Atividade

9765 - Fundamentos da Didática II

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Dada uma determinada situação, que o aluno seja capaz de:
- Trabalhar a motivação e o incentivo no processo ensino-aprendizagem, tendo em vista, a criatividade e o relacionamento educador e educando;
- Distinguir o planejamento educacional, do curricular e do didático;
- Elaborar o planejamento didático, identificando e organizando os planos de Curso, de unidade e de aula;
- Construir objetivos para um plano didático;
- Selecionar conteúdo para um plano didático;
- Estabelecer o procedimento de ensino, usando técnicas e recursos didáticos apropriados;
- Elaborar critérios didáticos de avaliação;

Ementa: Conteúdo Programático

Conhecimentos básicos de Educação. Concepção tradicional e contemporânea da educação. Visão global do processo ensino-aprendizagem. Planejamento didático, curso, unidade, aula/fases e etapas.Implementação da função educativa do bacharel em Turismo, no ensino, na assistência/extensão e na pesquisa.


Concepção tradicional e contemporânea da educação.Didática:Processo ensino-aprendizagem. Motivação/Incentivo do aluno. Interesse/Desinteresse do aluno. Criatividade. Relacionamento professor x aluno. O prazer do aprender.Planejamento em Educação (conceito e diferenciação)Planejamento Educacional. Planejamento Curricular. Planejamento Didático.Planejamento Didático ou de EnsinoConstituição do Planejamento Didático. Plano de Curso. Plano de Unidade. Plano de Aula.Etapas do planejamento Didático (curso, unidade, aula)Construção dos objetivos. Seleção de conteúdos. Identificação de estratégias e recursos didáticos (procedimento de ensino). Estabelecimento de critérios de avaliação e verificação da aprendizagem.
Bibliografia Básica:

ABREU, M.C. e MASSETTO, M.. O professor universitário em aula. S. Paulo, Cortez 1980, 130p. Coleção Educação Contemporânea, série: metodologia e prática de ensino. BRANDÃO, C.R. O que é educação, 19ª edição, São Paulo, Editora Brasiliense, 1987, 116p. Coleção Primeiros Passos nº 20.CALDAS, R.Viva a Diferença. São Paulo, Paulus, 1996, 24p.CHIRALDELLI Jr., P. O que é Pedagogia. São Paulo, Brasiliense, 1987, 78p. GADOTTI, M. e MARTIN, L. (Trad.) Educação e Mudança, 12ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983, 79p.GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 270 p.FREIRE, P.R. Educação como Prática de liberdade. Editora Paz e Terra, SP, 1996FREIRE, P.R. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra.SP. 1996FREIRE, P.R. Extensão ou Comunicação. Editora Paz e Terra.SP.1996FREIRE, P.R. Ação Cultural para a Liberdade. Editora Paz e Terra.SP. 1996FREIRE, P.R. Educação e Mudança. Editora Paz e Terra, SP. 1996 FREIRE, P.R. A importância do Ato de ler. Editora Cortez. 1990 JOULLIÉ, V.; MAFRA, W. Didática de Ciências através de módulos instrucionais., Petrópolis, 1977.M e LAREN.P. A vida nas Escolas-uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 350 p.MOREIRA, A.F.B. (org.). Currículo: políticas e práticas. SP. Papirus, 1999, p.183.NASSIF, R. Pedagogia de nosso tempo. Trad. de Diva Vasconcellos da Rocha. Petrópolis, Vozes, 1999, 165p.NÉRICI, I. Metodologia do ensino superior, 2ª edição, Rio de janeiro, Fundo de Cultura, 1973, 349p.PILETTI, C. Didática Geral, 7ª edição, São Paulo, Ática, 1986, 258p.SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico - diretrizes para o trabalho didático-científico na Universidade - 3ª edição, S. Paulo, Cortez , 1978, 159p.VILARINHO, L.R.G. Didática: Temas selecionados - Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora S/A, 1986, 145p.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Leandro Leonardo Batista


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP