92271 - NETSS - Organização e gestão social de serviços |
Período da turma: | 01/03/2021 a 28/02/2022
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Descrição: | EMENTA
A gestão social como ferramenta importante para o Serviço Social, tanto na administração pública como em empresas e organizações de terceiro setor. OBJETIVOS • Explicitar gestão social caracterizada pela democracia, flexibilidade, envolvimento e comunicação entre os participantes, abordando: processos administrativos para a administração de organizações sociais; a tecnologia de gerência social; os contextos de gestão privada e pública, suas diferenças, especificidades e interações. • Propor subsídios que apontam para uma nova práxis profissional. • Estimular uma postura ética comprometida com os usuários diante dos aspectos da política da saúde e reabilitação. • Preparar os alunos para o exercício de suas funções na prática profissional com fundamentos na ética profissional do Serviço Social. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Gestão social e as políticas públicas; gestão social e a transformação da sociedade. 2. O assistente social enquanto gestor no processo de descentralização em empresas públicas e privadas. 3. Gestão do trabalho em saúde: política de gestão do trabalho em saúde. 4. Estratégias e modelos de gestão na saúde. BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS BAPTISTA, M.V. Planejamento Social. 3 ed. Veras. 2013. 155p. CANÇADO, A.C.; TENÓRIO, F.G.; PEREIRA, J.R. Gestão social: reflexões teóricas e conceituais. Cad. EBAPE.BR, v. 9, n. 3, artigo 1, RJ, 2011. CARVALHO, J.A. Processo de trabalho do assistente social na gestão em saúde: uma análise no município de Fortaleza. Dissertação: Programa de Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, 2015. GIFE. Financiando a organização de comunidades: a mudança social por meio de participação cidadã. Disponível em: https://sinapse.gife.org.br/download/financiando-a-organizacao-de-comunidades-a-mudanca-social-por-meio-de-participacao-cidada. Acesso em 25/07/2019. FUNDAÇÃO ABRINQ; SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC. Guia de gestão para quem dirige entidades sociais. São Paulo, 2002. 159p. MAIA, M. Gestão social – reconhecendo e construindo referenciais. Revista Virtual Textos & Contextos. n.4, ano IV, dez., 2005. MIOTO, R.C.T; NOGUEIRA, V.M.R. Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde. In: Mota. Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2009. p. 273-303. TORRES, M.M.; LANZA, L.M.B. Serviço Social: exercício profissional do Assistente Social na gestão de políticas públicas. Argumentum, Vitória, v. 5, n.1, p. 197-215, jan./jun. 2013. |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Rayanne Meyer Barduzzi Galvani |
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