92358 - Saúde Mental de Grupos Vulneráveis |
Período da turma: | 02/03/2020 a 28/02/2022
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Descrição: | Ementa:
O reconhecimento e o tratamento de problemas mentais em populações vulneráveis representa um desafio para a rede de atenção à saúde e da assistência social, responsáveis pelo acolhimento e integração desta população no SUS (Sistema Único de Saúde) e no SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Integrar a perspectiva dos direitos humanos à saúde nos possibilita alcançar novas maneiras de apreensão e direcionamento de problemas sociais complexos, permitindo a interação com novos atores e a utilização de novos mecanismos na produção do cuidado. Tendo como base a intersetorialidade e a participação social, a disciplina organiza suas ações em parceria com entidades da sociedade civil que atuam na atenção a grupos vulneráveis (especialmente pessoas em situação de rua, imigrantes e refugiados). Neste contexto, apresentaremos os principais tópicos de saúde mental relacionados às situações de vulnerabilidade social, compreendendo o processo saúde - doença não é restrito à sua dimensão biológica e individual; destacando seus aspectos de expressão e determinação no contexto sócio - econômico e cultural. Ao final da disciplina o aluno Residente deve estar apto a: 1. Compreender como os determinantes sociais podem levar ao sofrimento psíquico, aos transtornos mentais e aos comportamentos de risco, com consequências psicológicas e fisiológicas; 2. Identificar fatores de risco à saúde mental de grupos vulneráveis, especialmente pessoas em situação de rua, imigrantes e refugiados; 3. Conhecer as barreiras de acesso aos serviços e desenvolver estratégias de cuidado em rede para superá-las; 4. Valorizar a humildade cultural a consciência ética nas abordagens à saúde mental de grupos vulneráveis; 5. Elaborar projetos terapêuticos, ações de prevenção e promoção de saúde mental dentro de seu campo de atuação profissional. Conteúdo Programático: O conteúdo programático teórico incluirá: determinantes sociais da saúde mental, perfil epidemiológico de populações específicas (pessoas em situação de rua, em vulnerabilidade habitacional, imigrantes e refugiados), fatores de risco, as barreiras de acesso aos serviços e uma síntese sobre as boas práticas recomendadas em vários contextos. Tendo como referencial teórico metodológico os princípios da aprendizagem participativa (Participatory Learning and Action), o detalhamento do conteúdo será desenvolvido em conjunto em conjunto com os residentes participantes a partir das práticas de atendimento. Critérios de avaliação 1. Frequência e participação nas atividades propostas. 2. Portfólio contendo registros e reflexões sobre as atividades realizadas no decorrer da disciplina Bibliografia Básica: 1. Compton M, Shim R. The Social Determinants of Mental Health. American Psychiatric Publishing: United States, 2015, 270p. 2. World Health Organization and Calouste Gulbenkian Foundation. Social determinants of mental health. Geneva, World Health Organization, 2014. 3. Santana, CLA; Rosa, AS. Saúde Mental das Pessoas em Situação de Rua: Conceitos e Práticas para Profissionais da Assistência Social. 4. Mota, A. Marinho, G. Saúde e História de Migrantes e Imigrantes. Direitos, Instituições e Circularidades - São Paulo : USP, Faculdade de Medicina: UFABC, Universidade Federal do ABC: CD.G Casa de Soluções e Editora, 2014 5. World Health Organization. Refugees Mental Health. Geneva, 1996. 6. Guggenbühl-Craig, A. O Abuso do poder na psicoterapia: e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. Tradução Roberto Gambini. São Paulo: Paulus, 2004. 7. Hunter, J.K. Barriers to providing health care to homeless persons: a survey of provider’s perceptions. Health Values: The Journal of Health Behavior, Education & Promotion. 15: 3-11, 1991. 8. Mann, J. M. Public health and human rights. Human rights. Journal of the section of individual rights and responsabilities, v. 25, n. 4, 1998. 9. Substance Abuse and Mental Health Services Administration (SAMHSA). Behavioral Health Services for People Who Are Homeless. Treatment Improvement Protocol (TIP) Series 55. HHS Publication No. (SMA) 13-4734. Rockville, MD: Substance Abuse and Mental Health Services Administration,2013. 10. Wahlbeck, K., Cresswell-Smith, J., Haaramo, P. et al. Interventions to mitigate the effects of poverty and inequality on mental health. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol (2017) 52: 505. https://doi.org/10.1007/s00127-017-1370-4 |
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Carga Horária: |
564 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 8 | ||||
Ministrantes: |
Carmen Lúcia Albuquerque de Santana |
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