Atividade

94985 - Linguagem: Diagnóstico e Intervenção em Casos Neurológicos

Período da turma: 02/03/2020 a 26/02/2021

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Descrição: Ementa: A avaliação, o diagnóstico, orientação familiar e a conduta fonoaudiológica, com planejamento terapêutico nos distúrbios da linguagem de origem neurológica, sob uma perspectiva interdisciplinar.

Objetivos: Atualizar conhecimentos teóricos e aperfeiçoar a prática clínica em Linguagem, com ênfase em avaliação e diagnóstico; planejamento terapêutico fonoaudiológico; orientações e encaminhamentos; terapia fonoaudiológica na área, associada a outros tratamentos e discussão em equipe interdisciplinar.

Conteúdo Programático do Curso:
a. Bases morfofuncionais da Linguagem
b. Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
c. Funções Cognitivas envolvidas na Linguagem e aprendizagem
d. Patologias Neurológicas no Adulto e na Criança
e. Aspectos Clínicos das Doenças Neurológicas
f. Noções Básicas da Equipe Multi e interdisciplinar
g. Avaliação fonoaudiológica do Paciente com Seqüelas Neurológicas
h. Tratamento Clínico, Recursos e Avanços Tecnológicos para Pacientes Neurológicos.
i. Ética Clínica e Ética em Pesquisa

Atividades Práticas:
a. Orientação a pacientes, familiares cuidadores e profissionais afins;
b. Anamnese fonoaudiológica;
c. Avaliação clínica (objetiva e subjetiva) e diagnóstico fonoaudiológico;
d. Planejamento terapêutico e intervenção fonoaudiológica;
e. Produção de material de apoio (folder, folhetos, manuais);
f. Registro de procedimentos clínicos em prontuário;
g. Produção de relatório de diagnóstico e de evolução clínica;
h. Participação em reuniões clínicas multiprofissionais e discussão de casos clínicos.

Bibliografia:
____________, Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos – PTFs. Ed: Pró-fono. Cap. 2 – 39 (domínio fala e linguagem), 2012.
ACOSTA, V. M. et al. Avaliação da linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento linguístico infantil. São Paulo: Santos, 2003.
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION - APA. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno Mentais-DSM 5. Ed: Artmed, Seção: Transtornos do Neurodesenvolvimento. 2014.
ASSENCIO-FERREIRA, V. J. Neurologia e Fonoaudiologia. São José dos Campos: Pulso, 2003.
BHATNAGAR, S. C. Neurociência para o estudo dos distúrbios da comunicação. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
BRASIL. Humaniza SUS: acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília: Ministério da Saúde-Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização, 2004. (Disponível em meio digital).
FERNANDES, F.D.M.; MENDES, B.C.A.; NAVAS, A.L.P.G.P. Tratado de Fonoaudiologia – 2ª Ed. São Paulo. Editora Roca, 2010.
FONSECA, J. Afasia e Comunicação após lesão corporal. Editora: PAPA LETRAS, 2019.
HAJE, S.R.V. Avaliando a Linguagem na Ausência da Oralidade. Bauru: EDUSC, 2004
HERRERA-LOPES, S.A.; MAXIMINO, L. Fonoaudiologia intervenções e alterações da linguagem oral infantil. 2ª Ed.: BookToy, Ribeirão Preto 2012.
JOTZ, G.P.; CARRARA- DE ANGELIS, E.; BARROS, A P.B. Tratado da deglutição e disfagia: no adulto e na criança. Editora Revinter, 2009.
KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, J.M.; SIEGELBAUM, S.A; HIDSPETH, A.J. Princípios de Neurociências. Editora Artmed, 2014.
LAMONICA, DAC; OLIVEIRA E BRITO, DB. Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. Ed. Bookytoy, 2018.
LIMONGI, S.C.O. (Org.) Fonoaudiologia: informação para a formação. Procedimentos terapêuticos em linguagem. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003.
LOPES FILHO, O. (editor). Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Ed. Editora Tecmedd, 2005.
MACHADO, A.; HAERTEL, L.M. Neuroanatomia funcional. 3ª edição. Editora Atheneu. 2013.
MANSUR, L.L. e RADONOVIC, M. Neurolingüistica: princípios para a prática clínica. São Paulo: Inteligentes, 2004.
MARCHESAN, I.Q.; SILVA, H.J; TOMÉ, M.C. Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. Ed: Roca, Seção 5 – Linguagem, 2016.
MULLLER, C. C e NARBONA, J. A linguagem da criança: aspectos normais e patológicos. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MURDOCH, B.E. Desenvolvimento da Fala e Distúrbios da Linguagem Uma Abordagem Neuroanatômica e Neurológica Funcional. Editora Revinter, 2ª edição. 2012.
ORTIZ, K.Z. Distúrbios neurológicos adquiridos: linguagem e cognição. Editora Manole, 2ª edição. 2010.
RONDAL, J.; PUYUELO, M. Manual de Desenvolvimento e alterações da linguagem na criança e no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
ROTTA, N.T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R.S. Transtornos da Aprendizagem – abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed. Porto Alegre, 2016.
ZORZI, J.L; HAGE, S. PROC-Protocolo de observação comportamental: Avaliação da Linguagem. Editora: PULSO. 2004

Carga Horária:

624 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
Patrícia Aparecida Zuanetti
Patricia Guedes Ribeiro
Patricia Pupin Mandra
Rosimara Alves Ribeiro Palandre


 
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