94479 - Marketing de Relacionamento |
Período da turma: | 22/05/2021 a 31/12/2022
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Descrição: | Objetivo: Introduzir ao participante do curso o Marketing de Relacionamento em âmbito internacional enfatizando as semelhanças e diferenças entre os mercados Brasileiro, Estados Unidos da América, e Europa. Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a identificar as principais ações de Marketing Relacional e Customer Experience (antigo CRM - Customer Relationship Management), seu processo de implementação e filosofia de gestão para empresas de diferentes segmentos em mercados emergentes e desenvolvidos.
Ementa: Marketing de Relacionamento. Marketing Internacional. Mercados Emergentes. Construção da Lealdade. Tipos de clientes e suas necessidades em diferentes países. Modelos de relacionamento com o cliente. Gestão do relacionamento. Customer Experience (CRM). Pós-venda. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Marketing de Relacionamento e Marketing Internacional. -Mercados Emergentes. -Lealdade, conceito e construção. -Tipos de clientes no Brasil, Estados Unidos, Europa, entre outros. -Modelos de gestão do relacionamento com clientes -Orientação para Mercado e como mensurá-la. -Customer Experience Strategy: metodologia 1to1 e sua aplicação na construção de relacionamentos. -A segmentação pelo modelo RFV e sua aplicação para as empresas. - Programas de relacionamento. Bibliografia Básica: ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, Andrea. Gestão dos stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse. Editora Saraiva, 2010. DEMO, Gisela (org). Marketing de relacionamento e comportamento do consumidor. Atlas, 2015. SILVA, FG da; ZAMBON, Marcelo Socorro. Gestão do relacionamento com o cliente. 3ª ed. São Paulo: Cengage Learning. 2016. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Miguel Angelo Hemzo |
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