91208 - Cinema da América Latina: Resistência Estética e Política |
Período da turma: | 26/08/2019 a 16/09/2019
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Descrição: | EMENTA
O curso parte da análise das cinematografias clássica e moderna da América Latina, com ênfase nos estudos do cinema revolucionário e militante do Nuevo Cine Latinoamericano e nos conceitos presentes nos atuais debates sobre as realizações contemporâneas que oferecem uma perspectiva crítica da realidade social. As teorias do cinema, os projetos desenvolvidos por cineastas militantes, a fortuna crítica e a análise dos filmes integram a discussão sobre a produção latino-americana. Com base nesses conhecimentos, e numa fundamentação teórica sobre os pressupostos políticos das imagens e do realismo, os participantes serão introduzidos às possibilidades da análise fílmica. Eixos temáticos: Introdução às questões estéticas e políticas do cinema da América Latina As teorias dos cineastas O realismo e a política das imagens PROGRAMAÇÃO Cinema Argentino Questões políticas e sociais da Argentina e as formas de representações do exílio Os movimentos políticos cinematográficos Cinema Brasileiro O popular e o realismo em filmes de diferentes períodos De Limite (Mario Peixoto, 1930) ao Cinema Novo. Da estética da fome à estética do lixo O cinema contemporâneo Cinema Mexicano A Revolução Mexicana no cinema clássico e moderno A marginalidade e delinquência no cinema latino-americano contemporâneo. Cinema Chileno A trajetória do cinema militante e os filmes de Patrício Guzmán. O cinema chileno contemporâneo Cinema Cubano A Revolução Cubana, vista sob o tema “subdesenvolvimento” Soy Cuba e Memorias del Subdesarrollo METODOLOGIA Os episódios cruciais da história dos países latino-americanos explorados nos filmes de ficção e documentários serão analisados não só para entendê-los, mas, principalmente, para se refletir sobre os modos pelos quais eles foram construídos. Serão feitas exposições sobre os aspectos estéticos e históricos e a produção de visões que se dialogam ou que se contraponham sobre o passado histórico na produção cinematográfica. Os filmes serão utilizados como veículo de conhecimento para a introdução de temas complexos, tais como a liberação da América Latina da dominação espanhola e portuguesa, as revoluções e os acontecimentos políticos no início do século anterior. Também serão explorados os movimentos indígenas e as repressões vivenciadas pelas populações urbana e rural que foram oprimidas pelos latifundiários no campo e pela ditadura militar nas cidades. Esses temas são fundamentais para se refletir sobre questões políticas e sociais historicamente representadas no cinema da América Latina. O diálogo existente entre cinema e representação da realidade social latino-americana permite questionar as formas como os filmes abordam os acontecimentos políticos e sociais. Portanto, o ponto de partida para as análises desses planos é questionar como a realidade social e as personagens foram representados nas produções selecionadas, ou seja, a forma como os autores pensam suas obras e como elas chegam aos espectadores. Busca-se ultrapassar as questões que o filme consegue transmitir e procurar pelas respostas de como foram transmitidas, de forma intencional, para provocar a identificação do espectador. Para alcançar essas questões e poder exprimi-las, o método de análise não se fixará em normativas, como propõe o exercício da “crítica imanente” de Theodor Adorno, que recusa o uso de métodos e conceitos predefinidos para uma análise e que propõe uma reflexão que supõe uma constante revisão da estética implicada na obra. Parte-se da necessidade de se discutir um plano fílmico expondo o modo pelo qual ele está organizado. Uma análise interna da obra em que encontramos os feitos, os conflitos, objetivos de personagens, temas e a ideia central da obra, porém com um procedimento diferenciador da análise técnica. Recursos - Contextualização política e estética do cinema da América Latina, feita através de exposição oral e leituras, com uma seleção de filmes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo. Discussão de temas específicos do cinema latino-americano. Projeção de filmes e análises fílmicas. - Todos os encontros serão finalizados com debates, permitindo, assim, que o público dialogue sobre o reconhecimento que teve das imagens. Pretende-se, dessa maneira, ampliar o campo de discussão sobre as representações caracterizadas na trajetória do cinema latino-americano. BIBLIOGRAFIA Básica: AVELLAR, José Carlos. A Ponte Clandestina: Birri, Glauber, Solanas, Getino, García Espinosa, Sanjinés, Aléa - Teorias de Cinema na América Latina. Rio de Janeiro/São Paulo: Edusp, 1995. PARANAGUÁ, Paulo Antonio. Cinema na América Latina. Longe de Deus e perto de Hollywood. Porto Alegre: L&PM, 1984. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Complementar: DEL VALLE DÁVILA, Ignacio. Cámaras en trance: el nuevo cine latinoamericano, un proyecto subcontinental. Santiago: Cuarto Propio, 2014. LUSNICH, Ana Laura. PIEDRAS, Pablo. FLORES, Silvana. Cine y revolución en América Latina. Una perspectiva comparada de las cinematografías de la región. Imago Mundi. Buenos Aires, 2014. NAGIB, Lucia. A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005. XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001. De Referência: BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Cia das Letras, 2003. _____. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Cia das Letras, 2009 CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência – aspectos da cultura popular no Brasil. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1996. DELEUZE, G. Cinema 2. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 1990. FREYRE, Gilberto. Casa-grande e Senzala. Rio de Janeiro: Record, 1995. GILLONE, Daniela. Ressignificações do exílio no cinema argentino in: Aguilera, Yanet (Org.) 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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 85 | ||||
Ministrantes: |
Ana Daniela de Souza Gillone |
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