Atividade

90823 - Cursos de Inverno da FFLCH - Práticas historiográficas contemporâneas: História Pública, História Oral e Memória

Período da turma: 22/07/2019 a 25/07/2019

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Descrição: JUSTIFICATIVA:
Diante da significativa expressão que novas fontes e a ampliação de agentes no fazer historiográfico assumem na sociedade contemporânea, apresenta-se uma preocupação com a produção e o tratamento desses registros. O curso visa a apresentar as especificidades da produção de projetos, acadêmicos ou não, os procedimentos de preservação, de acessibilidade e de difusão desses registros em diferentes instituições e para a sociedade no geral. O curso pretende apresentar um balanço historiográfico dos temas propostos, conceitos fundamentais e técnicas relacionadas à produção de projetos que objetivam o registro, a análise e a difusão de memórias de acontecimentos significativos, indivíduos, grupos e comunidades, abrindo espaço para discutir metodologias contemporâneas ainda lacunares no currículo.

PÚBLICO ALVO:
Alunos de graduação, pós-graduação e interessados pelo tema de um modo geral.

OBJETIVOS:
- Introdução ao aparato teórico e aos métodos analíticos da História Pública e da História Oral como meios de produção e análise de fontes;
- Promover o contato introdutório do grupo com o fazer historiográfico, oferecendo-lhe mecanismos básicos para sua atuação dentro e fora do ambiente acadêmico;
- Compreensão e capacidade analítica dos eixos temáticos propostos e diálogo interdisciplinar;
- Estabelecer o diálogo entre diferentes temas e públicos, pensando como os estudos sobre Memória, História Pública e História Oral podem atuar na produção e difusão do conhecimento.

CONTEÚDO GERAL:
1. História e Memória
2. História do Tempo Presente
3. História Pública
4. História Oral

CONTEÚDO ESPECÍFICO:
Aula 01 – Apresentação do curso/Os estudos de memória: uma introdução ao tema
Aula 02 – História, tempo presente e a necessidade do diálogo interdisciplinar
Aula 03 – História Pública – Do que falamos? Para quem falamos?
Aula 04 – História Oral – Da oralidade para a escrita, do projeto a devolutiva

MÉTODOS UTILIZADOS:
1. Aulas expositivas de apresentação e síntese dos temas proposto no curso
2. Leituras orientadas e discussões de textos
3. Oficinas

ATIVIDADES DISCENTES:
Leituras programadas e discussões de textos teóricos e de aplicação prática do método abordado em cada aula

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
1. Assiduidade às aulas, interesse e participação nas atividades em sala
2. Frequência mínima obrigatória de 75%

BIBLIOGRAFIA:
ALBERT, Bruce e KOPENAVA, David. A queda do céu. Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
ALEKSIÉVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
ALMEIDA, Juniele R.; ROVAI, Marta G. O. (org.) Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
ATAÍDE, Yara Dulce Bandeira de. Decifra-me ou devoro-te: história oral de vida dos meninos de rua de Salvador. São Paulo: Loyola, 1995.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. SP: Editora Unesp, 2011.
BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2014.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru: Edusc, 2005.
CARDOSO, Ciro Cardoso & BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os Métodos da História. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983.
CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo (org.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHARTIER, Roger (org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
DOSSE, François. A história à prova do tempo: da história em migalhas ao resgate do sentido. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Bauru: EDUSC, 2003.
EVANGELISTA, Marcela Boni. Padecer no paraíso? Experiência de mães de jovens em conflito com a lei. Salvador: Editora Pontocom, 2015.
EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.
GARRIDO, H. B. La memoria y la palabra: acerca de la metodología cualitativa en una investigación sobre mujeres y trabajo en la área de Trancas. Revista del Centro de Estudios Históricos e interdisciplinario sobre las mujeres. Facultad de Filosofía y Letras. Temas de Mujeres. Año 1. Universidad de Tucumán – Argentina.
GONÇALVES, Janice (org.) História do tempo presente: Oralidade, memória, mídia. Itajaí, SC: Casa Aberta, 2016.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.
HUNT, Lynn (org.). A nova história cultural. São Paulo : Martins Fontes, 1992.
JELIN, E. Los trabajos de la memoria. Madrid: SIGLO XXI, 2002.
JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Ed. Contexto, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.
MAGALHÃES, Valéria Barbosa de (Org.). Narrativas e experiências: histórias orais de
mulheres brasileiras. São Paulo: D’Escrever, 2009.
MAGALHÃES, Valéria Barbosa de e SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). Depois da Utopia: A história oral em seu tempo. São Paulo: Letra e Voz/ Fapesp, 2013.
MAUAD, A. M.; ALMEIDA, J. R.; SANTHIAGO, R. (org.) História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom e HOLANDA, Fabíola. Augusto e Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos. São Paulo: Contexto, 2006.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom e HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2015.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom e RIBEIRO, Suzana L. Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades e famílias. São Paulo: Contexto, 2011.
MENEZES, Ulpiano T. Bezerra de Menezes. “A crise da memória , história e documento: reflexões para um tempo de transformações”, IN: SILVA, Zélia L. (org.), Arquivos, Patrimônio e Memória; trajetórias e perspectives. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
MICHEL, J. Podemos falar de uma política de esquecimento? Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 2, n.3, 2010, p. 14-26.
NOVAIS, Fernando e SILVA, Rogério Forastieri da (Orgs.). Nova História em Perspectiva, Volume 1. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
NOVAIS, Fernando e SILVA, Rogério Forastieri da (Orgs.). Nova História em Perspectiva, Volume 2. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
PATAI, Daphne. Brazilian women speak: contemporary life stories. New Brunswick: Rutgers University Press, 1988.
PATAI, Daphne. História oral, feminismo e política. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
PEREYRA, Carlos. El sujeto de la historia. Madrid: Alianza Editorial, 1984, p. 71-91.
PINSKY, Carla Bassanezi (org). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.
POLLACK, M. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, v. 2, 1989. p. 3-15.
PORTELLI, Alessandro. “História Oral como gênero”. Tradução de Maria Terezinha Janine Ribeiro. Projeto História. São Paulo: PUC/SP, 22: p. 9-36, jun 2001.
QUEIRÓS, M. Isaura. Variações sobre a Técnica do Gravador no Registro da Informação Viva. São Paulo: T. A. Queirós, 1991.
QUEIROZ, Nana. Presos que menstruam. Rio de Janeiro: Record, 2018.
RAGO, Margareth; GIMENES, Renato Aloízio de Oliveira. Narrar o passado, repensar a História. Campinas : Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UNICAMP, 2000.
RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
ROUSSO, Henry. A última catástrofe: a história, o presente e o contemporâneo. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016.
ROVAI, Marta Gouveia de Olivera In: Almeida, Juniele Rabêlo de; Meneses, Sônia (org.) História pública em debate: Patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SILVA, Marcos. “A História vem a público”, in: SILVA, Marco (Org). História – Que Ensino é esse? Campinas: Papirus, 2013, p. 15-29.
SILVA, Marcos. "O imediato como referência permanente”. In: História - O Prazer em Ensino e Pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2003, p. 23-38.
THOMPSON, Paul. A voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
VANSINA, Jan. Oral tradition: a study in historical methodology. Chicago: Aldine, 1965.
VARELLA, Flávia et. al. (org.) Tempo presente & usos do passado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Marilia Belmonte Magalhães da Silva


 
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