Atividade

9046 - O Ensino da Arte em Museu

Período da turma: a

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1) Fundamentos para ensino da Arte em Museu.
2) A importância das visitas orientadas.
3) Visitas com audio-guias.
4) Propostas para públicos especiais.
5) Leituras da obra de Arte.
6) Visitas à Museus de Arte.
7) Exercícios Visuais.

Bibliografia Básica:

ALVARADO, D. P. Figurações. Brasil Anos 60: neo-figurações fantásticas e neo-surrealismos, novo realismo e nova objetividade. São Paulo, Itaú Cultural: EDUSP, 1999.

AMARAL, Aracy, org. Perfil de um Acervo. São Paulo, MAC-USP, 1985.

ARANHA, C. S. G. “Percursos visuais no acervo do MAC USP”. São Paulo: MAC-USP, 1999/2005. Internet: http://www.macvirtual.usp.br

______. “Exercícios do Olhar no MAC USP” In Arteconhecimento. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea, 2004.

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1989.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo, Pioneira / EDUSP, 1980.

BARBOSA, A. M. A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo, Perspectiva, 1991.

BELLUZO, Ana Maria de M. (org.) Modernidade: Vanguardas Artísticas na América Latina. São Paulo: Memorial: UNESP, 1990.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”. In Os Pensadores. Vol. Benjamin/Horkheimer/Adorno/Habermas. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

BOURDIEU, Pierre. O Amor pela Arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo, EDUSP, 1997.

CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.

CHIP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo, Martins Fontes, 1981.

COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: FAPESP / Iluminuras,1999.

DEBORD, Guy. A Sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DUFRENNE, Mikel. Estética e Filosofia. São Paulo, Perspectiva, 1981.

FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp, 1992.

FRANCASTEL, P. Imagem, Visão, Imaginação. São Paulo, Martins Fontes, 1987.

GIDDENS, Anthony. Mundo em Descontrole - o que a globalização está fazendo de nós. Rio de Janeiro: Record, 2000.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro, Zahar, 1985.

GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea. Do cubismo à arte neoconcreta

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX 1914-1994. São Paulo, Cia das Letras, 1995.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero. Sã Paulo: Companhia das Lestras, 2001.

MAFFESOLI, Michel. Sobre o Nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MERLEAU-PONTY, M. O Olho e o Espírito. Trad. Gerardo Dantas Barreto. Rio de Janeiro, Grifo, 1969.

______. O Primado da Percepção e suas Consequências Filosóficas. São Paulo, Papirus, 1990.

MENEZES, P. A Trama das Imagens. São Paulo, EDUSP, 1997.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do FuturoSão Paulo: Cortez Editora, 2000.

NOVAES, Adauto (org). O Olhar. São Paulo, Cia. das Letras, 1995.

_____. Artepensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
OLALQUIAGA, Celeste. Megalópolis. Sensibilidades Culturais Contemporâneas. São Paulo: Livraria Nobel, 1998.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1998.

______. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho d’Água, 2000.

OSBORNE, H. Estética e Teoria da Arte. São Paulo, Ed. Cultrix / EDUSP, 1974.

PAREYSON, L. Os Problemas da Estética. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginárias. São Paulo: EDUSP, 1997.

______. Cenas da Vida Pós-moderna. Intelectuais, Arte e Videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

STANGOS, Nikos, org.. Conceitos da Arte Moderna. Rio de janeiro, Zahar, 1991.

TASSINARI, A. Espaço e Obra - Ensaio sobre Arte Moderna. Tese de Doutoramento. São Paulo, FFLCH-USP, 1997.

WÖLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo, Martins Fontes, 1989.

ZANINI, W. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, Instituto Moreira Salles, 1983, 2 V.

Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Carmen Sylvia Guimaraes Aranha
Katia Canton Monteiro


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP