92200 - NC - Família e desenvolvimento humano |
Período da turma: | 02/03/2020 a 28/02/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVO
Dar subsídios aos residentes para que possam conhecer e identificar características de famílias de pessoas com deficiência e seu funcionamento, para reconhecer aspectos relacionados à saúde das mesmas e posteriormente encaminhar para atendimento especializado. Possibilitar o conhecimento do desenvolvimento neurocognitivo, nas diferentes fases do ciclo vital referentes à infância e adolescência. METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas, discussão de textos, atividades práticas, discussão de casos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceito de família. Finalidades da família. A importância da família na identidade do indivíduo. A família como sistema que se desenvolve no tempo e em contexto cultural específico. Um esquema para avaliar a família. Desenvolvimento, crescimento e os processos de mudança: aspectos biopsicossociais. Períodos do desenvolvimento cognitivo. Teorias do desenvolvimento. Desenvolvimento neurocognitivo na infância. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Frequência em aula; interesse e participação; desempenho nas atividades práticas; entrega de trabalhos escritos; construção de portfólio. BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS BEE, H. A criança em desenvolvimento. SP: Harper & Row, 2003. MOURA-RIBEIRO, M.V.L. e GONÇALVES, V.M.G. Neurologia do Desenvolvimento da Criança. SP: Revinter, 2009. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 17 | ||||
Ministrantes: |
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim Maria Irene Bachega Mariani da Costa Ribas |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |