Atividade

96837 - Inglês para Leitura: nível 1 (curso remoto)

Período da turma: 14/09/2020 a 14/12/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso:

Este curso pretende auxiliar alunos a desenvolver compreensão de textos em inglês. Sua metodologia possibilita atender em uma mesma turma alunos com diferentes níveis de proficiência.

Público- alvo:

Público USP do campus da capital e campi do interior (alunos de graduação, pós-graduação, funcionários e docentes). Caso sobrem vagas, público externo.

Carga horária, modalidade e oferecimento:

42 horas e ensino remoto. As aulas com comunicação simultânea serão oferecidas pelo Google Meet. As atividades extra-classe serão oferecidas por meio do Google Classroom ou enviadas or e-mail. O Google Meet permite comunicação simultânea e isso requer que o aluno esteja disponível em local com computador ou celular e bom acesso à internet.


Objetivos gerais:

Ao final deste curso de 42 horas, os alunos serão capazes de:
Selecionar informações de textos jornalísticos, científicos e acadêmicos de acordo com o objetivo de leitura estabelecido.
Reconhecer e interpretar a organização do texto, tomando como base a estrutura pertinente a ele.
Inferir ou pesquisar significado de palavras desconhecidas.
Interpretar textos em provas de proficiências para ingresso em graduação ou pós graduação.

Objetivos específicos:

Interpretar textos extraídos de fontes diversas, tais como: revistas, periódicos, livros, teses, internet, base de dados eletrônicas etc.
Praticar estratégias de leitura no nível de compreensão geral, pontos específicos e detalhada.
Reconhecer os mecanismos de coesão e coerência textuais.
Identificar os tempos verbais presentes em textos de naturezas diferentes.


Justificativa:

A leitura em língua inglesa de textos acadêmicos e de divulgação científica é atualmente exigida nos programas de pós graduação e nos de graduação, de todas as áreas. Alunos de ambos os contextos deparam, cada vez mais cedo, com a necessidade de ler, resumir e refletir a respeito de conteúdos divulgados em revistas internacionais, capítulos de livros, periódicos acadêmicos, dissertações, sumários de teses, entre outras fontes. Além disso, o próprio ingresso na pós graduação exige aprovação em exames de proficiência na habilidade de leitura. Isso se deve ao fato de o avanço nas pesquisas só ser possível com o acesso a uma bibliografia sem tradução para a língua materna. Este curso busca atender à necessidade de desenvolver leitura em língua inglesa com o objetivo de auxiliar o aluno a alcançar os objetivos acima propostos.

Conteúdo Programático:

Conscientização do processo de leitura, visando à transferência de conhecimentos de L1 para L2.

Prática de estratégias de leitura, entre elas: predição (antecipação de conteúdo), inferência, uso de palavras repetidas, uso de palavras-chave, uso do contexto imediato e global, uso de conhecimento prévio, dicas tipográficas, seletividade, flexibilidade, skimming, scanning, monitoração.

Gramática aplicada a textos, a saber: a) compreensão e tradução de frases nominais; b) distinção entre as diferentes categorias gramaticais da palavra de acordo com o contexto; c) reconhecimento da estrutura da sentença; d) reconhecimento dos tempos verbais e suas respectivas noções; e) percepção dos diferentes marcadores do discurso e de suas respectivas funções retóricas; f) reconhecimento de marcas coesivas do texto (referência textual); g) reconhecimento da voz passiva; h) percepção das diferentes categorias gramaticais do sufixo ING.

Ensino de vocabulário, enfocando: a) o uso de cognatos na leitura; b) a formação de palavras por afixos (prefixos e sufixos); c) o uso do dicionário e seleção das palavras de acordo com o contexto e suas funções gramaticais; d) a prática de inferência lexical na leitura.

Organização Textual: a) organização geral do texto; b) organização do parágrafo; c) compreensão das relações dentro dos parágrafos por meio de marcadores; d) a distinção entre ideias relevantes e irrelevantes; e) percepção da estrutura cronológica do texto; f) a estrutura organizacional de Abstracts.

Avaliação:

Provas escritas e individuais e/ ou trabalhos escritos individuais.

Critérios para aprovação:

Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0.

Número de vagas por turma: 30

Pré-requisitos:

Alunos USP, funcionários (campi de São Paulo e interior) – ser graduando , graduado ou pós-graduando.
Público externo – ser graduando, graduado e pós graduandos.
PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
Computador com câmera e microfone em bom funcionamento;
Alunos USP devem ter E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.

Bibliografia:

Bibliografia básica:
Apostila elaborada pela professora de acordo com o conteúdo programático acima especificado e com base na metodologia do Inglês para Fins Específicos.
Bibliografia complementar:
AMORIM, J. O. & SZABÓ, A. LONGMAN gramática escolar da língua inglesa: com exercícios e resposta/ consultor pedagógico. São Paulo: Longman, 2004.
AZAR, B. S. Understanding and Using English Grammar. Third Edition. New York: Longman, 1999.
CAMBRIDGE Dictionary of American English for speakers of Portuguese. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge University Press, 1994.
PASSWORD English Dictionary for Speakers of Portuguese. São Paulo, Martins Fontes.
SWAN, Michael. Practical English Usage. Oxford University Press, 1995.

Informação relevante:

Data da criação do curso: Foi criado em 2002, com várias reformulações desde o início.
Autores do curso: Ana Sílvia Ciampone Ferreira
Número (aproximado) de vezes que o curso foi oferecido: Todo semestre, desde 2002.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP