Atividade

99134 - Módulo I – O Problema Empresarial

Período da turma: 14/05/2022 a 25/06/2022

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Descrição: 1. Aula Inaugural

Objetivo Geral:
Apresentar o cenário econômico internacional e os principais desafios para o desenvolvimento da economia brasileira, em busca de contextualizar o ambiente empresarial e os problemas que os gestores devem enfrentar para contribuir com a evolução socioeconômica.

Conteúdo Programático:
- Cenário internacional;
- Crises internacionais;
- Mercado brasileiro;
- Política de rendas, fiscal, monetária e de crédito;
- Mercado de crédito brasileiro;
- Crédito e desenvolvimento;
- Desafios do desenvolvimento econômico e social brasileiro

Bibliografia:
BAUMANN, R. (org.). O Brasil e a economia global. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
GREMAUD A. P.; VASCONCELLOS, M. A. S. de; TONETO Jr., R. Economia brasileira contemporânea. São Paulo: Atlas, 2007.
BAER, W.. A Economia brasileira. São Paulo: Nobel, 2002.
GIAMBIAGI, F.; VILLELA, A.; CASTRO, L. B. de; HERMANN, J. (Orgs). Economia brasileira contemporânea: 1945-2004. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

2. Integração.

Objetivo Geral:
Integrar os elementos da nova turma e apresentar questões abrangentes de aspectos éticos no relacionamento em sociedade, na conduta da profissão de Administrador e da evolução da de questões morais e éticas na gestão das Organizações.

Conteúdo Programático:
- Canais de Comunicação;
- Importância da dimensão cognitiva e afetiva no processo de aprendizagem;
- Grupos de trabalho/ grupos sociais/ pressão nos grupos;
- Principais teorias da Ética;
- Ética nas Organizações e nos Negócios;
- Código de Ética dos Profissionais de Administração;
- Código de Ética da Universidade de São Paulo.

Bibliografia:
ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas, 2006.
NASH, L. L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997.
PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
SÁ, A. L. de. Ética profissional. São Paulo: Altas, 2005
SILVA, M. F.G Ética e economia. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
BRASIL. Resolução Normativa CFA Nº 393, de 6 de dezembro de 2010. Código de Ética do Profissional de Administração. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n.234, 6 dezembro 12010. Seção 1.
3. Direito Societário e Contratual

Objetivo Geral:
Apresentar a área do Direito relacionada ao estudo das sociedades empresárias (dentre as quais se destacam a sociedade por quotas de responsabilidade limitada e a sociedade anônima, entre outras), bem como das questões que dizem respeito aos sócios e acionistas dessas pessoas jurídicas e às diversas situações que possam ocorrer no seu seio, como alterações de controle e de participação, questões gerenciais, conflitos societários e outros fenômenos.

Conteúdo Programático:
-Noções gerais do direito societário
-Responsabilidade dos sócios por dívidas da sociedade
-Teoria da desconsideração da personalidade jurídica
-Tipos societários
-Administração e gestão das sociedades
-Extinção e transformações das sociedades

Bibliografia:
BULGARELLI, W. Direito comercial. São Paulo: Atlas, 1993.
MIRANDA JUNIOR, D. de A. Curso de Direito Comercial. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 1987.
REQUIÃO, R. Curso de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 1989.
ARAÚJO, E. N. Curso de direito administrativo. São Paulo: Saraiva, 2006


4. Organização Empresarial: História e Estrutura

Objetivo Geral:
Apresentar a evolução da ciência da Administração, Teorias e principais contribuições para a formação do conhecimento e da prática administrativa.

Conteúdo Programático:
- Formação da moderna sociedade de organizações industriais;
- Evolução da Administração como ciência;
- Escolas do pensamento administrativo:
- Taylor e a Administração científica;
- Fayol e a Teoria Clássica;
- Mayo e a Escola de Relações Humanas;

Bibliografia:
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
HAMPTON, D.R. Administração contemporânea. São Paulo: Makron Books, 1993.
HUBER MAN, L. A história da riqueza do homem. 21. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.
KUHN, T. S. A estruturadas revoluções científicas. 9.ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MAXIMIANO, A. C. A Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2006.
SINGER, P. Aprender economia. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

5. Economia de Empresas

Objetivo Geral:
Fornecer uma compreensão do ambiente econômico das empresas e suas atribuições para a tomada de decisão, apresentando técnicas e conceitos para a gestão de organizações frente ao mercado e aos concorrentes.

Conteúdo Programático:
- Teoria da Demanda e da Oferta;
- Custos de produção e formação de preços;
- Fatores de produção e características de mercados;
- Eficiência de mercado;
- Estrutura de mercado e estratégias competitivas;
- Comportamento do consumidor e escolhas sob incertezas;
- Teoria dos jogos: Noções e aplicações.

Bibliografia:
FARINA, E, M.; AZEVEDO, P. F.; SAES, M. S. Competitividade: mercado, estado e organizações. São Paulo: Editora Singular, 1997.
BESANKO, D. ; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. Economics of strategy. 2. ed. New York: John Wiley, 2000.
FURUBOTN, E.G.; RICHTER, R. Institutions and economic theory: the contribution of the new institutional economics. Michigan: Universisity of Michigan Press, 2000.
KUPFER, D.; HASENCLEVER, L. Economia industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MILGRON, P.; ROBERTS, J. Economics, organization and management. USA: Prentice Hall, 1992.
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Makron Books, 1994.
BRICKLEY J. A.; SMITH C. W.; ZIMMERMAN J. L. Managerial economics and organizational architecture. IRWIN. EUA, 1997

6. Gestão de Empresas Familiares

Objetivo Geral:

Explorar as carreiras desenvolvidas em empresas com a administração familiar. Desenvolver a capacidade analítica, administrativa e habilidades interpessoais como gerente ou acionista nestas empresas, e como um sócio familiar construtivo.

Conteúdo Programático:
- Definição de empresas familiares;
- Estrutura formal e informal das empresas;
- O ciclo da empresa familiar;
- Participantes das empresas familiares;
- O empreendedor;
- O sucessor;
- Problemas e plano de sucessão familiar.

Bibliografia:
ADIZES, I.. Os ciclos de vida das organizações. São Paulo: Pioneira, 1998.
COHN, M. Passando a tocha. São Paulo: Makron Books, 1991.
FR ITZ, R. Empresa familiar. São Paulo: Makron Books, 1993.
LODI, J. B. O fortalecimento da empresa familiar. São Paulo: Pioneira, 1989.
MARTINS, J. (Coord.). Empresas familiares brasileiras: perfil e perspectivas. São Paulo: Negócio Editora, 1999.
OLIVEIRA, D. de P. R. de. Empresa familiar: como fortalecer o empreendimento e otimizar o processo sucessório. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
ROCK, S. Gerir empresas familiares. Editora: CETOP, 1997.
BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
WERNER, R. Família e negócios: um caminho para o sucesso. São Paulo: Manole, 2004.

7. História Empresarial e Empreendedorismo

Objetivo Geral:
Apresentar uma pequena sinopse dos ciclos da administração empresarial e dos aspectos que estruturam uma empresa e discutir experiências práticas com base nesses conceitos. Discutir conceitos sobre empreendedorismo e fornecer ferramentas práticas (em termos de conhecimento, habilidades e atitudes) que permitam ao aluno reconhecer oportunidades empreendedoras com um bom retorno em relação ao risco. A disciplina também apresenta um conjunto de tópicos de caráter multidisciplinar a serem utilizados no estágio de concepção e delineamento de um novo produto, serviço ou negócio.

Conteúdo Programático:
- Caso empresarial para discussão de conceitos ligados ao objetivo da disciplina;
- Ciclo das atividades do empreendedor;
- Empreendedorismos – características do empreendedor e motivação;
- Plano de negócio;
- Desenvolvimento e análise de oportunidades;
- Análise de ambiente de negócios, do mercado e seu potencial;
- Aspectos produtivos;
- Aspectos organizacionais;
- Aspectos financeiros;
- Redação de plano de negócios.

Bibliografia:
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Artmed, 2009.
DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo : Editora Pioneira, 1994.
DEGEN, R. O Empreendedor. São Paulo: Makron Books, 1989.
FARREL, L. C. Entrepreneurship. São Paulo: Atlas, 1993.
GERBER, M. E. O mito do empreendedor. São Paulo: Saraiva, 1990.
HALLORAN, J. W. Porque os empreendedores falham. São Paulo: Makron Books, 1994.
KAO, J. J. The Entrepreneurail Organization. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1991.
MORRIS, M. J. Iniciando um pequena empresa com sucesso. São Paulo: Makron Books, 1991.
PINCHOT, G. Intrapreneuring. São Paulo: Harbra, 1989.
RESNIK, P. A Bíblia da pequena empresa. São Paulo: Makron Books, 1991.

8. Responsabilidade Social e Ambiental

Objetivo Geral:
Inserir a discussão da responsabilidade social e os impactos da questão ambiental nas organizações, bem como suas responsabilidades, estruturas e avaliações relacionadas a estas questões.

Conteúdo Programático:
- O papel estratégico da responsabilidade social nos negócios;
- A questão ética e a questão legal;
- A ética e os domínios da ação humana;
- Critério para a tomada de decisões éticas;
- Fatores que afetam as decisões éticas;
- A ética e as questões envolvendo lucro, competição e justiça;
- A conduta ética e as questões básicas de negociação;
- As consequências de uma conduta antiética;
- Os impactos da questão ambiental na empresa;
- As responsabilidades da empresa na questão ambiental;
- A estrutura administrativa e a questão ambiental;
- Avaliação ecológica na empresa.

Bibliografia:
ASHLEY, P.A. Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável. São Paulo: Saraiva, 2009.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 5. São Paulo: Editora Peirópolis, 2006.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 4. São Paulo: Editora Peirópolis, 2005.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 3. São Paulo: Editora Peirópolis, 2004.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol. 2. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas: a contribuição das universidades. Vol.1. São Paulo: Editora Peirópolis, 2002.
KARKOTLI, G. Responsabilidade social: uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis: Vozes, 2006.
KARKOTLI, G. Responsabilidade social. Vozes. 2004.
MELO NETO, F. P. de. Gestão da responsabilidade social corporativa. Qualitymark. 2001.
MELO NETO, F. P. de. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial. Qualitymark. 2001.
ROETZ, C. E. S. Balanço social teoria e prática. São Paulo: Atlas. 2000.
SILVEIRA, A. Di M. da. Governança corporativa no Brasil e no mundo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
SOUSA NETO, J. D; MARTINS, H. C. Finanças e governança corporativa: práticas e estudos de caso. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2004;
TENÓRIO, F.G. Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
TINOCO, J. E. P. Balanço social. São Paulo: Atlas. 2001.

9. Políticas e Organizações Públicas

Objetivo Geral:
Adquirir conhecimentos aplicados sobre os campos dos estudos organizacionais em ambientes da administração pública. Conhecer as perspectivas e limitações teóricas e aplicadas da área, bem como interpretar as diferentes concepções e fatores organizacionais em ambiente da administração pública.

Conteúdo Programático:
- Conceitos de administração pública;
- Natureza e fins a administração pública;
- Princípios da administração pública;
- Crimes contra a administração pública;
- Organizações política – administrativa do Brasil;
- O Estado;
- O governo e organizações políticas;
- Estrutura organizacional da administração indireta;
- Reforma administrativa;
- Caráter histórico – conceitual da natureza do Estado Capitalista;
- Processo de formulação de políticas públicas;
- Perspectivas recentes da Administração Pública.

Bibliografia:
ARRETCHE, M.;RODRIGUEZ, V. Descentralização das políticas sociais no Brasil. São Paulo: Fundap, 2000.
BRESSER PEREIRA, L. C.. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, ano 47, vol. 120, n.1, Brasília: ENAP, janeiro/abril de 1996a.
______. Crise econômica e reforma do Estado no Brasil: para uma nova interpretação da América Latina. São Paulo: Editora 34, 1996b.
CASEY, J. Las organizaciones no gubernamentales: su papel en las políticas públicas. GAPP, nº 5 -6, 1996.
CAVALCANTI, B. S. Implementação de programas sociais de massa: a gestão estratégica no contexto interorganizacional da política pública. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n 93, janeiro/abril , 1998. p. 73-89.
CAMPOS, E. (Org). Sociologia da burocracia. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
FLEURY, S. Estado sem cidadãos. Rio de Janeiro: Fio Cruz, 1994.
HAYS, S. Para administrar a organização pública. Rio de Janeiro: Zahar, 1994 MALUF, S.. Teoria geral do estado. 28.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
MARTINS, L.. Estado capitalista e burocracia no Brasil pós 64. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
MISOCZKY, M. C. A. Desempenho e qualidades no campo das organizações públicas. Rio de Janeiro: EBAPE/FGV, 2001.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Alexandre Vinicius da Silva Pereira
Dalton Siqueira Pitta Marques
Jair Aparecido Cardoso
Luciano Nakabashi
Pedro Podboi Adachi
Ricardo Miguel Sobral
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira
Wagner Amaral Carvalho


 
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