94489 - Análise Estratégica |
Período da turma: | 22/05/2021 a 31/12/2022
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Descrição: | Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identifcar as estratégias de Marketing da empresa em que atua e dos principais concorrentes em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, identificar os pontos fortes e fracos das estratégias de marketing de sua empresa e concorrentes nos mercados de interesse.
Ementa: Negócio. Matriz BGC. Matriz GE. Matriz SWOT (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças). Grupos Estratégicos. Ciclo de vida de produto. Matriz Ansoff. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - O que é Negócio - Taxa de Crescimento de Mercado - Participação relativa de mercado - Atratividade de mercado - Força do Negócio - Crescimento Intensivo , Intensivo e Integrado - Conceito de Forças e Fraquezas - Conceito de Oportunidades e Ameaças - Ferramentas de Analise Estratégica: BCG, matriz Ansoff, Diamante de Porter, Matriz GE. Bibliografia Básica:Hitt, Michael A.; Administração estratégica: competitividade e globalização, São Paulo: 2. ed – São Paulo : Cengage Learning, 2011. Hooley, G. J.; Piercy, F. N.; Nicoulaud, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo, 4a Edição. 3a reimpressão. São Paulo: Pearson, 2015. Kotler, P.; Keller,K. L. Administração de Marketing - 14ª Ed. São Paulo: Pearson, 2012 Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Renato Telles |
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