Atividade

96846 - Repensar o styling de moda: definições, conceitos e como criar um editorial de moda em casa.

Período da turma: 02/09/2020 a 04/09/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1.Introdução ao Styling:
- O que é o Styling?
- Qual a relevância do styling?
2. História do Styling de Moda Internacional
3. História do Styling de Moda BrasileirO
4.Campo de atuação:
- Personal styling
- Consultor de moda
- Styling para cinema/televisão
- Styling para desfile
- Styling para fotografias
5. Atividade 1:
- Fazer reflexões e críticas sobre o styling em editoriais de moda e enviar por email para avaliação.
6. Processo do styling para editorial de moda
- Pesquisa temática
- Moodboard
- Locação
- Casting
- Produção de moda
- Edição de moda
- Prova de roupa e fotos
- Desfile
- Devolução das peças.
7. Ressignificar o styling de moda em isolamento social
- Pensar o styling de moda mais sustentável;
- Desfiles remotos;
- Editoriais de moda remotos;
8. Atividade 2:
- Fazer a produção, edição e styling de moda e enviar por email para avaliação.
9. Discussão sobre os editoriais de moda enviados.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
DINGEMANS, Jo. Mastering Fashion styling. London: Palgrave Macmillian, c1999.
ELMAN, Débora. A revista de moda vai para a rede: uma análise das reportagens no instagram das revistas
Elle e Estilo na São Paulo Fashion Week. Revista Dobras: associação brasileira de estudos e pesquisas em moda.
V.9, n° 9, p.137-145, 2016
FAÇANHA, Astrid. Projeto laboratorial em criação de imagem. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo.
Editora SENAC São Paulo, 2012.
FAÇANHA, Astrid. Styling ao pé da letra: entrevista com Márcio Banfi. Styling e criação de imagem de moda.
São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
FERRAZ, Marília Fanucchi. Pesquisa e criação de imagem de moda: uma abordagem metodológica. Styling e
criação de imagem de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
FRANGE, Cristina. Styling: mapeando o território. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo. Editora
SENAC São Paulo, 2012.
LAING, Morna. Between Images and Spectador: Reception Studies as Visual Methodology. Fashion Theory:
The journal of Dress, Body and Culture. v. 22, issue. 1, pp. 5-30, 2017.
MANESCHY, Orlando. Limites entre Imagens- A fotografia na moda e suas articulações entre Campos
distintos. Fashion Theory: A Revista da Moda, Corpo e Cultura. v. 1, n. 3, p. 115-121, 2002.
MARRA, Cláudio. Nas sombras de um sonho: histórias e linguagens da fotografia de moda. Tradução: Renato
Ambrósio. São Paulo. Ed: Senac São Paulo, 2008.
MCASSEY, Jacqueline; BUCKLEY, Clare. Styling de moda. Tradução: Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman,
2013.
MESQUITA, Cristiane. Para além do design: styling e criação de imagens de moda. Styling e criação de imagem
de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Imagens encenadas? Atos performativos e construção de sujeitos nas
fotografias de moda. Estudos Iber-Americanos. Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 28-40, jan.-abr. 2018
ROSE, Gillian. Visual Methodologies. Second Edition. Sage Publications Ltd. California, 2007.
RUGGERONE, Lucia. A simulação (fictícia) do corpo: a produção de imagens da mulher na fotografia de
moda. Iara- Revista de Moda, Cultura e Artes- São Paulo- V.2 N.1 set/dez, 2009

Carga Horária:

9 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 105
 
Ministrantes: Bruno Sousa Furtado


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP