Atividade

91767 - A educação no Renascimento: textos e contextos.

Período da turma: 08/11/2019 a 06/12/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos

Introduzir o conceito de Renascimento. Analisar diversas facetas do movimento renascentista na Itália. Compreender a relevância das artes para o período. Problematizar a ideia de retomada de “ideais” gregos e latinos. Problematizar o “distanciamento” forçado em relação a história anterior. Difundir o projeto pedagógico dos studia humanitatis. Ler textos da época que tratam da educação. Compreender qual concepção de educação era sustentada. Refletir sobre a atualidade do Renascimento pedagógico hoje.

Programa:

1. Introdução ao Renascimento italiano.
2. O Renascimento italiano em imagens.
3. O que renasce ou ressurge? Semelhanças e dessemelhanças com outras retomadas da cultura greco-romana.
4. Uma nova educação? Posições e oposições à cultura medieval
5. Os studia humanitatis: a relação com o trivium e o quadrivium.
6. A formação do homem moral e do cidadão: uma disjuntiva impossível.
7. O ideal da formação total: possibilidades e impossibilidades atuais.

Método

Aulas expositivas, leitura e análise de excertos de tratados educacionais humanistas.

Avaliação

Não há avaliação

Bibliografia básica

Burke, P. – The Italian Renaissance: culture and society in Italy. Princeton: Princeton University Press, 2014.
Curtius, E. R. – Literatura Europeia e Idade Média Latina. São Paulo: Edusp, 1996.
Garin, E. – L’educazione humanística in Italia – testi scelti e ilustrati. Bari: Laterza, 1949.
______. – L’éducation de l’homme moderne: la pédagogie de la Renaissance 1400-1600, traduit de l’italien par Jacqueline Humert. Paris: Fayard, 2003
Humanist educational treatises
Kristeller, P. – Tradição Clássica e Pensamento do Renascimento. Lisboa: Edições 70, s/d.
Lauand, L. J. – Cultura e educação na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
Lefort, C. – Formação e Autoridade: a educação humanista, in Desafios da Escrita Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.
Marrou, H.-I. – História da Educação na Antiguidade. Campinas: Kirion, 2017.
Nunes, R. A. C. – História da educação na Antiguidade Cristã. Campinas: Kirion, 2017
____________. – História da educação na Idade Média. Campinas: Kirion, 2018
____________. – História da educação no Renascimento. Campinas: Kirion, 2018.
Panofsky, E. – Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental. Lisboa: Editorial Presença, 1960.
Vários – Humanist Educational Treatises. Cambridge: Harvard University Press, 2002.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Andre Manoel do Nascimento
Cauê Cardoso Polla


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP