96604 - Aplicações - Módulo III |
Período da turma: | 28/07/2022 a 10/11/2022
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Descrição: | 1. Métodos quantitativos para decisão no agronegócio
Objetivos Modelagem multivariada para tomada de decisões. Conteúdo programático 1. Análise de dados e modelagem multivariada para tomada de decisão. 2. Tipos de variáveis e escalas de mensuração. 3. Análise de regressão múltipla. 4. Regressão Logística 5. Análise de componentes principais. 6. Análise fatorial. 7. Análise de agrupamentos. 8. Análise de correspondência. 9. Análise discriminante. 10. Escalonamento multidimensional. 11. Análise de correlação canônica. 12. Modelos de equações estruturais. Bibliografia Bibliografia básica: L.P. Fávero, P. Belfiore, F.L. Da Silva, B.L. Chan, Análise de Dados. Modelagem Multivariada para tomada de decisões, ed. Campus, 2009. L.J. Corrar, E. Paulo, J.M.Dias Filho, Análise Multivariada. 1a Ed. Atlas, 2009. R. A. Johnson, D. W. Wichern, Applied Multivariate Statistical Analysis, 6th ed., New Jersey: Prentice Hall, 2007. Bibliografia Complementar: K. V. Mardia, J. T. Kent, J. Bibby, Multivariate Analysis, London: Academic Press, 1979. B. Everitt, An R and S-Plus Companion to Multivariate Analysis, London: Springer, 2005. J. F. Hair, W. C. Black, B. J. Babin, R. E. Anderson, Multivariate Data Analysis, 7th ed., Upper Saddle River: Prentice Hall, 2010. J. Neter, M. H. Kutner, W. Li, C. J. Nachtsheim, Applied Linear Statistical Models, 5th ed., Boston: McGraw-Hill, 2005. 2. Formação de custos e formação de produto agrícola Objetivos Levar o aluno ao conhecimento da contabilidade de custos de forma a capacitá-lo a classificar, apurar contabilizar e interpretar informações de custos. Conteúdo programático 1. Introdução à contabilidade de custos 2. Custos para avaliação de estoques e apuração do resultado societário 3. Problemas especiais na apuração de custos: Matéria-prima; custos conjuntos; produção por ordem e produção contínua 4. Os métodos de custeio e suas aplicações: custeio por absorção, custeio direto/variável e custeio por atividades 5. Aplicações do custeio direto/variável 6. Análise custo/volume/lucro Bibliografia A) Garrison, Ray H., Noreen, Eric W., Brewer, Peter C. Contabilidade gerencial. 11. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2007. B) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro texto). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010. C) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro de exercícios). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010. Complementar A) Bruni, Adriano L., Fama, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 5. Ed. , São Paulo: Atlas, 2008. B) Hansen, Don R., Mowen, Maryanne M., Gestão de custos – contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001 C) Horngren, Charles T., Datar, Srikant M., Foster, George. Contabilidade de custos (vol. 1 e 2). 11. Ed. São Paulo: Pearson, 2004. D) Maher, Michael. Contabilidade de custos – criando valor para a administração. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2001. 3. Formação de custos e formação de produto pecuária Objetivos Levar o aluno ao conhecimento da contabilidade de custos de forma a capacitá-lo a classificar, apurar contabilizar e interpretar informações de custos. Conteúdo programático 1. Introdução à contabilidade de custos 2. Custos para avaliação de estoques e apuração do resultado societário 3. Problemas especiais na apuração de custos: Matéria-prima; custos conjuntos; produção por ordem e produção contínua 4. Os métodos de custeio e suas aplicações: custeio por absorção, custeio direto/variável e custeio por atividades 5. Aplicações do custeio direto/variável 6. Análise custo/volume/lucro Bibliografia A) Garrison, Ray H., Noreen, Eric W., Brewer, Peter C. Contabilidade gerencial. 11. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2007. B) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro texto). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010. C) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro de exercícios). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010. Complementar A) Bruni, Adriano L., Fama, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 5. Ed. , São Paulo: Atlas, 2008. B) Hansen, Don R., Mowen, Maryanne M., Gestão de custos – contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001 C) Horngren, Charles T., Datar, Srikant M., Foster, George. Contabilidade de custos (vol. 1 e 2). 11. Ed. São Paulo: Pearson, 2004. D) Maher, Michael. Contabilidade de custos – criando valor para a administração. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2001. 4. Direito Objetivos Preparar o acadêmico para a apreensão do conhecimento e capacidade para resolução de questões jurídicas, bem como relacionar o Direito Agrário aos demais ramos do Direito. Conteúdo programático Conceito de direito agrário e a especialidade da matéria agrária. A empresa agrária. Relação entre empresa agrária e empresa comercial. Empresa agrária e direito de propriedade. Empresa agrária e contratos. Atividade agrária. Empresário agrário. Estabelecimento agrário. Função social da propriedade agrária. Desapropriação para fins de reforma agrária. Política agrária. Bibliografia BIBLIOGRAFIA BÁSICA: SCAFF, F. C. Aspectos fundamentais da empresa agrária. São Paulo: Malheiros, 1994. ____. Teoria geral do estabelecimento agrário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. TRENTINI, F. Teoria Geral do Direito Agrário Contemporâneo. São Paulo: Atlas, 2012. 5. Inovação aplicada no agronegócio Objetivos: Abordar o processo empreendedor e a inovação no agronegócio. Conteúdo programático -O processo empreendedor - Identificação de oportunidades: demanda de mercado e vantagens competitivas - Plano de negócios: localização, mercado, concorrência, equipe gerencial e estrutura funcional. - Dados financeiros: investimentos, projeção de fluxo de caixa, e análise de rentabilidade. - Fontes de financiamento: economia pessoa, investidor anjo, parceiros estratégicos, capital de risco e programas do governo brasileiro. - Tipos societários no Brasil. - Oportunidades na internet. - Patente e marcas. - Assessoria para o negócio: incubadoras de empresas, aceleradoras, Sebrae, universidades e institutos, e franchising. Exemplos de startups no Brasil. - Economia Circular e Inovação Bibliografia: DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: LTC, 2014. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6 ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. LINS, L. I S. Empreendorismo: uma abordagem prática e descomplicada. PATRÍCIO, P.; CANDIDO, C. R. Empreendedorismo: uma perspectiva multidisciplinar. Rio de Janeiro: LTC, 2016. TEIXEIRA, T.; LOPES, A. M. Startups e inovação: direito no empreendedorismo. São Paulo: Manole, 2017. ZUIN, L. F. S.; QUEIROZ, T. R. Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade: fundamentos do controle empresarial. São Paulo: Saraiva, 2014. 6. Mercado futuro Objetivos desenvolver os conhecimentos em agronegócios, especificamente no uso de instrumentos do mercado financeiro voltados para a gestão de riscos em empreendimentos agropecuários, bem como a análise dos mercados de commodities agropecuárias. Conteúdo programático: 1.Economia agrícola e características operacionais das atividades agrícolas 2. Sistemas agroindustriais e agronegócios. 3. Estrutura do mercado de produtos agropecuários 4. Gestão de risco no agronegócio 5. Contratos futuros e operacionalização na BM&F de commodities agrícolas 6. Mercado de opções e operacionalização para commodities agrícolas 7. Estratégias operacionais e hedge Bibliografia Básica: i. BACHA, Carlos José Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2012. ii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 1. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2011. iii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 2. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2009. iv. FEIJÓ, Ricardo Luis Chaves. Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural. Rio de Janeiro: LTC, 2011. v. Chicago Board of Trade. Manual de Commodities. São Paulo: PROMERC. 1985. vi. Hull, J. Introdução aos Mercados Futuros e de Opções. São Paulo: Cultura. 4ª edição, 2005. vii. Marques, P. V. e Mello, P. C. Mercados Futuros de Commodities Agropecuários. São Paulo: BM&F, 2005. Complementar: viii. ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de agronegócios. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ix. CALLADO, Antônio André Cunha (org.) Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011. x. Série BM&F: Mercados de Produtos Agropecuários (boi e bezerro, açúcar e álcool, café e soja e milho). xi. Teixeira, M.A. Mercados Futuros - Fundamentos e Características Operacionais. São Paulo: BM&F, 1992. xii. Jornal Valor Econômico. 7. Mercado futuro Objetivos Desenvolver os conhecimentos em agronegócios, especificamente no uso de instrumentos do mercado financeiro voltados para a gestão de riscos em empreendimentos agropecuários, bem como a análise dos mercados de commodities agropecuárias. Conteúdo programático: 1.Economia agrícola e características operacionais das atividades agrícolas 2. Sistemas agroindustriais e agronegócios. 3. Estrutura do mercado de produtos agropecuários 4. Gestão de risco no agronegócio 5. Contratos futuros e operacionalização na BM&F de commodities agrícolas 6. Mercado de opções e operacionalização para commodities agrícolas 7. Estratégias operacionais e hedge Bibliografia Básica: i. BACHA, Carlos José Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2012. ii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 1. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2011. iii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 2. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2009. iv. FEIJÓ, Ricardo Luis Chaves. Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural. Rio de Janeiro: LTC, 2011. v. Chicago Board of Trade. Manual de Commodities. São Paulo: PROMERC. 1985. vi. Hull, J. Introdução aos Mercados Futuros e de Opções. São Paulo: Cultura. 4ª edição, 2005. vii. Marques, P. V. e Mello, P. C. Mercados Futuros de Commodities Agropecuários. São Paulo: BM&F, 2005. Complementar: viii. ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de agronegócios. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ix. CALLADO, Antônio André Cunha (org.) Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011. x. Série BM&F: Mercados de Produtos Agropecuários (boi e bezerro, açúcar e álcool, café e soja e milho). xi. Teixeira, M.A. Mercados Futuros - Fundamentos e Características Operacionais. São Paulo: BM&F, 1992. xii. Jornal Valor Econômico. |
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Carga Horária: |
96 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
André Carlos Busanelli de Aquino Claudio de Souza Miranda Eduardo Benini Francisco Carlos Barbosa dos Santos Marcelo Henrique Consoli Paulo Sergio Miranda Mendonça Renato Cesar Seraphim |
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