Atividade

9764 - Fundamentos da Didática I

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Estimular os futuros professores a refletir e discutir acerca de questões relativas ao "como ensinar", tendo por base concepções pedagógicas, características de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos e o contexto em que deve atuar o educador.

Ementa: Conteúdo Programático
Estudo da relação entre a organização didática dos conteúdos ensinados e a eficiência e eficácia da aprendizagem e ainda as técnicas empregadas, com base em concepções pedagógicas, características de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos e o contexto de atuação do educador.
A Didática, o Ensino e seu caráter na escola contemporânea. História e teorizações sobre o ensino. Organização do trabalho pedagógico/didático na escola. Projeto pedagógico e planejamento de ensino. A natureza do trabalho docente e suas relações com o sistema de ensino e sociedade. O trabalho docente no contexto escolar. Situações de ensino: a aula. A relação pedagógica e a dinâmica professor-aluno-conhecimento. Organização das atividades do professor e do aluno. Recursos e técnicas de ensino. Questões críticas da didática: disciplina e avaliação.

Bibliografia Básica:
CATANI, Denice B. et alii (org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo, Escrituras, 1997.ESTRELLA, M. T. et. alii. Relação Pedagógica, Disciplina e Indisciplina na Aula. Porto, Porto Editora, 1994.FAZENDA, Ivani (org.). Didática e Interdisciplinaridade - Campinas, Papirus 1998. FUSARI, José C. O planejamento do trabalho pedagógico. Revista Idéias. 8. São Paulo. Fundação para o desenvolvimento da Educação. 1990. KENSKI, Vani. O Ensino e os Recursos Didáticos em uma Sociedade cheia de Tecnologias In Veiga, Ilma (org.) Didática: O ensino e suas relações. Campinas, Papirus, 1996. LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo. Cortez. 1990. MOYSÉS, Lucia - O Desafio de saber Ensinar. Campinas, Papirus 1994.NOBLIT, George. Poder e desvelo na sala de aula. (Tradução de Belmira O. Bueno). Revista da Faculdade de Educação, v. 21, nº 2.NÓVOA, Antonio (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1995. PENIN, Sonia. A aula: espaço de cultura, lugar de conhecimento. São Paulo. Papirus, 1994. PIMENTA, Selma G. A prática (e a teoria) docente ressignificando a Didática. In: OLIVEIRA (org). Confluências e divergências entre Didática e Currículo. Campinas. Papirus. 1998PIMENTA, Selma G. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo. Cortez. 1997.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Leandro Leonardo Batista


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP