Atividade

88762 - A criança, o livro e a arte

Período da turma: 21/03/2019 a 11/04/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:
1. História do livro de arte para crianças- as primeiras iniciativas no Brasil
2. Livros de arte para crianças – para crianças ou professores?
3. Os diferentes projetos editoriais e os conceitos de arte
4. Classificação e análise dos projetos editoriais
5. As diferentes categorias dos livros de arte
6. As publicações de museus para crianças – catálogos e guias
7. Livros em exposição
8. As coleções de livros e os programas educativos
9. Os livros de arte para dificientes visuais
10. Os livros de artistas para crianças

Ementa:
O curso pretende apresentar os livros de arte para crianças e suas possibilidades educativas por meio de aulas que promovam:
Reflexão sobre a importância do livro de arte como um recurso didático;
Conhecimento dos diferentes projetos editoriais e os conceitos de arte presentes nas publicações;
Análise das publicações: a qualidade do texto e reprodução das imagens, a relação texto/imagem;
Adequação do conteúdo dos livros a faixa etária das crianças;
Organização de critérios de avaliação e seleção dos livros;
Adaptação dos conteúdos nos livros apresentados para o planejamento do professor;
Práticas relacionadas aos conteúdos apresentados nos livros infantis;

Bibliografia:
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil, gostosuras e bobices. São Paulo, Editora Scipione, 1991.
_____. O estranho mundo que se mostra às crianças. São Paulo, Summus Editorial, 1983.
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, S.P., Papirus, 1993
BASTOS, Dau(org). Ana e Ruth – 25 anos de literatura. Rio de Janeiro, Salamandra Consultoria Editorial Ltda, 1995
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo, Perspectiva-Fundação Iochpe, 1991
BORGES, Jorge Luís. “O livro” . IN: Cinco Visões Pessoais. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1996.
CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte, Editora Lê, 1995
EISNER, Elliot W. Reading, the arts, and the creation of meaning. Virginia (E.U.A), National Art Education Association, 1978
ESCARPIT, D. & Vagné-Lebas,M. La littérature d’enfance et de jeunesse. Paris, Hachette, 1988
FREIRE, Paulo: A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo, Autores Associados, Cortez, 1985.
HELD, Jacqueline. O Imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo, Summus, 1980.
LINS. Guto. Livro infantil? Ed. Rosari. São Paulo, 2002
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo, Editora Brasiliense, 1982
MARTINS, Maria Helena. Questões de linguagem. São Paulo, Editora Contexto
NUNES, Lígia B. Livro - encontro com Lígia B. Nunes. Rio de Janeiro, Editora Agir, 1988.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro, Rocco,1993.
PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo, Summus, 1990. (Coleção Novas Buscas em Educação).
PILLAR, Analice Dutra (org). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre, Editora Mediação, 1999.
ZILBERMAN, Regina. “Literatura infantil: livro, leitura, leitor”. In: A Produção Cultural para a criança. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Renata Sant Anna de Godoy Pereira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP