Atividade

98150 - EEP21 (Módulo Prático) - Prática em Farmácia Clínica e em Atenção Farmacêutica

Período da turma: 01/03/2021 a 28/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Após realizar os módulos práticos oferecidos no R1, o aluno deverá optar por uma das áreas abaixo. Será oferecida uma vaga por módulo. Escolherá primeiro o aluno que alcançar maior média ponderada nos módulos do primeiro ano do Programa de Residência.

Os módulos ETP1, ETP2, ETP3, ETP4, ETP5, ETP6, ETAC1, ETAC2, EEP1, EEP2, EEP3, EEP4, EEP5, EEP6, EEP7, EEP8, EEP11 e EEP12 comporão 40% da nota final.

Os módulos: ETAC3, ETAC5, EEP9, EEP10, EEP13, EEP14, EEP15, EEP16, EEP17, EEP18 e EEP19 comporão 60% da nota final.

Se houver empate, escolherá primeiro o que apresentar maior média nos módulos práticos do primeiro ano do Programa.



EEP21.1 (Módulo Prático) - Prática em Atenção Farmacêutica: Farmácia Universitária da FCF-USP, UBS/AMAS da Região Centro Oeste de São Paulo, Ambulatório do HU (orientação de alta e conciliação medicamentosa)
Carga Horária:
1.896 horas serão distribuídas da seguinte forma:
300 horas na Farmácia Universitária da FCF-USP;
1100 horas em uma ou duas em UBS(s)/AMA(s) e
496 horas no Hospital Universitário da USP (programas dos ambulatórios, orientação de alta e/ou conciliação medicamentos).



EEP21.2 (Módulo Prático) - Prática em Farmácia Clínica Pediátrica: Clínica Pediátrica, UTI e Cuidados Intermediários Neonatais e Maternidade do HU-USP
Carga Horária:
1.896 horas dividida em dois estágios com cerca de 950 horas cada, a saber:
(a) Clínica Pediátrica e
(b) UTI e Cuidados Intermediários Neonatais e Maternidade do HU-USP.


EEP21.3 (Módulo Prático) - Prática em Farmácia Clínica Adulto: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Semi-UTI e Semi Adulto do HU-USP
Carga Horária:
1.896 horas divididas em três estágios com cerca de 600 horas cada, a saber:
(a) Clínica Médica;
(b) UTI e Semi Adulto e
(c) Clínica Cirúrgica.

EEP21.4 (Módulo Prático) - Utilização de Antimicrobianos, Controle de Infecção Hospitalar, Comissão de Controle de Infecção e no Setor de Microbiologia Clínica do Laboratório de Análises Clínicas do HU-USP
Carga Horária:
1.896 horas em atividade clínica e laboratoriais com o respaldo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HU

Objetivo: formar o profissional farmacêutico clínico especializado em assistência a pacientes ambulatoriais ou internados em unidades hospitalares, de acordo com a escolha realizada pelo residente. Proporcionar conhecimento específico em Farmácia Clínica ou Atenção Farmacêutica, capacitando-o a tomar suas decisões baseadas em evidências para farmacoterapia voltada ao paciente. Capacitar o profissional farmacêutico para atuar no âmbito hospitalar ou ambulatorial de unidades de assistência básica ou de média complexidade, junto à equipe multiprofissional, contribuindo para a otimização da assistência à terapêutica dos pacientes.

Conteúdo Programático:
Módulo Prático - EEP21.1: rotina de atuação do farmacêutico em farmácia comunitária, ambulatório do Hospital Universitário-USP, unidade básica de saúde e em unidade de assistência médica ambulatorial, atuação do profissional farmacêutico junto às equipes ESF, conceitos e métodos empregados na prática da farmácia clínica e atenção farmacêutica em Farmácia Comunitária ou Ambulatorial; gerenciamento e treinamento de recursos materiais e humanos no setor de farmácia em unidade básica de saúde; treinamento básico no programa informatizado de controle de estoque empregado pela Prefeitura Municipal de São Paulo; dispensação de medicamentos de acordo com o perfil do usuário (idoso, pediátrico, gestante e outros) e levantamento de problemas relacionados ao tratamento farmacológico; seguimento farmacoterapêutico; estratégias de intervenção para otimização da terapia, grupos de acompanhamento e orientação de hipertensos e diabéticos; atividades educativas direcionadas ao paciente no uso racional de medicamentos (orientação por meio de pictogramas e uso de cores) e atendimento no SUS; programa Remédio em Casa.

Módulo Prático - EEP21.2 e EEP21.3: estudo direcionado das doenças mais frequentes e características dos pacientes internados nas clínicas, de acordo com a faixa etária e a gravidade das enfermidades; triagem e avaliação de prescrição médica; apresentação dos protocolos de utilização de medicamentos do HU-USP; seguimento farmacoterapêutico e apresentação de casos clínicos acompanhados: visitas médicas, consulta a prontuários médicos, entrevista aos pacientes e/ou acompanhantes, pesquisa e interpretação de exames laboratoriais, pesquisa de eventos adversos a medicamentos, pesquisa de literatura científica, acompanhar intervenções farmacêuticas; acesso a medicamentos prescritos e alternativas terapêuticas disponíveis em programas públicos; orientação farmacêutica na alta hospitalar.

Módulo Prático - EEP21.4: 1) Aplicação de métodos utilizados em laboratório de vigilância de infecção hospitalar. 2) Tipagem epidemiológica: caracterização fenotípica (sorotipagem, perfil de sensibilidade a antibióticos) e genotípica (eletroforese de campo pulsado-PFGE, MLST, ERIC, RAPD, PCR) de amostras bacterianas isoladas de infecções hospitalares de pacientes internados no HU-USP. 3) Vigilância epidemiológica nosocomial (coleta, análise e interpretação sistemática e contínua dos dados de infecção) determinação da endemia basal de vários tipos de infecção; detecção de surtos epidêmicos; 4) Investigação epidemiológica de surtos; avaliação dos efeitos das medidas de contenção; geração de dados para serem utilizados para fins legais. 5) Análise do Risco e Segurança do paciente. Além do descrito em EEP21.2 e EEP21.3

Método de Ensino: acompanhamento de pacientes internados nas clínicas, participação da visita médica e de reuniões multiprofissionais.

Método de Avaliação: Os residentes receberão avaliação individual dos farmacêuticos preceptores por meio de notas, levando em conta: frequência, interesse, comportamento, responsabilidade, evolução no conhecimento farmacêutico. Quando couber, haverá avaliação por meio de prova prática.

Bibliografia: STORPIRTIS, S. (Org.); MORI, A. L. P. M. (Org.); YOCHIY, A. (Org.); RIBEIRO, E. (Org.); PORTA, V. (Org.). Farmácia clínica e atenção farmacêutica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. v. 1. 489 p.

DRUG INFORMATION HANDBOOK FOR ADVANCED PRACTICE NURSING. Lexicomp, 16th ed. 2575p.

MURPHY, J. E. Clinical pharmacokinetics. 4th ed. Maryland, American Society of Healthy-System Pharmacists, 2008.

WHITE, R., BRADNAM, V. Handbook of drug administration via enteral feeding tubes. London: PhP, 2010.

AMERICAN SOCIRTY of HEALTH-SYSTEM PHARMACIST. Handbook on injectable drugs. 18th ed. 2015. 1266p.

Carga Horária:

1892 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Eliane Ribeiro
Felipe Rebello Lourenço
Ricardo Ambrosio Fock


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP