Atividade

92198 - NC - Ética e Bioética

Período da turma: 02/03/2020 a 28/02/2021

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Descrição: OBJETIVOS
• Refletir sobre os fundamentos filosóficos que influenciam a construção do pensamento e da prática profissional na área da saúde na realidade social brasileira.
• Propor subsídios que apontam para uma nova práxis profissional fundamentada na bioética.
• Estimular uma postura ética comprometida com os usuários diante dos aspectos da política da saúde.
• Refletir sobre as Diretrizes Bioéticas que envolvem o ser humano em todas as fases de sua vida.

METODOLOGIA
• Projeção de filmes, aulas expositivas, debates e recomendações de leituras, apresentação de resenhas pertinentes.
• Estudos de textos didáticos, estudos individuais e fichamento de textos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I - Pressupostos filosóficos da Ética Profissional
1.1 Ética e filosofia
1.2 Ética e moral
1.3 Critérios de moralidade
1.4 Aspectos fundantes da visão humanista
Unidade II - Ética e bioética em saúde
2.1 Bioética: conceito, princípios básicos e campo de atuação
2.2 Discussão e análise sobre a Resolução nº 196/96
Unidade III - Ética Profissional no mundo de hoje
3.1 As relações éticas diante da finitude humana: o direito de morrer humanamente
3.2 Estudos sobre os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Entregar de trabalho individual fundamentado no conteúdo programático que será proposto pelo professor.

BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
BARCHIFONTAINE, C.P. Bioética, ética da vida. Serviço Social & Realidade, Franca, 6 (1): 141-146, 1997-1998.
BOFF, L. Saber Cuidar – Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. Ministério da Saúde (Conselho Nacional de Saúde). Resolução nº 96/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: 1996.
COTRIN, G. Fundamentos da Filosofia – ser, saber e fazer. São Paulo: Saraiva, 1999.
DRANE, J.; PESSINI, L. Bioética, Medicina e Tecnologia: Desafios éticos na fronteira do conhecimento humano. São Paulo: Loyola, 2005.
DUPAS, G. Ética e poder na Sociedade da informação. São Paulo: UNESP, 2001.
DUSSEL, E.D. Para uma ética da libertação latino-americana. São Paulo: Loyola, s.d. 5v.
ECO, U. Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record. 1998.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.
GARRAFA, V; KOTTOW, M.; SAADA, A. Bases conceituais da Bioética:enfoque latino-americano. São Paulo: Gaia, 2006.
GRAMSCI, A. Introdução à Filosofia da Práxis. Lisboa, Ed. Antidoto, 1978.
GUARESCHI, P.A. Consciência Moral emergente. Aparecida: Santuário, 1989.
HOSSNE, S.W.; SIQUEIRA, J.E.; PESSINI L. (org.) Bioética em Tempos de Incertezas. São Paulo: Loyola, 2010.
MARCILIO, M.L.; RAMOS, E.L. Ética na virada do século: “Busca do Sentido da Vida”. São Paulo: LTr. 1997.
MARTIN, L.A. Ética Médica diante do Paciente Terminal. Aparecida: Santuário, 1992.
MARTINELLI, M.L. Serviço Social: Identidade e alienação. São Paulo: Cortez, 1989.
OLIVEIRA, M.A. de. Ética e Racionalidade Moderna. São Paulo: Loyola, 1993.
PESSINI, L. Eutanásia e América Latina: Questões Ético-Teológicas. Aparecida: Santuário, 1990.
QUEIROZ, J.J. (org.). Ética do Mundo de Hoje. São Paulo: Paulinas, 1985.
SÁ, A.L. de. Ética Profissional. São Paulo: Atlas, 1998.
SAVIANI, D. Educação Brasileira. São Paulo: Ed. Saraiva,1975.
SEVERINO, A.J. Filosofia da Educação – construindo a cidadania. São Paulo: FTD. 1994.
SILVEIRA, U. A ética Profissional na virada do século. Serviço Social & Realidade, Franca, V. 8, n.2, p. 89-101, 1999.
SOUZA, H. Ética de Cidadania. São Paulo: Moderna, 1994.
SPAEMANN, R. Ética: cuestiones fundamentales. Navarra: EUNSA, 1995.
VASQUEZ, A. Ética. São Paulo: Civilização Brasileira, 1983.
ZAJDSZNAJDER, L. Ética, Estratégia e Comunicação: na passagem da modernidade à pós-modernidade. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 17
 
Ministrantes: Camila de Oliveira Rodini Pegoraro
Izabel Maria Marchi de Carvalho


 
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