Atividade

9767 - Métodos de Pesquisa Aplicadas ao Turismo

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Compreender a Pesquisa Qualitativa em Turismo Reconhecer as diferentes modalidades da Pesquisa Qualitativa em Turismo: fenomenologia, etnometodologia, teoria fundamentada nos dados, materialismo histórico- Oferecer subsídios para a análise dos dados em pesquisa qualitativa. Compreender a pesquisa quantitativa em seus princípios básicos. Selecionar a segmentação de mercado e estabelecer público-alvo.

Ementa: Conteúdo Programático
Pesquisa qualitativa: recursos básicos- Aspectos metodológicos da pesquisa qualitativa, as bases teóricas das modalidades.- Característica, rigor científico em pesquisa qualitativa, estratégia de coleta de dados.- Análise dos dados dos diferentes tipos de pesquisa qualitativa Princípios básicos de experimentação. Testes de significância usuais em pesquisa de mercado. Pesquisas relacionadas com o lançamento de produtos: testes de nomes, embalagens; testes de produto: o mercado teste. A segmentação do mercado: critérios, definição do grupo alvo e dos segmentos técnicos especiais.
Métodos de Coletas de Dados. Formulário para Coleta de Dados. Amostragem e Cálculo Amostral. Pré-teste.
Bibliografia Básica:
ANDRÉ, M.E.O. A pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo, EPU, 1986. Cap. 2, p. 11-24

BARROS, José Carlos e SAMARA, Beatriz. Pesquisa de marketing. São Paulo, Prentice Hall, 2002
BENI, Mário C. Caracterização da natureza dos fluxos para classificação da demanda por turismo. Tese de Mestrado. 1981. ECA/USP.
_____. Sistema de turismo – Construção de um modelo teórico referencial para aplicação na pesquisa em turismo. Tese de Doutorado, 1988. ECA/USP.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo, Cortez, 1995.
KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis, Vozes, 1997.
LAGE, B. & MILONE, P. Turismo: teoria e prática. São Paulo: Atlas. 2000.
LOPES, Maria Immaculata. Pesquisa em comunicação, formulação de um modelo metodológico. São Paulo, Loyola, 1990.
MONTEJANO,J.M. Estrutura do mercado turístico . São Paulo: Roca, 2001
SWARBROOKE, O comportamento do consumidor no turismo. São Paulo: Aleph, 2002
TRIBE, John. 2003, Economia do Lazer e do Turismo, Manole, São Paulo.

Bibliografia Complementar:
OLIVEIRA, Silivio Luis de. Tratado de metodologia científica. São Paulo, Pioneira, 1997.
SANTOS, Jr. e PARRA, D. Metodologia científica. São Paulo, Futura, 1994.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Leandro Leonardo Batista


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP