Atividade

94489 - Análise Estratégica

Período da turma: 22/05/2021 a 31/12/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identifcar as estratégias de Marketing da empresa em que atua e dos principais concorrentes em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, identificar os pontos fortes e fracos das estratégias de marketing de sua empresa e concorrentes nos mercados de interesse.

Ementa: Negócio. Matriz BGC. Matriz GE. Matriz SWOT (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças). Grupos Estratégicos. Ciclo de vida de produto. Matriz Ansoff.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- O que é Negócio
- Taxa de Crescimento de Mercado
- Participação relativa de mercado
- Atratividade de mercado
- Força do Negócio
- Crescimento Intensivo , Intensivo e Integrado
- Conceito de Forças e Fraquezas
- Conceito de Oportunidades e Ameaças
- Ferramentas de Analise Estratégica: BCG, matriz Ansoff, Diamante de Porter, Matriz GE.

Bibliografia
Básica:Hitt, Michael A.; Administração estratégica: competitividade e globalização, São Paulo: 2. ed – São Paulo : Cengage Learning, 2011.

Hooley, G. J.; Piercy, F. N.; Nicoulaud, B. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo, 4a Edição. 3a reimpressão. São Paulo: Pearson, 2015.

Kotler, P.; Keller,K. L. Administração de Marketing - 14ª Ed. São Paulo: Pearson, 2012

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Renato Telles


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP