Atividade

98726 - Estágio: Redes de Atenção Psicossocial IV

Período da turma: 03/03/2022 a 20/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo Geral:
Considerando a importância da formação centrada na atuação profissional no Sistema Único de Saúde, com vistas à qualificação das equipes, a prática profissional colaborativa e o fortalecimento dos serviços do SUS, objetiva-se que os residentes possam ter a vivência prática em diversificados pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial, a fim de que desenvolvam ações nas diversas equipes que possam fortalecer a integração entre os diferentes pontos de atenção para atender as pessoas com demandas decorrentes do consumo de álcool, crack e outras drogas.

Processo de Avaliação e Média Final: o estágio deve contemplar o cumprimento integral de 1152 horas. O residente deve ter nota mínima 7,00 em cada um dos semestres avaliados e cumprimento de 100% da carga horária.

Bibliografia Básica:
Brasil. Ministério da Saúde. Legislação em Saúde Mental, 1990-2002. 3 4ª ed. Brasília, 2002. Série E. Legislação de Saúde.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST/Aids. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas/ Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Coordenação Nacional de DST e Aids. – Brasília: Ministério da Saúde; 2003.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.152 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Caderno de Atenção Básica, n. 27).
Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.176 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 34).
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 116 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica, n. 39)
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Equipe de referência e apoio matricial / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – Brasília: Ministério da Saúde; 2004.
Brasil. PORTARIA Nº 4.279, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Brasil. PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
NIEL, M.; SILVEIRA, D. X. (Orgs). Drogas e redução de danos: uma cartilha para profissionais de saúde. São Paulo, 2008.

Carga Horária:

1152 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Bárbara de Souza Nunes da Silva
Elisabete Ferreira Mângia
Helton Alves de Lima
Lívia Vernaci Estrella
Melissa Tieko Muramoto
Obedes Ramos Silva de Souza
Patricia Alves dos Santos
Ruth Silvestre da Silva


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP