90767 - Pesquisa Participativa |
Período da turma: | 10/02/2020 a 13/02/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | Dia 1, segunda-feira Sub-tema Atividades didáticas
Módulo 1: Introduções, Expectativas e História do Projeto 8:30-10:00 Introduções Normas do grupo Expectativas do curso Bingo Folha de expectativas do curso e definições 10:00- 10:15 Intervalo 10:15-10:30 Identificar Projetos 7-8 grupos de projetos 10:30-12:00 Rio de Vida de Projeto ou de movimentos participantes e sociais Rio de Vida de uma comunidade, projeto, ou organização (ie., de ONG); Linha de tempo definida historicamente (no Brasil e no mundo) Trabalho em grupos. Barreiras e facilitadores de participação comunitário Compartilhar Resultados com Outros Almoço Módulo 2 Poder e Empoderamento 13:30-14:00 Poder Dinâmica de grupo: Jogo das Garrafas (garrafas/funel/colheres/ Auto-reflexão individual e em grupo 14:00-15:00 Teoria de Empoderamento Apresentação e Reflexão sobre teoria de empoderamento e poder 3 perguntas em grupos pequenos Intervalo 15:15- 16:00 Definições de CBPR All on the Wall” /Chuva de Ideias: O que é PAP/CBPR? 16:00 – 16:45 Valores e Princípios de CBPR Grupos Pequenos Trabalhando em seus valores / Folha: Princípios 16:45-17:00 Fechamento Plus/Deltas: Discussão Reflexão e avaliação do curso Dia 2, terça-feira Sub-tema Atividades didáticas Módulo 3: Metodologia de Diálogo de Paulo Freire 8:30-9:00 Educação popular de Freire Reflexão sobre a importância de “escutar” e dialogar com membros da comunidade (Jogo de papéis /braço roto) 9:00 – 9:30 Teoria de Freire Apresentação e Reflexão sobre metodologia de Freire 9:30 -12:00 Educação popular de Freire Exercício de codificações (disparadores) – decodificação (Codificações e VENCER) Fechamento: Mais/Deltas: Reflexão do módulo Almoço 13:30 Folha de Avaliação 14:00 Apresentação sobre a criação da plataforma virtual e um curso semi-presencial Tarde Reflexão Sobre as Atividades dos primeiros três módulos Dia 3, quarta-feira Sub-tema Atividades didáticas Módulo 4: CBPR ou Pesquisa Ação Participativa 8:30-8:40 Revisão do Chuva de Ideias 8:40 – 9:40 Introdução a PAP/CBPR Apresentação e Reflexão sobre teoria e prática de CBPR Recapitulação de Valores Chaves de PAP/CBPR 9:40- 10:00 Introdução a Visualização com modelo de CBPR Apresentação e Reflexão como usar o modelo para planejamento e visualização 10:00-12:00 Criar seus próprios modelos Exercício em Grupos Pequenos e Compartilhar Resultados com Outros Fechamento: Mais/Deltas: Reflexão do módulo Almoço 13:30 Continuação e Compartilhar Resultados com Outros Folha de Avaliação Tarde Reflexão Sobre as Atividades do módulo Dia 4: quinta-feira Sub-tema Atividades didáticas Módulo 5: Avaliação Participativa de Empoderamento. Ou Avaliação Participativa e Prestação de Contas de um Programa 8:30 – 9:15 Avaliação Participativa de Empoderamento/Participação Social Apresentação e Reflexão sobre o que é o como de avaliação participativa 9:30 – 11:45 Indicadores de empoderamento Trabalho em grupos pequenos: Desenvolvimento de indicadores para os projetos do trabalho Teia de Aranha Compartilhar Resultados com Outros 11:45-12:00 Fechamento Plus/Deltas: Reflexão e avaliação do curso Almoço 13:30 Avaliação Folha de Avaliação Tarde Reflexão Sobre as Atividades do módulo Planejamento para o Futuro |
||||
Carga Horária: |
32 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 35 | ||||
Ministrantes: |
Carmen Lúcia Albuquerque de Santana Dais Goncalves Rocha Nina Beth Wallerstein Pamela Lamarca Pigozi Rosilda Mendes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |