Atividade

88184 - Novos Negócios, Inovação e Gestão de Conflitos

Período da turma: 05/02/2022 a 14/05/2022

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Descrição: CRIAÇÃO DE EMPRESAS

OBJETIVO: Experiência empresarial na concepção e lançamento de um negócio. Representação das fases de criação e desenvolvimento de negócios.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Os novos negócios ( criação de empresas ) dentro da atual realidade socio-economica brasileira.
2. As experiências nacionais e internacionais na criação de empresas.
3. O empreendedor ( entrepreneur ) e a criação de novos negócios:
4. Praticas e técnicas na criação de empresas.
5. Fatores-chaves de sucesso na criação de empresas

BIBLIOGRAFIA
BERNARDI, L. A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2007.
CHÉR, R. O meu Próprio Negócio, São Paulo: Negócio Editora, 2002.
CUNHA, R. V. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto: conselhos e lições de 51 empreendedores mais bem-sucedidos do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2005
BENNETT, S. J. Eco-empreendedor: oportunidades de negócios decorrentes da revolução ambiental. São Paulo: Makron Books Brasil, 1992.
BRANDT, S. Entrepreneuring: the commandments for building. 1.ed. New York: Growth Company American, 1982.
CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GLADSTONE, D. Venture Capital Handbook. 1.ed. New York: Prentice Hall, 1988.
MANCUSO, J. Small Business Survival Guide: Sources of Help for Entrepreneurs. 1.ed. New Jersey: Prentice Hall, 1980.

PLANO DE NEGÓCIOS E METODOLOGIAS

OBJETIVO: Oficina de desenvolvimento de plano de negócios e discussão das principais metodologias utilizadas para o planejamento nas organizações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Elaboração do plano de negócios como instrumento de criação de empresas.
Itens do plano de negócios
Sumario-definição do negócio-objetivos - analise de mercado - marketing - organização e relações humanas - projeções financeiras procedimentos formais para a abertura da empresa.
Conclusões e recomendações.
Metodologias no desenvolvimento do plano de negócios

BIBLIOGRAFIA
BERNARDI, L. A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2007.
CHÉR, R. O meu Próprio Negócio, São Paulo: Negócio Editora, 2002.
CUNHA, R. V. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto: conselhos e lições de 51 empreendedores mais bem-sucedidos do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2005
BENNETT, S. J. Eco-empreendedor: oportunidades de negócios decorrentes da revolução ambiental. São Paulo: Makron Books Brasil, 1992.
BRANDT, S. Entrepreneuring: the commandments for building. 1.ed. New York: Growth Company American, 1982.
CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GLADSTONE, D. Venture Capital Handbook. 1.ed. New York: Prentice Hall, 1988.
MANCUSO, J. Small Business Survival Guide: Sources of Help for Entrepreneurs. 1.ed. New Jersey: Prentice Hall, 1980.

INOVAÇÃO E INCUBADORA DE EMPRESAS

OBJETIVO:
A aula tem como objetivo compreender o papel da inovação tecnológica nas empresas, discutindo técnicas e instrumentos através dos quais o processo de inovação na empresa
pode ser fomentado e gerido. Visa, assim, esclarecer a importância da inovação na gestão competitiva das empresas. Discutirá também o papel das incubadoras de empresas no processo empreendedor e como fomentadora à inovação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• A função tecnológica na empresa
• Projetos e inovação
• Por que as empresas inovam e definição e tipos de inovação.
• As estratégias de inovação das empresas e os processos de inovação.
• A Inovação Aberta
• Fontes de informação, inovação e tecnologia para a empresa
• Incubadoras de Empresas
• Transferencia de Tecnologias e Alianças Estratégicas

BIBLIOGRAFIA
ARRUDA, M.; VERMULM, R. HOLLANDA, S. Inovação tecnológica no Brasil: a industria em busca da competitividade global. São Paulo: Anpei, 2006.
TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008
TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
BARBIERI, JOSÉ CARLOS. Organizações Inovadoras. Rio Janeiro: Ed. FVG, 2003. 164 p.
CLARK, Kim B. - WHEELWRIGHT, Steven C. - Organizing and Leading “Heavyweight” Development Teams”, California Management Review, p. 9-27, Spring, 1992.
SBRAGIA, R. ; STAL, E. Tecnologia e Inovação:experiências de gestão na micro e pequena empresa. São Paulo:PGT/USP, 2002.
SBRAGIA, R. ; ANDREASSI, T. STAL, E. Inovação. 2006
CHIESA, V. Globalizing R&D around Centres of Excellence. Long Range Planning. Vol. 28; n. 6; Dez/1995, p. 19-28.

ALTERNATIVAS PARA O EMPREENDEDORISMO: ALIANÇAS E INTERNACIONALIZAÇÃO

OBJETIVO: A disciplina visa ampliar os conhecimentos sobre estratégias para a internacionalização de empresas brasileiras, analisando o processo de internacionalização das corporações empresariais e os modelos teórico–conceituais desse processo. Também visa discutir as principais formas de rearranjos organizacionais com o objetivo de internacionalização de negócios e mercados. Busca mostrar como as fusões e aquisições, bem como as parcerias e alianças, podem ser alternativas atraentes para a estratégia de crescimento e internacionalização de uma empresa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Internacionalização de empresas brasileiras
- Teorias de Internacionalização de Empresas
- Modelos organizacionais de empresas internacionais
- Internacionalização de pequenas e médias empresas
- Conceitos e formas de reestruturações corporativas
- Ondas de fusões e aquisições
- Alianças estratégicas e parcerias internacionais
- Estratégias e Motivações das reestruturações

BIBLIOGRAFIA
CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G. RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais. Pearson: São Paulo, 2009.
MARIOTTO, F. L. Estratégia internacional da empresa. Thomson: São Paulo, 2007, 131 p.
AMATUCCI, M. Internacionalização de Empresas: teoria, problemas e casos. São Paulo, Atlas, 2008.
CECHELLA, C. Globalização e a Internacionalização das Empresas. Principia Editora, 2011.
FERREIRA, M.P.; SERRA, F.R.; REIS, N.R. Negócios Internacionais e Internacionalização das Economias Emergentes. Lidel, 2011.
FLEURY, A. Internacionalização e os Países Emergentes. São Paulo: Atlas, 2007.
DEPAMPHILIS, Donald. Mergers, Acquisitions, and other Restructuring Activities. California: Academic Press, 2001.
GAUGHAN, Patrick A. Mergers, Acquisitions, and Corporate Restructurings. 5.ed. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2007.
LYLES, M.A.; SALK, J.E. Knowledge acquisition from foreign parents in international joint
ventures. Journal of International Business Studies, v. 27, n. 5, pp. 877-904. 1996.
MAKINO, S.; DELIOS, A. Local knowledge transfer and performance: implications for alliance formation in Asia. Journal of International Business Studies, v. 27, n. 5, pp. 905-
927. 1996.

GESTÃO DE PROJETOS

OBJETIVO: Este ciclo tem por objetivo ensinar os conhecimentos primários sobre projetos e seu gerenciamento. Aborda conceitos sobre programas, portfólios, stakeholders, processos, PMBok.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Cenário do gerenciamento de projetos
• Conceitos
 O que é um projeto
 O que é gerenciamento de projetos
 O que é um programa
 O que é um portfólio
 O que são stakeholders
• Tipos de stakeholders
• Estatísticas de Projetos
• Fatores críticos de sucesso e de problemas
• O que são processos?
• O PMBoK
• Grupos de processos do PMBoK
• Overlap dos grupos de processos do PMBoK
• Estruturação das áreas de conhecimento (entradas, ferramentas e técinas e saídas)
• Áreas de conhecimento do PMBoK
• Explicação breve sobre cada área de conhecimento do PMBoK
• Fluxo de processos do PMBoK

BIBLIOGRAFIA
PRO JECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge.
KEELING, Ralph. Gestão de Projetos: Um a abordagem Global. São Paulo: Saraiva.
MENEZES, Luis Cesar de M. Gestão de Projetos. Rio de Janeiro: Atlas.


GESTÃO DE PROCESSOS

OBJETIVO: Mostrar conceitos, técnicas e ferramentas de Gerenciamento de Processos com foco nas necessidades dos interessados pelos resultados do processo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Introdução a gestão de processos
• Análise de processos
• Desempenho de processos
• Modelagem e Análise do Processo
• Projeto de processos de negócio
• Organização de Gerenciamento de Processo

BIBLIOGRAFIA
KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling and Controlling, 8th edition, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2003. 891p.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos, 2ª edição, São Paulo: Atlas, 2002.
NEWTON, Richard. O Gestor de Projetos. 2. Ed. São Paulo: Pearson, 2011.
VALERIANO, D. Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos. Editora: Pearson. 2001.
VERZUH, E. Gestão de Projetos. Editora: Campus. 2002.
VARGAS, R. V. Gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

GOVERNANÇA CORPORATIVA E SUCESSÃO FAMILIAR

OBJETIVO: O objetivo desta disciplina é mostrar como se deve tratar a questão da sucessão familiar dentro das organizações e como a governança corporativa torna-se fundamental para organizar e estruturar uma empresa moderna dentro dos princípios da ética e da transparência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Imperativo da Sucessão familiar
- Sucessão Familiar: estratégias e caminhos
- Conceitos de Governança Corporativa
- Princípios da Governança Corporativa
- O conceito de compliance e as organizações modernas
- Normas e regulamentações do poder público e as instituições financeiras
- Revisão da legislação bancária e de compliance em vigor no Brasil e no mundo
- Lei de reforma bancária (Lei 4595/64 e Lei 4728/65)
- Lei de Reorganização bancária (Lei 1524 / 88)
- Lavagem de dinheiro (Lei 9613/98)
- Inside information
- Contratos e procedimentos bancários e o código de defesa do consumidor
- Resolução 2554 do Banco Central do Brasil
- Acordo da Basiléia
- Normas e valores éticos da organização e compliance

BIBLIOGRAFIA

MATIAS, A. B. (Coord.) Finanças Corporativas de Longo Prazo, volum e 2: criação de valor com
sustentabilidade financeira. São Paulo: Atlas, 2007


NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS

OBJETIVO: Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos de um campo de conhecimento que faz parte do dia a dia dos administradores. Compreender como a negociação é capaz de auxiliar na gestão de conflitos e na gestão das pessoas nas organizações; bem como é ferramenta fundamental para os processos de vendas e compras.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Apresentar e analisar os princípios básicos e as variáveis fundamentais do processo de negociação;
• Apresentar e analisar o planejamento e os estilos de negociação;
• Mostrar a importância da comunicação no processo de negociação;
• Destacar as formas e níveis de conflito nas relações interpessoais;
• Analisar aspectos importantes da negociação, tais como as habilidades básicas dos
negociadores e a ética nas negociações.


BIBLIOGRAFIA
Roy J. Lewicki, Bruce Barry, and David M. Saunders. Fundamentos da Negociação, 2.a. edição. Bookman (FN), 2002.
Roger Fisher, William Ury and Bruce Patton. Como Chegar ao Sim, Editora: Imago, 2005.
ACUFF, F. L. How to negotiate anything with anyone anywhere around the world, American Management Association, New York,1993.
ALBRECHT, K. ; ALBRECHT S., 1995, Agregando valor à negociação, Makron Books do Brasil Editora Ltda, São Paulo (Tradução brasileira de Added Value Negotiating, Richard D. Irwin, Inc., Burr Ridge, Illinois, 1993).
ALMEIDA, A. P. ; MARTINELLI, D. P., 1997, Habilidades essenciais aos negociadores num contexto globalizado, Anais do VIII ENANGRAD, Nov/97, Niterói (RJ).
ANASTASI, T. Personality Negotiating - Conflict without casualty,N.York Sterling Publishing co., Inc. ,1993
ATKINS, S. & KATCHER, A. LIFO Training & O. D. Analyst Guide, a Program for better utilization of Strenghts and Personal Styles, L. A.: Atkins Katcher Associates;1973
BAZERMAN, M. H. & NEALE, M. A. Negociando racionalmente, Editora Atlas, São Paulo,1995 (Trad. brasileira de Negotiating Rationally, Simon & Schuster, New York, 1992).
BEER, M. et al. The Critical Path to Corporate Renewal, Harvard Business School Press,1990 (em BROEKSTRA, 1993, p. 80).
BERGAMINI, C. W. Desenvolvimento de Recursos Humanos : uma estratégia de desenvolvimento organizacional,São Paulo: Editora Atlas S.A., ,1980.
BROWN, L. D. Managing conflict at organizational interfaces, Addison-Wesley Publisihng, reading, Mass,1983.
CASSE, P. The One Hour Negotiator, Butterworth-Heinemann Ltd., Oxford,1995
CAVALCANTI, M. F. & MARTINELLI, D. P. Negociando a partir de um conflito: uma proposta prática, Anais do I Encontro Regional da ANGRAD, Set/97, Ribeirão Preto (SP).
COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa, Distribuidora Record de Serviços de Imprensa S. A. 8. Ed., Rio de Janeiro (Tradução brasileira de You can negotiate anything, 1980).

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Davi Rogério de Moura Costa
Flavia Oliveira do Prado Vicentin
Flavio Pinheiro Martins
Marina Toledo Lourenção Rocha
Omar Sacilotto Donaires
Silvia Inês Dallavalle de Pádua
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
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