Atividade

90767 - Pesquisa Participativa

Período da turma: 10/02/2020 a 13/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Dia 1, segunda-feira Sub-tema Atividades didáticas
Módulo 1: Introduções, Expectativas e História do Projeto
8:30-10:00 Introduções
Normas do grupo
Expectativas do curso Bingo

Folha de expectativas do curso e definições
10:00- 10:15 Intervalo
10:15-10:30 Identificar Projetos 7-8 grupos de projetos
10:30-12:00 Rio de Vida de Projeto ou de movimentos participantes e sociais Rio de Vida de uma comunidade, projeto, ou organização (ie., de ONG); Linha de tempo definida historicamente (no Brasil e no mundo) Trabalho em grupos.
Barreiras e facilitadores de participação comunitário
Compartilhar Resultados com Outros
Almoço
Módulo 2 Poder e Empoderamento
13:30-14:00 Poder Dinâmica de grupo: Jogo das Garrafas (garrafas/funel/colheres/

Auto-reflexão individual e em grupo
14:00-15:00 Teoria de Empoderamento Apresentação e Reflexão sobre teoria de empoderamento e poder

3 perguntas em grupos pequenos
Intervalo
15:15- 16:00 Definições de CBPR All on the Wall” /Chuva de Ideias:
O que é PAP/CBPR?
16:00 – 16:45 Valores e Princípios de CBPR Grupos Pequenos Trabalhando em seus valores / Folha: Princípios
16:45-17:00 Fechamento Plus/Deltas: Discussão

Reflexão e avaliação do curso
Dia 2, terça-feira Sub-tema
Atividades didáticas

Módulo 3: Metodologia de Diálogo de Paulo Freire
8:30-9:00 Educação popular de Freire
Reflexão sobre a importância de “escutar” e dialogar com membros da comunidade (Jogo de papéis /braço roto)

9:00 – 9:30 Teoria de Freire
Apresentação e Reflexão sobre metodologia de Freire
9:30 -12:00 Educação popular de Freire
Exercício de codificações (disparadores) – decodificação (Codificações e VENCER)
Fechamento: Mais/Deltas: Reflexão do módulo
Almoço
13:30 Folha de Avaliação
14:00 Apresentação sobre a criação da plataforma virtual e um curso semi-presencial
Tarde
Reflexão Sobre as Atividades dos primeiros três módulos


Dia 3, quarta-feira Sub-tema Atividades didáticas


Módulo 4: CBPR ou Pesquisa Ação Participativa
8:30-8:40 Revisão do Chuva de Ideias
8:40 – 9:40 Introdução a PAP/CBPR Apresentação e Reflexão sobre teoria e prática de CBPR
Recapitulação de Valores Chaves de PAP/CBPR
9:40- 10:00 Introdução a Visualização com modelo de CBPR Apresentação e Reflexão como usar o modelo para planejamento e visualização
10:00-12:00 Criar seus próprios modelos Exercício em Grupos Pequenos e Compartilhar Resultados com Outros
Fechamento: Mais/Deltas: Reflexão do módulo
Almoço
13:30 Continuação e Compartilhar
Resultados com Outros Folha de Avaliação
Tarde
Reflexão Sobre as Atividades do módulo

Dia 4: quinta-feira Sub-tema Atividades didáticas


Módulo 5: Avaliação Participativa de Empoderamento. Ou Avaliação Participativa e Prestação de Contas de um Programa
8:30 – 9:15 Avaliação Participativa de Empoderamento/Participação Social Apresentação e Reflexão sobre o que é o como de avaliação participativa
9:30 – 11:45 Indicadores de empoderamento Trabalho em grupos pequenos: Desenvolvimento de indicadores para os projetos do trabalho
Teia de Aranha
Compartilhar Resultados com Outros
11:45-12:00 Fechamento Plus/Deltas: Reflexão e avaliação do curso
Almoço
13:30 Avaliação Folha de Avaliação
Tarde
Reflexão Sobre as Atividades do módulo
Planejamento para o Futuro

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Carmen Lúcia Albuquerque de Santana
Dais Goncalves Rocha
Nina Beth Wallerstein
Pamela Lamarca Pigozi
Rosilda Mendes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP