Atividade

88183 - Ferramentas de Gestão Empresarial

Período da turma: 04/06/2022 a 10/12/2022

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Descrição: MATEMÁTICA FINANCEIRA E FINANÇAS I

OBJETIVO: Envolve o estudo completo da capitalização dos juros, equivalência de capitais, formação das taxas de juros e fluxos de caixa, inclusive a utilização da calculadora HP 12C e de planilhas eletrônicas. O enfoque central da disciplina está nas questões do equilíbrio de caixa e do desempenho financeiro global da empresa. A abordagem desta disciplina considera a interação da área de finanças com as demais áreas e os impactos resultantes de investimentos nestas áreas sobre a liquidez agregada e o resultado financeiro do negócio.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Conceitos Fundamentais de Finanças Corporativas
2. Ferramentas de análise e gestão financeira
3. Gerenciamento do capital de giro
4. Planejamento financeiro de curto e longo prazo

BIBLIOGRAFIA

MATIAS, A. B. (Coord.) Finanças Corporativas de Longo Prazo, volum e 2: criação de valor com
sustentabilidade financeira. São Paulo: Atlas, 2007
GITMAN, L. Princípios de Administração Financeira, 10ª Edição, Pearson, 2003.
ASSAF, A. Finanças Corporativas e Valor. Atlas, 2003.
BRIGHAN, Eugene F., GAPENSKI, Louis C., Ehrhadt, Michael C. – Administração Financeira – Teoria e Prática – Editora Atlas, 2001.


FINANÇAS II

OBJETIVO: Capacitar o aluno na administração da estrutura de capital, visando a maximização do valor da empresa. Tem como objetivo apresentar os fundamentos da teoria das finanças, e as ferramentas básicas do processo de gestão econômico-financeira das empresas. Analisar a estrutura de capital e o custo do capital das empresas, a capacidade da utilização de recursos de terceiros e apresentar as modalidades de obtenção de recursos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Estrutura de Capital das Empresas
2. Fundamentos de Risco e Retorno
3. Custo de Capital
4. Fontes de Financiamento de Curto e Longo Prazo
5. Características e Avaliação de Ações e Política de Dividendos
6. Alavancagem Financeira
7. Alavancagem Operacional combinada com a Alavancagem Financeira
8. Processo de emissão de ações - IPO

BIBLIOGRAFIA

MATIAS, A. B. (Coord.) Finanças Corporativas de Longo Prazo, volum e 2: criação de valor com
sustentabilidade financeira. São Paulo: Atlas, 2007
GITMAN, L. Princípios de Administração Financeira, 10ª Edição, Pearson, 2003.
ASSAF, A. Finanças Corporativas e Valor. Atlas, 2003.
BRIGHAN, Eugene F., GAPENSKI, Louis C., Ehrhadt, Michael C. – Administração Financeira – Teoria e Prática – Editora Atlas, 2001.


PLANEJAMENTO E GESTÃO TRIBUTÁRIA

OBJETIVO: A disciplina trata de uma introdução às noções relativas às leis que regem a atividade empresarial sob o aspecto tributário, propiciando o entendimento do sistema constitucional tributário nacional, assim como a dinâmica dos tributos em espécie e do processo de arrecadação tributária. Oferece a capacidade de desenvolvimento de habilidades de pesquisa com a finalidade de elaboração de planejamento tributário no âmbito tributário-legal, com base no conhecimento da estrutura legal do sistema tributário nacional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Aspectos específicos dos seguintes tributos; SIMPLES, Imposto de Renda
Pessoa Jurídica, Contribuição Social sobre o lucro, Pis, Cofins, ICMS e ISS;
- Sonegação e planejamento de tributos; aspectos gerais e legislação aplicável
aos Crimes de Sonegação Fiscal e processos de defesas administrativas
federais.

BIBLIOGRAFIA

BORBA, Cláudio. Direito tributário. 11. ed. Rio de Janeiro: Impetus, , 2003.
CAMPOS, Candido H.: Planejamento tributário. 2. ed. São Paulo: Atlas.
1985.
FIPECAFI. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável
também às demais sociedades. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2003
HIGUCHI, Hiromi: Imposto de Renda das empresas, interpretação e prática.
28. ed. 2003. São Paulo.

CONTABILIDADE GERENCIAL E GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

OBJETIVO: Proporcionar aos alunos aprendizado sobre a geração e uso da informação
contábil para fins gerenciais. Conceituar e relacionar os elementos
básicos da Contabilidade de Custos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Contabilidade Gerencial – a informação que cria valor.
- A Contabilidade de Custos, a Financeira e a Gerencial.
- Terminologia e Implantação de Sistemas de Custos. Princípios Contábeis aplicados a Custos.
- Classificações de Custos.
- Esquema Básico e Departamentalização. Critérios
de Rateio.
- Custos Indiretos de Fabricação. Materiais Diretos e Mão-de-obra
Direta.
- Produção por Ordem e Produção Contínua.

BIBLIOGRAFIA

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
______. Contabilidade de custos: livro de exercícios. 9. ed. São Paulo: Atlas,
2006.
ATKINSON, Anthony A; BANKER, Rajiv D; KAPLAN, Robert S; YOUNG S.
Mark. Contabilidade gerencial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HORNGREN, Charles T. Introdução à contabilidade gerencial. 5. ed. Rio de
Janeiro: Prentice/ Hall do Brasil, 1991.
IUDICIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. 6. ed. São Paulo: Atlas,
1998.

GESTÃO DE RISCO E DECISÃO DE INVESTIMENTOS

OBJETIVO:
Este ciclo tem como objetivo apresentar as probabilidades de risco em gerenciamentos. Para andamento da disciplina serão expostos os seguintes temas:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Caracterização do gerenciamento dos riscos
• Definição de gerenciamento dos riscos
• Por que gerenciar riscos?
• Probabilidade e impacto
• Equilíbrio dos riscos (custo do controle e ação x impacto provável)
 Estratégias para riscos positivos ou oportunidades

BIBLIOGRAFIA
MARK, Robert. Gerenciamento de Risco: Abordagem Conceitual e Prática. São Paulo:Qualitymark.

GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

OBJETIVO: Propiciar o contato com as modernas técnicas de gestão da produção, desenvolvendo no aluno os conhecimentos específicos para o seu exercício profissional em gestão da produção e operações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Projeto e Implantação de linhas de produção;
Implantação de Fábricas e Serviços;
Introdução ao ERP (Enterprise Resource Planning);
Manutenção;
Otimização, padronização e documentação de operações;
Ferramentas de gestão da produção.
Analise de cadeia de valor.

BIBLIOGRAFIA
GAITHER, Norman. Administração da produção e operações. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2002. x, 598 p. ISBN 8522102376.
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços : uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2006. 690 p. ISBN 9788522442126.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. xv, 703 p. ISBN 9788522453535.

PLANO DE MARKETING E POSICIONAMENTO

OBJETIVO: · Apresentar uma visão geral do conceito de marketing, do sistema de marketing e da administração de Marketing. Discutir os aspectos estratégicos e tático-operacionais de marketing, bem como o conceito e as estratégias de posicionamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Conceitos básicos em marketing
• Visão geral da Administração de Marketing
• O Sistema de Marketing e o Ambiente de Marketing
• Planejamento Estratégico e o Papel do Marketing
• Análise de mercado e o Comportamento do Consumidor e do Comprador Organizacional
• Mensuração e Previsão
• Segmentação do Mercado e Posicionamento

BIBLIOGRAFIA
BERKOWITZ, Eric; KERIN, Roger; HARTLEY, Steven & RUDELIUS, William. Marketing. 6ª ed. Irwin-McGraw Hill. 2001.
BOONE, Louis E. & KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. (8ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 1998.
CHURCHILL Jr, Gilbert A. & Peter, J. Paul. Marketing. Criando valor para os clientes. Ed. Saraiva. São Paulo. 2000.
CZINKOTA, Michael e outros. Marketing. As melhores práticas. Porto Alegre. Bookman.
2001.
ETZEL, Michael; WALKER, Bruce & STANTON, William. Marketing. Makron Books. 2001.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing (10ª ed. - Ed do Milênio). São Paulo. Prentice Hall. 2000.
KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Introdução ao Marketing (4ª ed.) . Rio de Janeiro. LTC. 2000.
McCARTHY, E. Jerome & PERREAULT Jr. Marketing Essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo. Atlas. 1997.
NICKELS, William G. & WOOD, Marian Burk. Marketing. Relacionamentos, qualidade, valor. Rio de Janeiro. LTC Editora. 1999.
RICHARDSON, Jonh E. (editor). Marketing. Annual editions. Duskin/McGraw-Hill.99/00.

PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

OBJETIVO: Compreender os elementos que determinam a qualidade de uma pesquisa de mercado e a complexidade que existe no campo de pesquisas mercadológicas; Compreender as principais metodologias de análise do mercado e dos consumidores e desenvolver análises básicas dos resultados obtidos em uma pesquisa. Compreensão dos fatores que influenciam no processo de compra. A abordagem central é a de mostrar como os consumidores podem ser persuadidos pelas ações mercadológicas a priorizar a oferta de uma empresa frente à de outra.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Métodos de Previsões.
Atributos do Comportamento do Consumidor.
Análise do Orçamento Familiar.
Análise do Consumo.
Análise da Demanda.
Processo decisório de compra
Avaliação das necessidades
Compra, consumo, satisfação
Conhecimento, atitude, motivação, personalidade, valores, estilo de vida

BIBLIOGRAFIA
JACKSON, P. Faça sua própria pesquisa de mercado. Nobel, 1997.
MALHOTRA, Naresh K., Pesquisa de Marketing – uma orientação aplicada. Bookman; Porto Alegre, 2004.
ENGEL, James F. et alli. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SOLOMON, Michael. O comportamento do consumidor. Porto Alegre:
Bookman, 2002.

GESTÃO DE VENDAS

OBJETIVO: Discutir e apresentar as principais ferramentas de gestão de vendas, auxiliando na elaboração de planos e estratégias de vendas e na gestão dos clientes.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Tipos de vendas
Desenho da força de vendas
Planejamento da Venda – desenvolvendo o perfil, estabelecendo os objetivos e montando as propostas
Abordagens com os clientes
Superação de objeções
As 7 etapas de vendas
Gestão de clientes chave e CRM
BIBLIOGRAFIA
Administração de Vendas - Planejamento, Estratégia e Gestão (Cód: 172404)
Neves,Marcos Fava / Castro,Luciano Thomé
Kotler, Philip. (2009). Marketing para o Século XXI. ed. Ediouro: São Paulo. Kotler, P. (2008). Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5a ed. Atlas: São Paulo. K
otler, P. & Lee, Nancy (2008). Marketing no Setor Público: um guia para um desempenho mais eficaz. ed. Bookman: Porto Alegre.
Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane (2006). Administração de Marketing. Ed. Pearson Education. 12. ed. São Paulo: Pearson Education.
Kotler, P. & Armstrong, G. (2005). Princípios de Marketing. 9a ed. Pearson/Prentice Hall: São Paulo.
Kotler, P. & Armstrong, Gary (2003). Princípios de Marketing. ed. Prentice-Hall: Rio de Janeiro.
Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. ed. Prentice Hall: São Paulo.

LIDERANÇA, CULTURA E MOTIVAÇÃO

OBJETIVO:
A ênfase do curso será na compreensão dos instrumentos necessários para liderar indivíduos e times, discutindo a motivação e cultura organizacional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Definição operacional de liderança
• Autoridade formal x informal
• Teorias de liderança
• Liderança e mudança
• Liderança e inteligência emocional
• Cultura Organizacional
• Motivação definição e conceitos
• Teorias da Motivação
• Lidando com pessoas
o Delegação (regras, tipos de tarefas, boas práticas)
o Motivação (teorias: expectativa, Maslow e McGregor’s)
o Orientação (coaching)
o Aconselhamento (mentoring)

BIBLIOGRAFIA
HILL, L. A. Becoming a Manager. Penguin, 1992
HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: classe mundial. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
HARVARD BUSINESS REVIEW - Liderança: os melhores artigos da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
SCHEIN, E. Organizational culture and leadership: a dynamic view. San Francisco: Jossey Bass, 1985.
BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1997.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
DAFT, R.L. Administração. São Paulo: Thomson, 2005.
ROBINS, S. P. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2005.


GESTÃO DE PESSOAS

OBJETIVO:
O ciclo de Gerenciamento de recursos humanos discorrerá sobre Recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e avaliação, bem como sobre os conceitos de Gestão de Competências.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Caracterização do gerenciamento de RH
• Definição de gerenciamento de RH
• Recrutamento e Seleção
• Treinamento e Desenvolvimento
• Avaliação
• Desenvolver o plano de RH
o Exemplo de plano de RH
o Matriz de responsabilidades
o Competências necessárias e existentes na equipe
o Habilidades interpessoais
o Reavaliar competências

BIBLIOGRAFIA
BARCAUI, André. Gerente também é Gente: Um Romance sobre Gerencia de Projetos. Rio de Janeiro.Ed.Brasport, 2006.
BO HLANDER, A.; SNELL, S.; SHERMAN, A. Administração de Recursos Humanos. Tradução de Maria Lúcia G.Leite. São Paulo: Thomson, 2003.
CAUDRO N, Shari. O que motiva os em pregadores. HSM Management. São Paulo: v.1,n.1,p.82-86,mar./abr., 1997.
CO HEN, A.R. FINK, S. L. Comportamento Organizacional - Conceitos e estudos de casos. Rio de Janeiro: Campus 2003.
DEMARCO , Tom ; LISTER, Timothy. Peopleware: com o gerenciar equipes e projetos tornando-os mais produtivos. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1990.
ULRICH, D. Recursos Humanos Estratégicos. Traduação de Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo:Futura, 2000.

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo discutir a importância das estratégias de gestão dos sistemas de
informação e das tecnologias de informação nas empresas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Sistemas de Informação
- Governança de Tecnologia da Informação
- Hardware e Software
- Tecnologia de redes de comunicação
- Internet, Intranet e Extranet
- Novas tecnologias e tendências em Tecnologia da Informação.

BIBLIOGRAFIA
Laudon, K. C. & Laudon, J. P. - Management Information Systems, Prentice Hall, 2000
Oz, Effy - Management Information System. Course Technology, 1998
Turban, E. et alli - Electronic Commerce: A managerial Perspective, Prentice Hall, 2000
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. orgs. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo:Atlas, 2006.
HAL R. VARIAN, H. R.; FARRELL, J., SHAPIRO, C. The economics of information technology: an introduction.
Cambridge University Press, 2004
TURBAN, E. et al. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GESTÃO AMBIENTAL

OBJETIVO:
Discutir a importância da Gestão Ambiental para o desenvolvimento sustentável, estimulando uma postura crítica e analítica em relação ao papel do profissional na incorporação de projetos desta natureza na organização.

• Conceitos de Sustentabilidade
• Gestão Sustentável na cadeia de suprimentos
• Ecoeficiência
• Licenciamentos e Certificações
• Alterações climáticas e estratégias empresariais

BIBLIOGRAFIA
ELKINGTON, J. Partnerships from cannibals with forks: The triple bottom line of 21st-Century business. Environmental Quality Management, Vol.8, No.1, 1998.
DIAS, REINALDO. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.
ALBINO, V.; BALICE, A.; DANGELICO, R. M. Environmental Strategies and GreenProduct Development - Business Strategy and the Environment v. 18, pp. 83–96. 2009.
PUJARI, D.. Eco-innovation and new product development: understanding the influences on market performance. Technovation 26, 76–85. 2006.
ESTY, D. C.; WINSTON, A. S. Green to gold. New Haven and London: Yale University Press, 2006.
PORTER, M. E. VAN DER LINDE, C. Green and competitive – ending the stalemate.Harvard Business Review 73(5). pp. 120–134. 1995.
MARCOVITCH, J. Para Mudar o Futuro: Mudanças Climáticas, Políticas Públicas e Estratégias Empresariais. Edusp. 2007.
VEIGA, J.E. Meio Ambiente & Desenvolvimento. São Paulo: Senac, 2006
COLBY, M. Environmental Management in Development: the evolution of paradigms. Ecological Economics, Amsterdam, v. 3, p. 20, 1991.
MEBRATU, D. Sustainability and Sustainable Development: historical and conceptual review. Elsevier Science, New York, 1998.

ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAL

OBJETIVO:
Refletir sobre a importância da responsabilidade social empresarial (RSE) e da Gestão Ambiental para o desenvolvimento sustentável, estimulando uma postura crítica e analítica em relação ao papel do profissional na incorporação de projetos desta natureza na organização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Ética empresarial
• Responsabilidade Social
• Gestão de Projetos Sociais

BIBLIOGRAFIA
ETHOS – Ethos Instituto de Pesquisa Aplicada e Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Disponível em: http://www.ethos.com.br . Acesso em: 28 ago. 2006. Técnicas de pesquisa em economia. São Paulo: Atlas, 1991.
ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial. Disponível em: http://www.bovespa.com.br. Acesso em: 28 ago. 2006.
ASHLEY, PATRÍCIA A. (coord.) Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2008 (2.ed.)
ESTIGARA, A.; PEREIRA, R.; LEWIS, S.L.B. Responsabilidade Social e Incentivos Fiscais. São Paulo: Atlas, 2009.
ALMEIDA, FERNANDO. Experiências Empresariais em Sustentabilidade. Editora Campus Elsevier, 2009
MARINO, EDUARDO. Manual de avaliação de projetos sociais: uma ferramenta para a aprendizagem e desenvolvimento de sua organização. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 1998
PORTER, M. E.; REINHARDT, F. L.,. A Strategic Approach to Climate. Harvard Business Review, October 2007.
STERN, N.. The Economics of Climate Change: The Stern Review. Cambridge University Pres. 2007.
OECD - Organization for Economic Co-operation and Development. Global Forum on Sustainable Development: Economic Benefits of Climate Change Policies (6-7 July, 2006). Disponível em: http://www.oecd.org. Acesso em: 28 ago. 2006.
PARRIS, T.M.; KATES, R. Characterizing a sustainability transition: Goals, targets, trends, and driving forces. Science and Technology for Sustainable Development Special Feature Ecology, Clark University, Worcester, 2003.
REDCLIFT, M.; BENTON, T. Social Theory and the Global Environment. London: Routledge, 1994.
UN - United Nations Division for Sustainable Development. Indicators of Sustainable Development. New York, 2001. Disponível em: http://www.un.org/esa . Acesso em: 28 ago. 20010.
ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e sustentabilidade do negócio. 1.ed. São Paulo. ATLAS. 2009
ELKINGTON, J. Partnerships from cannibals with forks: The triple bottom line of 21st-Century business. Environmental Quality Management, Vol.8, No.1, 1998.
IBGC. Código das melhores práticas de governança corporativa. Disponível em www.ibgc.org.br.
ROSSETTI, J. P.; ANDRADE, A Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendências. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Carga Horária:

84 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Amaury José Rezende
Bruno Figlioli
Carlos Alberto Grespan Bonacim
Fernanda Gisele Basso
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Ildeberto Aparecido Rodello
Juliano Endrigo Sordan
Maria José Vieira Felicio
Rafael Confetti Gatsios
Rogerio Ceravolo Calia


 
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