94482 - Brand Equity |
Período da turma: | 22/05/2021 a 31/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos
Discutir os conceitos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, patrimônio de marca; Estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas, aplicados nos Estados Unidos, Europa e Asia. Discutir a gestão estratégica da marca no Brasil e no Mundo, especificamente Estados Unidos, Europa e Asia. Investigar as metodologias de mensuração/atribuição de valor à marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas. Ementa: Conceito de Marca; Estrutura de Marca; Patrimônio de Marca; Design; Gestão de Marca a experiência Internacional. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Programa • Conceitos e definições de marca e gestão de marca. • Arquitetura, Identidade e Design de Marca • Tipos e Escolha de Marca (Naming) • Construção e Posicionamento de Marca • Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca • Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Asia. • Aspectos legais sobre marcas e patentes. Bibliografia Básica: Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman Editora. Aaker, D. (2015). On Branding. 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. Bookman Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Heliodoro Teixeira Bastos Filho |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |