeto de Supply Chain: um assunto estratégico;
- Gerenciamento da Supply Chain: um assunto estratégico;
- Ligações com SAP e impacto da internet na Supply Chain;
- A cadeia global de suprimentos: as relações entre as instalações e suas funções;
- Gerenciamento da cadeia global: relacionamento entre compradores, fornecedores e clientes;
- Tipos de instalações e seus impactos nas operações da empresa;
- Decisões sobre localização da empresa;
- A visão estratégica do processo de localização;
- Planejamento do local;
- A importância e os fatores que influenciam as decisões sobre localização;
- Tipos de instalações: bens versus serviços;
- Avaliação de alternativas de localização;
- Análises e técnicas de localização;
- Sistemas de transporte e distribuição.

Bibliografia:
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BOWERSOX, D. J., CLOSS, D.J. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2007
BOWERSOX, D.J.; CLOSS, D.J.; COOPER, M.B. Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2008.
COUGHLAN, A.T.; ANDERSON, E.; STERN, L.W.; EL-ANSARY A.I. Canais de Marketing e Distribuição. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
PIRES, S.R.I. Gestão da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas. 2004.
MARTEL, A.; VIEIRA, D.R. Análise e Projeto de Redes Logísticas. São Paulo: Saraiva, 2008
NOVAES, A. G. N. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física . 3. ed. São Paulo: Edgard Brucher, 2000.
SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKI, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de suprimentos projeto e gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.





8. Operações em Serviços

Objetivo Geral:
Apresentar a importância da gestão de operações em serviços para contribuir para o aumento da competitividade das organizações

Conteúdo Programático:
- Conceitos e funções de estratégia para a criação de vantagens competitivas em operações de serviços;
- Objetivos qualificadores e ganhadores de pedidos;
- Decisões estratégicas de processos;
- Alternativas estratégicas;
- Integração com as demais áreas de negócios;
- Planejamento de operações;

Bibliografia:.
CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
CORRÊA, H. L; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FERNANDES, F. C. F.; GODINHO FILHO, M. Planejamento e controle da produção: dos fundamentos ao essencial. São Paulo: Atlas, 2010
HAYES, R.; PISANO, G.; UPTON, D.; WHEELWRIGHT, S. Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Tradução Marcelo Klippel. Porto Alegre: Bookman, 2008. 384 p.
KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. Tradução Miriam Santos Ribeiro de Oliveira.8. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005.
TUBINO, D. F. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2008.

9. Sistemas de Produção e Operação

Objetivo Geral:
Situar a área de produção no contexto integrado da empresa, no sentido de tornar claro aos alunos como a administração das operações (industriais, serviços ou burocráticas) pode contribuir estrategicamente para tornar a empresa mais competitiva, apresentando ferramentas, técnicas e conceitos modernos nessa área.

Conteúdo Programático:
- Administração da Produção: conceitos, evolução e funções gerenciais;
- O sistema de produção: tipos de sistema de produção;
- Relacionamento sistêmico da produção;
- O processo de tomada de decisão;
- Arranjo físico: aspectos gerais;
- Tipos básicos de arranjo físico;
- Planejamento, métodos, desenvolvimento e utilização estratégica do arranjo físico;
- Projeto do produto e planejamento e análise de processos;
- Ciclo de vida de um produto;
- Adaptação do produto ao processo;
- Confiabilidade de produtos;
- Projetos de serviços;
- Projeto e medida do trabalho;
- Just in time: filosofia, síntese do sistema, estruturação e controles;
- Sistemas de MRP e OPT: síntese do sistema, estruturação e controles.

Módulo V – Gestão de Pessoas e Organização Empresarial

1.Recrutamento, Seleção, Treinamento e Desenvolvimento

Objetivo Geral:
Identificar os principais pressupostos teóricos que fundamentam a definição das políticas e práticas de recrutamento e seleção da administração de recursos humanos nas organizações, além de atividades e procedimentos dos subsistemas, treinamento e desenvolvimento; avaliação e desempenho e comunicação e os impactos da sua operacionalização da organização.

Conteúdo Programático:
- Recrutando candidatos;
- Criando comprometimento;
- Promoção interna;
- O processo de seleção;
- Questões éticas e legais;
- Tipos de testes;
- Simulações e amostras de trabalho;
- Aplicação em pequenas empresas;
- Tecnologia de informação em Recursos Humanos: recrutando pela internet;
- Contexto competitivo atual. Treinamento e desenvolvimento;
- Processo de treinamento;
- Conceitos de treinamento e desenvolvimento;
- Processo de treinamento;
- Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento;
- Educação corporativa.

Bibliografia:
BERGAMINI, C.; CODA, R. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Liderança e Motivação. São Paulo: Atlas,1997.
DESSLER, G. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2003.
FLEURY, M. T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
FRANÇA, A. C. L. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2013.
HANASHIRO, D.M.M.; TEIXEIRA, M.L.M.; ZACCARELLI, L.M. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.
MARRAS, J. P. Administração de recursos humanos. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

2.Direito do Trabalho

Objetivo Geral:
Proporcionar ao aluno o conhecimento das questões sociais, as relações de trabalho a legislação trabalhista, tanto no seu aspecto histórico e sua evolução até os tempos atuais, como as modernas formas de contrato de trabalho, diante das dificuldades de um mundo globalizado e altamente competitivo, para que haja um relacionamento harmonioso e justo entre o capital e o trabalho.

Conteúdo Programático:
- Formação histórica do Direito do Trabalho;
- Direito individual do Trabalho;
- Princípios do Direito do Trabalho;
- A relação do emprego e o contrato de trabalho;
- Empregado e empregador / a formação do contrato;
- O conteúdo do contrato, (remuneração, jornada de trabalho, descanso semanal remunerado, férias);
- Alteração do contrato de trabalho. O poder hierárquico do empregador;
- Suspensão e interrupção do contrato de trabalho;
- Cessação do contrato de Trabalho;
- Direito coletivo do Trabalho;
- A justiça do Trabalho e o processo trabalhista.

Bibliografia:
BARROS, A. M. de. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTR, 2007.
BOHLANDER G.; SNELL S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
FLEURY, M. T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
MOHRMAN, A. M.; LAWER III, E.E. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Makron books, 1995.
MAGANO, O.B. Manual de Direito do Trabalho. 4 ed. São Paulo: LTR,1993.
NASCIMENTO, A.M. Iniciação ao Direito do Trabalho. 40. ed. São Paulo: LTR, 2015.
MARTINS, S. P. Direito do trabalho. 31. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
RUSSOMANO, M.V. Curso de direito do trabalho. Curitiba: Juruá, 2005.
SANTOS, J. F. dos. Manual de direito individual e coletivo do trabalho. São Paulo: Atlas, 2004.
SANTOS, R. L. dos. Teoria das normas coletivas. 3. ed. São Paulo: LTR, 2014.
SILVESTRE, R. M. Os novos paradigmas do direito do trabalho. São Paulo: Saraiva, 2001.

3.Remuneração e Gestão de Desempenho

Objetivo Geral:
Apresentar e discutir os principais conceitos e técnicas envolvidas no processo de avaliação de desempenho. Avaliar a importância desse instrumento e suas contribuições para o sistema de gestão de pessoas na organização.
Apresentar e discutir diferentes sistemas de remuneração fixa, remuneração variável, benefícios e sistemas de incentivo que as empresas utilizam para compensar, recompensar e reconhecer seus colaboradores. Estimular a reflexão de como esses sistemas podem contribuir para uma boa gestão de pessoas e negócios para a concretização dos objetivos organizacionais.

Conteúdo Programático:
- Conceitos gerais;
- Sistema tradicional;
- Benefícios;
- Tendências (remuneração variável, remuneração por competência);
- Gestão do desempenho por competência;
- Técnicas de avaliação;
- Resultados e aplicações.

Bibliografia:
DUTRA, J. S. Administração de Carreiras - uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
MORGAN, G. Imagens da Organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PONTES, B. R. Administração de cargos e salários: carreiras e remuneração. 12 ed. São Paulo: LTR , 2007.
RABAGLIO, M. O. Ferramenta de avaliação de performance com foco em competências. 2. ed. São Paulo: Qualitymark, 2006.
ULRICH, D. Os campeões de Recursos Humanos. São Paulo: Futura, 1998.
ZIMPECK, B. G. Administração de Salários. São Paulo: Atlas, 1990.
WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V. Remuneração Estratégica - a nova vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

4.Liderança, Motivação e Comprometimento.

Objetivo Geral:
Liderança: analisar a diferença entre os conceitos de liderança e gerência. Explicar a forma abrangente e a evolução das teorias de liderança, enfocando as tendências atuais. Discutir como a liderança em diferentes níveis organizacionais pode auxiliar a alta performance de equipes de trabalho.
Motivação: Compreender que o conceito de motivação é uma força intrínseca, abordada por diversos autores, interfere positiva ou negativamente no desempenho humano.
Verificar a relação entre motivação e satisfação do trabalho (diferenças individuais e diversidade da força de trabalho).
Analisar influências das políticas de T&D, avaliação de desempenho, remuneração e carreira sobre o processo motivacional.
Focalizar a importância da gestão participativa.

Conteúdo Programático:
- Conceitos de liderança (evolução das teorias);
- Diferença entre líder e gerente;
- Estilos de liderança;
- A importância do papel do líder em equipes de trabalho de alta performance;
- Teorias de motivação;
- Relação entre políticas de Recursos Humanos e motivação;
- Gestão participativa;
- Cultura e clima organizacional;
- Intervenção do desenvolvimento organizacional na cultura da empresa;
- O papel da liderança.

Bibliografia:
BOHLANDER G.; SNELL S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
DRUCKER, P. O líder do futuro. 9. ed. São Paulo: Futura, 2001.
FLEURY, M. T. L. As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
KOTTER, J.P. What do leaders really do? Cambridge: Havard Business Review Book, 1999.

5.Administração de Carreira

Objetivo Geral:
Fornecer aos alunos conhecimento sobre as principais atividades e procedimentos do planejamento de Recursos Humanos, e sua relação com a administração de carreira dentro de uma organização, discutindo os fatores que afetam as decisões de planejamento.
Considera ainda uma visão sobre as novas abordagens que têm surgido para suprir as lacunas colocadas pelas mudanças no trabalho, nas habilidades, nos produtos e na economia.
Esta disciplina aprofunda a perspectiva que entende que o conhecimento da empresa, em suas várias formas, constitui o principal recurso estratégia da empresa na chamada Nova Economia.

Conteúdo Programático:
- Planejamento e previsão de Recursos Humanos;
- Administração de carreiras em Recursos Humanos;
- Fatores que afetam as escolhas de carreira;
- As responsabilidades do gerente e do empregador na Administração de Carreiras;
- Administrando promoções e transferências;
- Criando comprometimento: auxiliando o empregado a se atualiza;
- Tecnologia de informação e Recursos humanos: aconselhamento de carreira;
- Tendências da gestão de RH;
- RH e vantagem competitiva: visão da empresa baseada em recursos e em conhecimento;
- A empresa como um agente de criação e transferência de conhecimento;
- Conceito de conhecimento: componentes do conhecimento da empresa;
- Transferência de conhecimento e capacidade de absorção;
- Taxonomia do conhecimento organizacional e suas implicações estratégicas
- Competências essências como conjuntos de conhecimento;
- Aprendizagem organizacional: transformação do estrado do conhecimento;
- Níveis de aprendizagem;
- Learning Organizations;
- Administração do conhecimento: criação e integração do conhecimento;
- Compartilhamento do conhecimento;
- desenvolvimento interno versus aquisição externa do conhecimento.

Bibliografia:
BOHLANDER G.; SNELL S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Thomson, 2003.
LORANGE, P.; ROSS, J. Alianças estratégicas. São Paulo: Atlas, 1996.
MORGAN, G. Imagens da Organização. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
NONAKA, I. A empresa criadora de conhecimento. In: Harvard Bussiness Review. Gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2000, p. 27-49.
ZIMPECK, B. G. Administração de Salários. São Paulo: Atlas, 1990.
WOOD JR., T.; PICARELLI FILHO, V. Remuneração Estratégica - a nova vantagem competitiva. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.





6. Marketing Pessoal

Objetivo Geral:
Compreender a valorização da imagem pessoal como fator de sucesso nos negócios e nas relações pessoais

Conteúdo Programático:
- Conceitos de marketing pessoal;
- Técnicas para a valorização da própria imagem;
- Valorização de aspectos positivos do lado pessoal e profissional;
- Abordagem da imagem pessoal para desenvolvimento de negócios;
- Regras básicas de etiqueta em ambientes formais;
- Comunicação visual, verbal e escrita para a valorização da imagem.

Bibliografia:
CILETTI, D. Marketing Pessoal. Cengage Learning, 2010.
CORTEZ, E. V. A magia do marketing pessoal - o segredo das pessoas bem sucedidas. 2. ed. São Paulo: Editora Alaúde, 2012.
GRION, L. Etiqueta e marketing pessoal. São Paulo: Editora Madras, 2008.
RAMALAHO, J. Você é sua melhor marca - como o marketing pessoal pode ser utilizado para fazer a diferença em sua. 10 ed. São Paulo: Alta Books, 2015.
RITOSSA, C. M. Marketing pessoal: quando o produto é você. Curitiba: Editora Ibpex, 2009.
RIZZO, C. Marketing pessoal no contexto pós-moderno. São Paulo: Editora Trevisan, 2011.


7.Comunicação Oral: Oratória

Objetivo Geral:
Trabalhar com os alunos, por meio de dinâmicas e jogos teatrais e de oratória, princípios da fala em público – Fala e pensamentos fluentes; o corpo e a palavra; a palavra como imagem; a palavra e a verdade; a voz que comunica.

Conteúdo Programático:
Todo aprendizado se dá em campo sem tensão.
Uma fala construída em equipe.
O corpo fala tanto quanto a palavra.
Pontos chave de uma boa oratória – uma visão clássica.
O mesmo texto – Várias leituras.

Bibliografia:
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. Editora Perspectiva – Estudos.
SPOLIN,Viola. Improvisação para o teatro. Editora Perspectiva – Estudos.
CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. Editora Perspectiva – Debates.
VIEIRA, Antonio. Sermões. Organização Alcir Pécora. Editora Hedra.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Civilização Brasileira.
CAGNO, José Maurício. Teatralizações com vistas a vivências psíquicas e espirituais – Relações entre o sermão da sexagésima de Padre Antonio Vieira e as propostas de interpretação para atores de Constantin Stanislavski. 2012. 97 f. Curso de Pós-Graduação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP, 2012.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Eugenio José Silva Bitti
Fernando Avona Salomão
Jonny Mateus Rodrigues
Lúcia Aparecida da Silva Borges
Ricardo Miguel Sobral


 
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