Atividade

95590 - Reabilitação em Linguagem Infantil: Transtornos Fonológico e Gagueira

Período da turma: 12/02/2021 a 17/12/2021

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Descrição: Ementa:
Fonética e Fonologia do português: Atualização no estudo da Fonética e Fonologia do português falado no Brasil. Modelos de Fonológicos como base para o diagnóstico e reabilitação fonoaudiológica. Princípios da transcrição fonética e aplicação prática. A produção motora da fala: o planejamento e a execução.

Avaliação e Diagnóstico: Reflexões sobre a relação entre as teorias sobre desenvolvimento da Fonologia e da Fluência, e os métodos de avaliação, diagnóstico e a elaboração de metas terapêuticas. Modelos análise fonológica e Análise de manifestações da Gagueira. Registro de dados.

Transtorno Fonológico: Conceito de transtorno fonológico, suas manifestações, diagnóstico e cálculo do grau de severidade. Modelos de reabilitação e sua aplicação clínica.

Distúrbios da Fluência: Estudo dos processos para produção de fala fluente e disfluentes. Conceito e etiologias da gagueira e taquifemia, processo de diagnóstico diferencial. Discussões sobre o tratamento da disfluência de acordo com o diagnóstico diferencial e o referencial teórico adotado.

Memória e Consciência Fonológica: Estudo do modelo de memória humana a curto prazo, consciência fonológica e co ênfase na importância para o desenvolvimento fonológico, diagnóstico e reabilitação. Instrumentos de avaliação.

Exames complementares: Estudo da aplicação relação clínica do resultado de exames complementares (Processamento Auditivo, Eletromiografia, Espectografia de fala) e o diagnóstico e reabilitação do Transtorno Fonológico e Gagueira.

Planejamento Terapêutico: Reflexão sobre objetivos (geral e específico), estratégias, materiais para a reabilitação das alterações de fala e fluência individuais e grupais. Princípios para o acolhimento, práticas humanizadas e adesão ao tratamento. Elaboração de programa de terapia baseado em metas.
Estudo de Casos Clínico e atendimento - 240 horas práticas

Realização de avaliação e estudo de casos clínicos, acompanhado por especialista da área para a elaboração de Hipótese Diagnóstica e conduta (abordagens terapêuticas), análise crítica do processo terapêutico, enquanto um momento da vida do sujeito em tratamento, e a definição da alta. Aplicação do programa de reabilitação e discussão em supervisão.

Memória e Consciência Fonológica: Estudo do modelo de memória humana a curto prazo, consciência fonológica e co ênfase na importância para o desenvolvimento fonológico, diagnóstico e reabilitação. Instrumentos de avaliação.

Exames complementares: Estudo da aplicação relação clínica do resultado de exames complementares (Processamento Auditivo, Eletromiografia, Espectografia de fala) e o diagnóstico e reabilitação do Transtorno Fonológico e Gagueira.
Planejamento Terapêutico- 4 horas teórico-prática
Reflexão sobre objetivos (geral e específico), estratégias, materiais para a reabilitação das alterações de fala e fluência individuais e grupais. Princípios para o acolhimento, práticas humanizadas e adesão ao tratamento. Elaboração de programa de terapia baseado em metas.

Estudo de Casos Clínico e atendimento: Realização de avaliação e estudo de casos clínicos, acompanhado por especialista da área para a elaboração de Hipótese Diagnóstica e conduta (abordagens terapêuticas), análise crítica do processo terapêutico, enquanto um momento da vida do sujeito em tratamento, e a definição da alta. Aplicação do programa de reabilitação e discussão em supervisão.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Humaniza SUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília: Ministério da Saúde-Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, 2004. (disponível em meio digital).
FELÍCIO, C.M. Produção da fala. In: FELÍCIO, C.M. Fonoaudiologia aplicada a casos odontológicos: motricidade oral e audiologia. São Paulo: Pancast, 1999. cap. 2, p.49-89.
FERREIRA, L.P.; BEFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S.C.O. (Org.) Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004.
LAMPRECHT, R.R. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios de terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia informação para a formação: procedimentos terapêuticos em Linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003.
LIMONGI, S. C. O. Fonoaudiologia informação para a formação. Linguagem: desenvolvimento normal, alterações e distúrbios. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003.
MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (orgs). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. V. 1. Campinas: Cortez, 2001. Cap. 3 e 4.
RUSSO, I; BEHLAU, M. Percepção da fala: análise acústica. São Paulo: Lovise, 1993.
MOTA, HB. Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos. Rio de Janeiro: Revinter; 2001.
VAN RIPER, C. E EMERICK, L. Correção da Linguagem: uma introdução à patología da fala e à audiologia. 8ª ed. Artes Médicas: Porto Alegre, 1997.
YAVAS, M. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Carga Horária:

290 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Carla Manfredi dos Santos
Fernanda Rocha Bó
Patricia Pupin Mandra
Tatiane Cristina Gonçalves


 
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