Atividade

94493 - Finanças Aplicadas ao Marketing

Período da turma: 22/05/2021 a 31/12/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Introduzir o participante do curso à administração Financeria aplicada ao Marketing em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ao final desta disicplina o participante deverá estar apto a identificar as decisões fianceiras que influenciam as ações de Marketing da sua organização e dos principais concorrentes nos mercados-alvo e estabelecer ações/decisões financeiras que influenciam as ações de Marketing.

Ementa: Indicadores Financeiros. Alavancagem operacional e financeira. Fluxo de Caixa. Capital de Giro. Matemática financeira – Juros Compostos. Estrutura de Capital e Avaliação. Ferramentas de Análise de Investimentos: ROI, Pay Back, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo: 
-Conceito de juro e de taxas de juros
-Conceito de capital e de montante
-Diagrama do fluxo de caixa
-Conceito de valor do dinheiro no tempo: VPL e TIR.
-Conceito de capitalização
-Juros simples e compostos
-Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda

Bibliografia
Básica: ASSAF NETO, A. (2017). Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas.
GITMAN, L. J. (2010). Administração Financeira. 12º Edição. São Paulo: Pearson.
ROSS; WESTERFELD; JAFFE; LAMB. (2015). Administração Financeira. São Paulo: McGraw Hill.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Daniel Reed Bergmann


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP