88814 - Aplicação da Análise do Comportamento em Instituição Psiquiátrica |
Período da turma: | 01/09/2020 a 28/02/2021
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Descrição: | Ementa:
O profissional de enfermagem depara-se com frequência com problemas de comportamento dos pacientes por eles cuidados. É necessário conhecer e manejar as técnicas para lidar com estas situações e preveni-las. A Análise do Comportamento é parte da Terapia Comportamental e aplica ao tratamento os conhecimentos derivados das Teorias da Aprendizagem, principalmente os que são fruto do Behaviorismo Radical. Esta disciplina fornecerá ao enfermeiro elementos conceituais e ferramentas de análise e interpretação do comportamento humano, com vistas a correta aplicação e desenvolvimento de estratégias para manejo de comportamentos em enfermarias, centros de assistência psicossocial e ambulatórios. Ao final da disciplina o aluno Residente deve estar apto a: 1. Definir conceitos básicos da Análise do Comportamento; 2. Observar comportamentos; 3. Aprender a selecionar um comportamento-alvo para intervenção; 4. Planejar e aplicar uma estratégia de manejo; 5. Avaliar o resultado do procedimento; 6. Planejar alta ou encaminhamento ao ambiente natural Conteúdo Programático: 1. Conceitos básicos de Análise do Comportamento: - Conceito de comportamento antecedente e consequente; - Diferença entre comportamento operante e respondente; - O aumento da frequência de um comportamento: reforçamento positivo e negativo; - A diminuição de frequência de comportamentos: extinção, punição, subprodutos e efeitos colaterais; 2. Observação de comportamentos: - Técnicas de registro de comportamento (ABC); - Seleção de comportamentos-alvo para intervenção; - Identificar um comportamento adequado e inadequado. 3. Planejar e aplicar estratégias de manejo: - Instalação de novos comportamentos – reforço diferencial; 4. Avaliar o resultado do procedimento: - A importância da observação contínua para a manutenção dos resultados; 5. Planejar alta ou encaminhamento ao ambiente natural: - A relação entre a equipe multidisciplinar, os familiares e o planejamento da alta ou encaminhamento. Metodologia: 1. Aulas expositivas com exemplos de casos da enfermaria; 2. Supervisão dos casos atendidos; 3. Aplicação na condução de um caso na enfermaria dos conceitos aprendidos. Critérios de avaliação: 1. Frequência e participação nas atividades propostas; 2. Portfólio contendo registros e reflexões sobre as atividades realizadas no decorrer da disciplina; 3. Relatório do tratamento de um caso aplicando os conceitos aprendidos. Bibliografia Básica: Borges NB & Cassas FA (orgs). Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre, Artmed, 2012. Danna MF & Matos MA. Aprendendo a observar. São Paulo, Edicon, 2011. Sério et al. Controle de estímulos e comportamento operante – uma (nova) introdução. São Paulo, Educ, 2004. Skinner BF. Ciência e comportamento humano. São Paulo, Martins Fontes, 1953. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 8 | ||||
Ministrantes: |
Francisco Lotufo Neto Roberto Alves Banaco |
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