94493 - Finanças Aplicadas ao Marketing |
Período da turma: | 22/05/2021 a 31/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo: Introduzir o participante do curso à administração Financeria aplicada ao Marketing em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, Europa e Asia. Ao final desta disicplina o participante deverá estar apto a identificar as decisões fianceiras que influenciam as ações de Marketing da sua organização e dos principais concorrentes nos mercados-alvo e estabelecer ações/decisões financeiras que influenciam as ações de Marketing.
Ementa: Indicadores Financeiros. Alavancagem operacional e financeira. Fluxo de Caixa. Capital de Giro. Matemática financeira – Juros Compostos. Estrutura de Capital e Avaliação. Ferramentas de Análise de Investimentos: ROI, Pay Back, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: -Conceito de juro e de taxas de juros -Conceito de capital e de montante -Diagrama do fluxo de caixa -Conceito de valor do dinheiro no tempo: VPL e TIR. -Conceito de capitalização -Juros simples e compostos -Matemática financeira e estratégias comerciais de compra e venda Bibliografia Básica: ASSAF NETO, A. (2017). Matemática Financeira e suas Aplicações. São Paulo: Atlas. GITMAN, L. J. (2010). Administração Financeira. 12º Edição. São Paulo: Pearson. ROSS; WESTERFELD; JAFFE; LAMB. (2015). Administração Financeira. São Paulo: McGraw Hill. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Daniel Reed Bergmann |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |