Atividade

92195 - NC - Aspectos psicossociais, legais e reabilitação das fissuras orofaciais

Período da turma: 02/03/2020 a 28/02/2021

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Descrição: ABRANGE:
1. Protocolos internacionais e estudos multicêntricos
2. Aspectos psicossociais das fissuras labiopalatinas
3. Prótese de Palato
4. Aspectos legais da reabilitação
5. Telessaúde

OBJETIVOS
1. Compartilhar experiências e provocar reflexões que possam contribuir para a implementação de outros serviços, nesta área tão específica, pelo Brasil afora.
2. Trazer ao conhecimento do residente as teorias do desenvolvimento psicossocial e suas fases. Caracterizar os aspectos psicossociais da pessoa com fissura e dar condições para sua compreensão, favorecendo sua participação no processo de reabilitação como integrante da equipe. Apresentar a Psicologia Hospitalar e o papel do psicólogo a atuação interdisciplinar. Caracterizar, discutir e compartilhar questões direcionadas à compreensão dos aspectos psicossociais relevantes à estruturação do desenvolvimento e a reabilitação da pessoa com fissura labiopalatina e sua família. Propor estratégias de atuação interdisciplinar que visem o bem-estar e a qualidade de vida.
3. Fornecer conhecimentos teórico-práticos sobre o processo de reabilitação da fala por meio de prótese de palato e obturadores faríngeos. Fornecer conhecimentos sobre o processo de confecção das próteses de palato e obturadores faríngeos.
4. Analisar as políticas sociais brasileiras. Discutir e analisar a Política de Seguridade Social no Âmbito da Saúde, Previdência Social e Assistência Social. Operacionalizar os conceitos de política social e cidadania, entre outros. Adentrar no seara do direito e conhecer as diversas normas jurídicas existentes no Brasil, que disciplinam a vida do ser humano em sociedade e que possibilitam a garantia do exercício de sua cidadania – permitindo, assim, que o aluno consiga analisar a exclusão social e as políticas de inclusão.
5. Compartilhar conhecimentos e experiências envolvendo ações em telessaúde nas síndromes e anomalias craniofaciais. Possibilitar a análise dos aspectos clínicos e práticos de telessaúde para o gerenciamento dos casos. Favorecer a integração entre práticas em alta complexidade e serviços de atenção básica oferecidos nas cidades de origem dos pacientes.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas, troca de experiências e discussão de casos clínicos, apresentação de vídeos, leitura dirigida e debates sobre temas relevantes aos conteúdos ministrados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Anomalias craniofaciais e abordagem terapêutica. Protocolos internacionais e estudos multicêntricos na reabilitação da fissura labiopalatina.
2. Fases do desenvolvimento psicossocial e suas aprendizagens. Aspectos psicossociais da pessoa com fissura em seu desenvolvimento. O papel da Psicologia e o contexto hospitalar. A integração da criança fissurada em seu meio familiar, escolar e na adolescência. Desempenho psicossocial avaliado em pacientes na fase final do tratamento no HRAC-USP. Aspectos psicossociais: conceituação e aplicabilidade no campo interdisciplinar. A participação da Psicologia no processo interdisciplinar: recursos e possibilidades. Aspectos psicossociais relevantes para a pessoa com fissura labiopalatina nas diversas fases do desenvolvimento. Qualidade de vida e avaliação psicossocial. Ajustamento psicossocial e resiliência.
3. Função normal e disfunção velofaríngea. Diagnóstico e tratamento das alterações de fala nas fissuras labiopalatais. Reabilitação protética em Odontologia e técnicas de confecção das próteses de palato e obturadores faríngeos. Reabilitação de fala por meio de fonoterapia intensiva de pacientes que fazem uso de prótese de palato ou obturadores faríngeos.
4. As políticas sociais e o Serviço Social. Conceitos: Estado, Sociedade Civil e Política Social. A sociedade civil no espaço público: relação Estado-Sociedade, pobreza, cidadania e direitos sociais. Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Descentralização e municipalização da Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Política de Seguridade Social e a Constituição Federal de 1988: direitos e garantias fundamentais; princípio da igualdade; princípio da legalidade; direito à vida. Código Civil: das pessoas – sujeitos do direito, personalidade jurídica, capacidade, casamento, união estável, separação e divórcio. O Estatuto da Criança e do Adolescente: abrangência, Pátrio Poder, guarda, adoção e Conselho Tutelar. Direitos das pessoas com deficiência: benefício de prestação continuada, transporte gratuito, reserva de cotas no mercado de trabalho e concursos públicos.
5. Noções básicas sobre telessaúde no Brasil. Noções básicas sobre teleducação no HRAC-USP. Noções básicas sobre teleassistência no HRAC-USP. Noções básicas sobre serviços de alta complexidade e de atenção básica à saúde.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Seminários com temas pré-definidos. Estudo de material indicado e entrega de resenhas críticas. Participação do residente em aula e nas atividades propostas.

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Carga Horária:

86 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 17
 
Ministrantes: Cláudia Berbert Campos
Cristiano Tonello
Homero Carneiro Aferri
Jeniffer de Cassia Rillo Dutka
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
Maria Irene Bachega
Mariani da Costa Ribas
Mônica Moraes Waldemarin Lopes
Wanderléia Quinhoneiro Blasca


 
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