Atividade

92272 - NETSS - Orientação, elaboração e apresentação do TCR

Período da turma: 01/03/2021 a 28/02/2022

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Descrição: EMENTA
A pesquisa é um fundamental instrumento de trabalho do assistente social, bem como condição essencial para a construção de conhecimento científico. Assim sendo, a disciplina se torna fundamental para a capacitação do aluno como profissional crítico e compromissado com construção e ampliação da teoria das ciências sociais.

OBJETIVO
Capacitar o aluno para a realização de pesquisas em situações concretas da realidade, sistematizando a elaboração do projeto de pesquisa, a coleta, análise e interpretação de dados bem como do relatório de pesquisa sob a forma de trabalho científico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I - Planejamento de pesquisa
1.1 - O projeto de pesquisa
1.1.1 - A escolha do tema
1.1.2 - Justificativa e fundamentação teórica
1.1.3 - Objetivos (geral e específicos)
1.1.4 - Metodologia: universo, amostra e instrumental
1.1.5 - Forma de análise dos dados
1.1.6 - Cronograma
1.1.7 - Referências
1.2 - Tipologia da pesquisa
1.2.1 - Pesquisa qualitativa
1.2.2 - Pesquisa quantitativa
1.3 - Instrumentos de coleta de dados
1.3.1 - Observação
1.3.2 - Entrevista
1.3.3 - Questionário
1.3.4 - Formulário
1.3.5 - Depoimento
1.3.6 - História de vida
1.3.7 - Grupo focal
1.3.8 - Análise documental
Unidade II - Coleta de dados
2.1 - Elaboração dos instrumentos de coleta de dados
2.2 - Pré-teste
2.3 - Aplicação dos instrumentos
Unidade III - Análise de dados
3.1 - Sistematização de dados
3.2 - A compreensão dos dados
3.3 - Análise de conteúdo
3.4 - Relatório de pesquisa

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
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FILHO, J.M.; LEHFELD N.A .S. (Orgs.). Prática de pesquisa. Franca: UNESP, 2004. 178p.
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LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A.M. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Líber Livro Ed. 2005. 97p. (Série Pesquisa, v.12).
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MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa cientifica em ciências sociais. 2. ed – São Paulo: Atlas, 2009. 204p.
MINAYO, M.C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: HUCITEC-ABRASCO, 2010. 407p.
MINAYO, M.C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31 ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 108p.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M.H.T.A. O Processo de pesquisa iniciação. Brasília: Líber Livro Ed. 2 ed. 2006. 124p. (Série Pesquisa, v.2).
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SETÚBAL, A.A. Desafios à pesquisa no Serviço Social: da formação acadêmica à pratica profissional. Rev.Katál. Florianópolis v.10 n. Esp. p. 64-72, 2007.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cortez, 2007. 296p.
TURATO, E.R.Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epstemiológica, discussão comparada e aplicada nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 685p.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. HOSPITAL DE REABILITAÇÃO DE ANOMALIAS CRANIOFACIAIS. Guia de orientação para elaboração de monografia, dissertação e tese. Bauru: Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2003.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2010. 248p.

Carga Horária:

156 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3
 
Ministrantes: Erica Aparecida Brandão Dolo Fabiano
Talita Fernanda Stabile Fernandes


 
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