99014 - NETP - Estudos de temas específicos da área |
Período da turma: | 01/03/2022 a 28/02/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | JUSTIFICATIVA
Formar profissionais de saúde, especialistas em síndromes e anomalias craniofaciais, com visão humanista, reflexiva e crítica, qualificados para o exercício da profissão em Psicologia na modalidade de Clínica Psicológica. OBJETIVOS • Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos. • Possibilitar a transposição de conceitos para a prática profissional, a fim de que possam reconhecer seus diferentes aspectos e características. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO • Conhecimento e avanços sobre o tratamento das fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas. • Estratégias e ferramentas para cuidadores/familiares de pessoas com deficiência. • Habilidades educativas parentais e profissionais. METODOLOGIA Apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, leitura e discussão de textos, dinâmica de grupo, palestras, seminários, encontros, estudo autodirigido. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Participação nas aulas, seminários, estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS ABRISQUETA-GOMEZ, J.; SANTOS, F.H. Reabilitação Neuropsicológica: da teoria à prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006. ANDRADE, V.M.; SANTOS, F.H.; BUENO, O.F.A. Neuropsicologia Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. BARALDI, D.M.; SILVARES, E.F.M. Treino de HS em grupo com crianças agressivas, associado à orientação dos pais: Analise empírica de uma proposta de atendimento. In Del Prette, A.; Del Prette, Z.A.P. (orgs.) Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: Questões conceituais, Avaliação e Intervenção. Campinas: Alínea, p. 235-258, 2003. BEE, H. A Criança em Desenvolvimento, no Brasil, pela ARTMED, 2003, 9a ed. BOLSONI-SILVA, A.T.; Marturano, E.M.; Silveira, F.F. Cartilha informativa. Orientação para pais e mães. São Carlos: Suprema Editora, 2006. CIASCA, S.M. (org.) Distúrbio de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinary. SP:Casa do psicólogo, 2003. DEL PRETTE, Z.A.P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das relações interpessoais. Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001. DEL PRETTE, Z.A.P.; BANDEIRA, B.; DEL PRETTE, A. (orgs.) Estudo sobre Habilidades Sociais e Relacionamento Interpessoal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z.A.P. (Eds.). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. DEL PRETTE, A.; PEREIRA, C.S. Procedimentos de observação em situações estruturadas para avaliação de habilidades sociais profissionais de adolescentes. Revista Psicolog, n. 1, p. 55-67, 2008. DESSEN, M.A.; COSTA JUNIOR, A.L. A Ciência do Desenvolvimento Humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. FONSECA, V. da. Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem. São Paulo: Vozes, 2007. GIL, R. Neuropsicologia. São Paulo: Santos, 2002. LEFRANÇOIS, G.R. Teorias da Aprendizagem. Cengage Learning. 2008. LURIA, A.R.; LEONTIEV, L.; VYGOTSKY, L.S. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Ed. Moraes, 1991. MALLOY-DINIZ, L.F et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010. STENBERG, R.J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. |
||||
Carga Horária: |
240 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1 | ||||
Ministrantes: |
Mariani da Costa Ribas Oleana Rodrigues Maciel de Andrade Valéria Cristina Zane |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |