Atividade

94479 - Marketing de Relacionamento

Período da turma: 22/05/2021 a 31/12/2022

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Descrição: Objetivo: Introduzir ao participante do curso o Marketing de Relacionamento em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, e Europa. Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as principais ações de Marketing Relacional e Customer Experience (antigo CRM - Customer Relationship Management), seu processo de implementação e filosofia de gestão para empresas de diferentes segmentos em mercados emergentes e desenvolvidos.

Ementa: Marketing de Relacionamento. Marketing Internacional. Mercados Emergentes. Construção da Lealdade. Tipos de clientes e suas necessidades em diferentes países. Modelos de relacionamento com o cliente. Gestão do relacionamento. Customer Experience (CRM). Pós-venda.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Marketing de Relacionamento e Marketing Internacional.
-Mercados Emergentes.
-Lealdade, conceito e construção.
-Tipos de clientes no Brasil, Estados Unidos, Europa, entre outros.
-Modelos de gestão do relacionamento com clientes
-Orientação para Mercado e como mensurá-la.
-Customer Experience Strategy: metodologia 1to1 e sua aplicação na construção de relacionamentos.
-A segmentação pelo modelo RFV e sua aplicação para as empresas.
- Programas de relacionamento.

Bibliografia Básica:
ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, Andrea. Gestão dos stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse. Editora Saraiva, 2010.

DEMO, Gisela (org). Marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Atlas, 2015.

SILVA, FG da; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do relacionamento com o cliente. 3ª ed.  São Paulo: Cengage Learning. 2016.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Miguel Angelo Hemzo


 
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