Atividade

88815 - Arte, Cultura e Saúde Mental / Práticas de Arte terapia

Período da turma: 01/03/2019 a 28/02/2021

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Descrição: Ementa:

O interesse na aplicação de recursos artísticos no campo da promoção do bem-estar social tem crescido nos últimos anos, especialmente na dimensão da saúde mental. Embora as relações entre arte e saúde mental tenham sido abordadas farta e amplamente pela literatura, a inserção da arte como instrumento de promoção da saúde é recente. Atualmente a prescrição social da arte como parte da atenção a pessoas com sofrimento psicológico é fortemente recomendada. Evidências demonstram que o envolvimento em atividades criativas traz benefícios que incluem a promoção de bem-estar, qualidade de vida, saúde, empoderamento e inclusão social para pessoas com transtornos mentais. A proposta destes programas não é substituir a terapêutica convencional mas agir como uma abordagem adjunta, em espaços interdisciplinares, ajudando na recuperação e reabilitação através do estímulo à criatividade e engajamento social.
Neste contexto a disciplina “Arte, Cultura e Saúde Mental” tem por finalidade apresentar aos residentes os conceitos - chave para a compreensão do papel da arte e da cultura na atenção à saúde mental, assim como propiciar práticas de intervenções psicossociais utilizando técnicas expressivas e ações culturais. As aulas e os atendimentos serão semanais. Nas aulas teóricas o curso tratará de conceitos e temas específicos das técnicas expressivas aplicadas a intervenções psicossociais na comunidade. Nas práticas de ateliê o estudante aprenderá a utilizar uma vasta gama de materiais aplicados ao atendimento em arteterapia comunitária (lápis, carvão, tintas, argila, etc..). Os atendimentos grupais e individuais se apoiarão na supervisão e discussão de casos.

Ao final da disciplina o residente deve estar apto a:

1. Conduzir e compreender dinâmicas expressivas em ateliê terapêutico;
2. Aplicar técnicas de expressão plástica e integrá-las em sua área de atuação
profissional;
3. Compreender o papel da expressão não - verbal como instrumento de intervenção em
saúde mental;
4. Aplicar a arteterapia como instrumento de intervenção psicossocial comunitária.

Conteúdo programático:

O conteúdo programático será composto por módulos teóricos e módulos práticos que
abordarão os seguintes temas:
1. Panorama atual e apresentação das múltiplas abordagens no campo da arteterapia e das
terapias expressivas nas áreas da saúde e projetos sociais;
2. História da Arte;
3. Fundamentos da sintaxe da linguagem visual;
4. Processos de criação e aspectos dialógicos da criação em arteterapia;
5. Ambiente terapêutico e ao papel do terapeuta na arteterapia;
6. Leituras da obra de arte, da apreciação estética sistematizada às diversas linhas de
interpretação, como entender e avaliar o material produzido no ateliê terapêutico;
7. Aspectos práticos da implantação de um serviço de arteterapia;
8. A exposição dos trabalhos dentro do contexto terapêutico;
9. Conceitos e temas específicos da arteterapia aplicada aos atendimentos desenvolvidos
nos módulos práticos.

Critérios de avaliação:

1. Frequência e participação nas aulas teóricas e práticas de ateliê.
2. Relato de experiência.

Bibliografia Básica:
1. Bosi, A. Reflexões sobre a arte. 7ª edição. São Paulo, Editora Ática, 2002.
2. Botton , A. ,  Armstrong ,J. Arte como terapia. Editora Intrínseca, 2014.
3. Bungay H, Clift S. Arts on prescription: a review of practice in the UK. Pers pective in
Public Heath. 2010;130 (6 ):277-281.
4. Dondis,D. Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 2aed. São Paulo,
Martins Fontes, 1997.
5. Flood M, Phillips K. Creativity in older adults: a plethora of possibilities. Issues in mental
health nursing. 2007; 28:389-411.
6. Gombrish, E.H. A história da arte. Ed. LTC 15ª Ed Rio de janeiro, 1993.
7. Goodill, SW. The creative art therapies: making health care whole. Minn Med jul 93(7)
46-9, 2010 pectives in Public Health Vol 130 no 6 nov 2010 p277-281
8. Hacking S, Secker J, Spandler H, Kent L, Shenton J. Evaluating the impact of
participatory art projects for people with mental health needs. Health and Social Care in
the community. 2008; 16:638-649.
9. Leckey The therapeutic effectiveness of creative activities on mental well-being: a
systematic review of the literature. J Psychiatr Ment Health Nurs. 2011, Aug;18(6):501-
509.
10. Ostrower, F. Universos da arte. 10 edição, Ed Campus , Rio de Janeiro, 1983.

Carga Horária:

564 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 8
 
Ministrantes: Carmen Lúcia Albuquerque de Santana


 
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