Atividade

95657 - Ações multiprofissionais de saúde coletiva e práticas clínicas em comunidades do estado de Rondônia

Período da turma: 22/06/2020 a 22/03/2021

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Descrição: Ementa: Atendimento clínico individual envolvendo anamnese, avaliação, discursão de casos com outros profissionais da equipe, intervenção, e orientação familiar em comunidades da região amazônica.

Programa completo:
- Atividades na Faculdade de Odontologia de Bauru: preparo das atividades com os alunos de graduação, organização da lista de materiais juntamente com os coordenadores do projeto, organização dos materiais que serão embalados para irem para Rondonia, reuniões com alunos e professores para orientações sobre a viagem,
- A prática apresenta um elenco de atividades que acontecerá no estado de Rondônia tais como: promoção da saúde, atendimento clínico, (diagnostico e tratamento) dentro de equipe multiprofissional de saúde, levantamento epidemiológico, estudo das condições de saúde da comunidade, reunião com os gestores de saúde locais,


Referências Bibliográficas
- Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.senado.gov.br/sf/legislação/const.
- ANDES-SN. Proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira. Cadernos ANDES nº 2. 3ª ed. atualizada e revisada. Brasília: ANDES-SN, 2003.
- Padrón GB. La participación protagónica estudiantil en el proceso de extensión universitária. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez. 2010; 8(1): 347-62.
- Magalhães HGD. Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão: tensões e desafios. ETD – Educação Temática Digital, v. 8, n. 2, p. 168-175, jun. 2007 – ISSN: 1676-2592.
- Bispo Júnior JP, Pinheiro GML, Rebouças LCC. Contexto de crise e a formação dos profissionais de saúde. Rev. Saúde.Com 2016; 12(3): 593-594
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- Leite MMJ, Prado C, Peres HHC. (2010). Educação em saúde: desafios para uma prática inovadora. Educação em saúde: Difusão. Monografia.

- Merhy EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002.

- Passos E, Benevides RB. A construção do plano da clínica e o conceito de
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- Capozzolo AA et al. Experience, knowledge production and health education. Interface (Botucatu), v.17, n.45, p.357-70, abr./jun. 2013.

- Varela FJ. O desencantamento do abstrato. In: Pélbart PP, Costa R. (Orgs.). O reencantamento do concreto. São Paulo: Hucitec, 2003. p.72-86.

- Bondía JL. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ. n.19, p.20-8, 2002.

- Florêncio PCS, Austrilino L, Medeiros ML. O Processo Ensino Aprendizagem nos cenários de Prática: Concepções dos Docentes do Curso de Graduação em Enfermagem. Atas - Investigação Qualitativa em Saúde v. 2 (2016). ISBN:978-972-8914-59-2. p. 1312-1319

- Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde PRO-SAUDE. 2007. Disponível em: http://www.prosaude.org/rel/pro_saude1.pdf.

- Brasil. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Portaria Interministerial MS/MEC n. 07 de 27 de março de 2008. Homologa o resultado do processo de seleção dos Projetos que se candidataram ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e dispõe sobre prazo para apresentação de documentos e adequação dos Projetos. 2008.

- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Rio de Janeiro, IBGE, 2010.

- Caldana ML, Mendes HJ, Oliveira AN, Bastos JRM. Projeto de Extensão Universitária em Saúde – um Novo Paradigma Científico na Construção do Conhecimento. In: Bastos JRM, Caldana ML, org. Odontologia e Fonoaudiologia: dez anos de práticas clínicas e políticas públicas em projeto de extensão: FOB-USP em Rondônia. 1ª ed. Bauru (SP): Idea; 2012. p. 32-42.

- Bitar ML. Práticas de Educação em Saúde e o Diálogo com Professores da Rede Pública. In: Bastos JRM, Caldana ML, org. Odontologia e Fonoaudiologia: dez anos de práticas clínicas e políticas públicas em projeto de extensão: FOB-USP em Rondônia. 1ª ed. Bauru (SP): Idea; 2012. p. 100-107.

Carga Horária:

288 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Magali de Lourdes Caldana


 
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