Atividade

94487 - Marketing de Varejo

Período da turma: 22/05/2021 a 31/12/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: Apresentar os aspectos específicos da administração mercadológica de empresas varejistas, abordando os principais conceitos do marketing relacionado ao varejo e ao mercado de consumo no Brasil, EUA, países da Europa e Ásia.

Ementa:.
Varejo: conceito, evolução e grandes números; Varejo: canais de distribuição e formatos; Integração dos Canais no Varejo; Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Conceito de varejo;
- Evolução do varejo mundial e nacional;
- Grandes números desse segmento;
- Fatores determinantes do consumo;
- Contexto da distribuição;
- Formatos varejistas;
- Varejo multicanal;
- Jornada de compra dos consumidores;
- Desafios da integração de canais no varejo;
- Omnichannel;
- Tendências do marketing, do varejo e do mercado de consumo.

Bibliografia
Básica: LEVY, M., WEITZ, B.A.; GREWAL, D. Retailing Management, 9th ed. New York: McGrawHill Education, 2015.
PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia, 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
SERRENTINO, A. Varejo e Brasil: reflexões estratégicas. 2ª ed. São Paulo: [s.n.], 2016

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: José Glimovaldo Lupoli Junior
Marcos Roberto Luppe


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP