Atividade

93568 - Seminários: Cuidado em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas/ Construção de Projetos Terapêuticos Singulares

Período da turma: 01/08/2021 a 22/12/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos
Introduzir o aluno ao estudo de recursos e ferramentas profissionais para o desenvolvimentos de projetos terapêuticos no contexto do trabalho interprofissional nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial;

Conteúdo programático:

1. Atenção psicossocial: princípios e estratégias, trabalho interprofissional e redes sociais;
2. Construção de projetos terapêuticos singulares orientados pelo princípio da integralidade e participação: teoria e prática;
3. Proposições do Modelo de Matriz


Bibliografia Básica

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Coordenação Nacional de DST/Aids. A Política do Ministério da Saúde para atenção integral a usuários de álcool e outras drogas/ Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Coordenação Nacional de DST e Aids. – Brasília: Ministério da Saúde; 2003.
Brasil. PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde.


Mângia EF e Barros, Oliveira J. Projetos terapêuticos e serviços de saúde mental: caminhos para a construção de novas tecnologias de cuidado Rev. Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo [online]. vol.20, n.2, pp. 85-91; 2009.

Mângia EF, Muramoto, Tieko M. Redes sociais e construção de projetos terapêuticos: um estudo em serviço substitutivo em saúde mental. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 18, p. 54-62; 2007.

Mângia EF, Muramoto, Tieko M. Integralidade e construção de novas profissionalidades no contexto dos serviços substitutivos de saúde mental. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 17, p. 115-122; 2006.

Mângia, E.F.; Muramoto, M.T.. Modelo de Matriz: ferramenta para a construção de boas práticas em saúde mental comunitária. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 118-125, maio/ago. 2009


OMS/OPAS Relatório sobre a saúde no mundo- 2001. Saúde Mental: Nova concepção, Nova esperança: Gráfica Brasil, Organização Mundial da Saúde; 2001.

Saraceno B. Libertando Identidades. Da reabilitação Psicossocial à cidadania possível, Belo Horizonte: Instituto Franco Basaglia/ TeCorá; 1999. (Cap. 1,2,3 e 6)

Thornicroft G; Tansela M. Boas Práticas em Saúde Mental Comunitária (Tradução: Melissa Muramoto). Barueri: Ed. Manole; 2009.

Carga Horária:

114 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Ana Lucia Marinho Marques
Elisabete Ferreira Mângia
Helton Alves de Lima
Isabel Bernardes Ferreira
Leon de Souza Lobo Garcia
Lívia Bustamante van Wijk
Mariana Verpa Sanches
Melissa Tieko Muramoto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP