94477 - Comportamento do Consumidor |
Período da turma: | 22/05/2021 a 31/12/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos: Ao final o participante deverá estar apto a identificar as diferenças e semelhanças do comportamento do consumidor em mercados internacionais, com ênfase no Mercado Brasileiro, dos Estados Unidos da América, Europa e Asia. E, em seguida, estabelecer ações de marketing para cada um desses mercados.
Ementa: Influências externas e internas que moldam a decisão de compra do consumidor. Processo de decisão de compra do consumidor. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Introdução ao Comportamento do Consumidor - Necessidades e Motivações - Percepção do Consumidor - Personalidade e Comportamento do Consumidor - Aprendizagem e Envolvimento do Consumidor - Atitudes e Mudança de Atitudes - Influências Sociais e Culturais - Processo Decisório Individual - Difusão de Inovações - Processo Decisório Grupal e Organizacional Bibliografia Básica: SOLOMON, Michael R. Comportamento do Consumidor. Comprando, possuindo e sendo. 11a Edição. Porto Alegre: Bookman, 2016. Bibliografia Complementar: Blackwell, R. D., Miniard, P., Engel, J. F. Comportamento do Consumidor. Cengage Learning, 2011. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Evandro Luiz Lopes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |