94504 - Marketing Global |
Período da turma: | 22/05/2021 a 31/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a entender e utilizar os conceitos de Marketing e, em especial do Marketing Mix, em um amabiente global com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, compreender as ações globais de sua empresa e do concorrente mercados como Brasil, Estados Unidos da América, Europa e Asia.
Ementa: Globalização. Ambiente Global. Cultura. Políticas. Oportunidades Globais. Marketing Global. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Globalização e Globalização de mercados - Marketing Mix - Oportunidades e ameaças em ambiente global - Análise Econômica e Cultural - Análise competitiva de mercados - Mercados Emergentes vs. Mercados Avançados - Qualidade produto, como o mesmo produto é visto em diferentes regiões. Bibliografia Básica: KEEGAN, K. J. (2013). Marketing Global. 7a Edição, Saraiva. KOTLER, P., & KOTLER, M. (2015). Conquistando mercados mundiais: como as empresas investem e prosperam nas cidades mais dinâmicas do mundo. Trad. de Janda Montenegro da Silva. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Júlio Araújo Carneiro da Cunha |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |