94487 - Marketing de Varejo |
Período da turma: | 22/05/2021 a 31/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo: Apresentar os aspectos específicos da administração mercadológica de empresas varejistas, abordando os principais conceitos do marketing relacionado ao varejo e ao mercado de consumo no Brasil, EUA, países da Europa e Ásia.
Ementa:. Varejo: conceito, evolução e grandes números; Varejo: canais de distribuição e formatos; Integração dos Canais no Varejo; Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Conceito de varejo; - Evolução do varejo mundial e nacional; - Grandes números desse segmento; - Fatores determinantes do consumo; - Contexto da distribuição; - Formatos varejistas; - Varejo multicanal; - Jornada de compra dos consumidores; - Desafios da integração de canais no varejo; - Omnichannel; - Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo. Bibliografia Básica: LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York: McGrawHill Education, 2015. PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014. SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016 Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
José Glimovaldo Lupoli Junior Marcos Roberto Luppe |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |