Atividade

94482 - Brand Equity

Período da turma: 22/05/2021 a 31/12/2022

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Descrição: Objetivos
Discutir os conceitos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, patrimônio de marca;
Estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas, aplicados nos Estados Unidos, Europa e Asia.
Discutir a gestão estratégica da marca no Brasil e no Mundo, especificamente Estados Unidos, Europa e Asia.
Investigar as metodologias de mensuração/atribuição de valor à marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas.

Ementa:
Conceito de Marca; Estrutura de Marca; Patrimônio de Marca; Design; Gestão de Marca a experiência Internacional.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Programa
• Conceitos e definições de marca e gestão de marca.
• Arquitetura, Identidade e Design de Marca
• Tipos e Escolha de Marca (Naming)
• Construção e Posicionamento de Marca
• Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca
• Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Asia.
• Aspectos legais sobre marcas e patentes.

Bibliografia
Básica: Aaker, D. A., & Joachimsthaler, E. (2009). Como construir marcas líderes. Bookman Editora.

Aaker, D. (2015). On Branding. 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. Bookman

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Heliodoro Teixeira Bastos Filho


 
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