92338 - Educação em Saúde |
Período da turma: | 01/03/2021 a 28/02/2022
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Descrição: | EMENTA:
Capacitar o aluno da residência os conceitos dos processos educativos para o trabalho dos profissionais da saúde. OBJETIVOS: Apresentar subsídios ao aluno para o planejamento como instrumento da ação educativa no trabalho dos profissionais na área da saúde. 1. Conteúdo programático: - Processos educativos para o trabalho da saúde; - Planejamento como instrumento da ação educativa; - Estratégias pedagógicas na educação em saúde; - Processos de avaliação nos programas de educação e saúde. ESTRATÉGIAS DE ENSINO - Aula expositivo-dialogada; - Exposição de filme e contextualização; - Debates e estudo de caso. AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA A avaliação se dará pela análise de discussão de caso e trabalhos, cuja confecção pode ser realizada em grupo, de modo individual ou prova de conhecimentos com notas de 0 a 10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Minayo, MSC. “Fase de trabalho de campo”. In: O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo Rio de Janeiro HUCITEC-ABRASCO, 2006. Minayo, MSC. (org) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1998. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo populacional 2004. [citado em 2010 jun. 22]. Disponível em http://www.ibge.gov.br. Mancia JR, Cabral LC, Koerich MS. Educação Permanente no contexto da Enfermagem e da saúde. Ver. Bras. Enferm. 2004; Set-Out; 606-10. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5ª ed. São Paulo: Hucitec; 2006. Rolim MA. As representações sociais acerca do doente mental atendido em emergências psiquiátricas [tese]. São Paulo: Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico, Universidade de São Paulo; 1993. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 8 | ||||
Ministrantes: |
Francisco Lotufo Neto |
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