Atividade

96795 - JAPONÊS IV-FUYU (curso remoto)

Período da turma: 15/09/2020 a 19/11/2020

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Descrição: Apresentação do Curso
Neste último nível do Ciclo Básico de Japonês, continuamos apresentando estruturas gramaticais através dos hábitos japoneses, como o modo de se portar numa entrevista e seu linguajar, as festividades de final de ano, entre outros. Com isso, abarca-se uma boa parte do conteúdo de N4-JLPT.

Público- alvo
Comunidade USP: alunos de gradução e pós-graduação, funcionários e docentes, com conhecimento do conteúdo dos níveis anteriores.

Modalidade A distância (online) - Curso remoto com aulas síncronas com duração de 90 minutos
Objetivos Gerais

- Desenvolver habilidades de compreensão e expressão orais e
escritas relativas a usuário nos estudos finais do Ciclo Básico de
língua japonesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos,
a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e
formais em contextos universitários e cotidianos.
- Aperfeiçoar a autonomia dos alunos em relação ao seu processo
de aprendizagem do idioma.

Objetivos Específicos

- Trabalhar com as quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e
escrever) da língua japonesa;
- Expressar-se oralmente e por escrito acerca de fatos cotidianos e
próximos ao aluno com mais detalhes;
- Aprender a inferir o significado de alguns vocábulos e apreender
ideias gerais em exercícios auditivos;
- Familiarizar-se com os pontos culturais, que neste estágio
aparece como etiqueta em uma visita, comportamento em uma
entrevista e linguagem honorífica;

Justificativa

Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à
comunidade USP para que possa comunicar-se, de forma básica,
no Japão, e ainda almejar estudos no Japão.

Conteúdo Programático Neste último estágio do Ciclo Básico, o aluno aprenderá a:
 Falar de sua família e de outros com riqueza de detalhes;
 Expressar agradecimento;
 Compreender e comportar-se de acordo com as regras de
etiqueta de uma visita à casa de um nativo;
 Falar ao telefone ou com outros, de modo polido, usando a
linguagem honorífica;
 Comportar-se em uma entrevista;
 Falar o que consegue ou passou a conseguir fazer;
 Falar de seus arrependimentos e expressar desculpas;
 Falar de impressões e aparências;
 Enumerar razões;
 Expressar incômodos (prejuízos sofridos), frustrações e
decepções;
 Escrever mais uns 50 kanji (escrita logográfica).

Metodologia

- Curso em formato a distância, online, aula chamada pelo Google
Meet e atividades apresentadas por meio das ferramentas Google
Classroom e/ou Google Forms, com conteúdo síncrono.
- A oralidade só é apreendida se houver muito esforço de
repetição, e é por meio dela, juntamente com o aumento gradativo
do vocabulário e das estruturas gramaticais, que os alunos
poderão compreender o cotidiano e o pensamento japonês.
Por meio de uma abordagem audiovisual, o professor evita ao
máximo traduzir as palavras, deixando a cargo dos alunos para
fazerem a inferência e tirarem suas próprias conclusões quanto ao
significado das palavras. Com isso, apresenta-se o vocabulário e
as estruturas gramaticais por meio de slides e muita repetição.

Avaliação

Provas escritas, orais e de áudio e mini-testes de logogramas,
mas de forma online (Google Forms/Classroom ou Moodle) e
participação nas atividades comunicativo-orais.

Critérios para aprovação Média 7,0 (sete)
Frequência mínima 75%

Pré-Requisitos - Ser aprovado no Japonês III-AKI; ou

- Ser aprovado no teste de nível para comprovar o conhecimento
dos níveis básicos anteriores, como fazer um convite e recusar,
pedir permissão, conseguir falar e escrever sobre um tema e dar
uma opinião, bem como ter conhecimento de cerca de 300 Kanji
(vide anexo).

Teste de Nível

- Obrigatório para Alunos Novos
- Prova escrita online (a definir) e entrevista individual (Google
Meet)

Bibliografia Apostila elaborada pela educadora e monitores
Bibliografia Complementar

- Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II (Main Text).
Tóquio: The Japan Times, 1999.
- Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II:
Wâkubukku (caderno de exercícios). Tóquio: The Japan Times,
1999.
- Kurasu Katsudoushû 101 (caderno de atividades). Tokyo: 3A
Corporation, 1994.
- Minna no Nihongo: Bunkei renshûchô II (caderno de exercícios).
Tóquio: 3A Corporation, 2000.
- Minna no Nihongo: Renshû mondaishû II (caderno de exercícios).
Tokyo: 3A Corporation, 1999.
- Minna no Nihongo Shokyû II (livro-texto). Tokyo: 3A Corporation,
2000.
- Minna no Nihongo II – Chôkai Tasuku 25. Tóquio: 3A
Corporation, 2005.
“Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4
(Kanji). Tóquio: ASK Publishing, 2010.
- “Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4
(Kotoba). Tóquio: ASK Publishing, 2010.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Main Text). Tóquio: 3A Corporation,
2008.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Translation of the Main Text and
Grammar Notes). Tóquio: 3A Corporation, 2009.
- Nihongo Shokyû 2. Daichi (Kiso Mondaishû). Tóquio: 3A
Corporation, 2009.

Informação Relevante

O candidato interessado pela vaga deverá estar ciente de que as
aulas serão online, que tenha uma conexão razoável para suportar
1h30 de aula, microfone em bom estado (obrigatório) e câmera
(optativo), e um ambiente sem muito ruído.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 18
 
Ministrantes: Liliana Yurie Masuda Oda


 
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