Atividade

88182 - Empreendedorismo e Ambiente Empreendedor

Período da turma: 23/11/2019 a 22/01/2022

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Descrição: ANÁLISE DO AMBIENTE MACROECONÔMICO NACIONAL

OBJETIVO:
A disciplina objetiva introduzir conceitos básicos para a análise do ambiente macroeconômico em que as empresas estão inseridas. Aborda a análise e determinação das principais variáveis macroeconômicas: crescimento econômico, desemprego, inflação, taxa de juros, entre outras, a relação entre elas e como elas afetam o ambiente econômico empresarial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Os Agregados Macroeconômicos: Mensurando a Economia
• Crescimento Economico
• Desemprego
• Inflação e Cambio
• Taxa de Juros

BIBLIOGRAFIA
BLANCHARD, Olivier. Macroeconomia. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
BACHA, Carlos J. C. Macroeconomia Aplicada à Análise da Economia Brasileira. São Paulo: EDUSP, 2004. BRANSON, W. H. Macroeconomic: theory and policy. 3rd ed. New York: Harper & Row, Publishers, 1989.

GESTÃO EMPRESARIAL E ESTRATÉGIA COMPETITIVA

OBJETIVO:
Apresentar as principais teorias da área de Estratégia Competitiva, enfatizando os aspectos relativos à formulação e à implementação da estratégia. Discutir o processo administrativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO :
• A Administração das organizações - definindo a administração
• Papéis e habilidades do executivo
• O processo administrativo: planejamento, organização, direção, controle
• As áreas funcionais da organização
• Competitividade – Globalização e ambiente competitivo
• O processo de tomada de decisão estratégica
• Estratégia – a estratégia como processo de seleção entre alternativas de atuação da empresa visando ao aumento de sua competitividade
• Análise Ambiental: análise do ambiente externo, modelo das forças competitivas
• Análise dos objetivos e desenvolvimento ou manutenção dos valores e critérios de identificação da empresa no presente e no futuro
• Análise de Competências Essenciais e Critérios Competitivos: discussão do conceito de competências e sua influência para as decisões estratégicas da empresa
• Implementação de Estratégias

BIBLIOGRAFIA
BLAU, Peter M.; SCOTT, W. R. Organizações Formais: uma abordagem comparativa. São Paulo: Atlas, 1979.
BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998.
DAFT, R.L. Administração. São Paulo: Cengage, 2009.
OLIVEIRA, D.P.R. Estrategia Empresarial e Vantagem Competitiva: Como Estabelecer, Implementar E Avaliar. Atlas. 2010.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari De Estratégia. Editora Bookman, 2010.
WERBACH, A. Estrategia Para Sustentabilidade. Editora Campus. 2010.
LUECKE, R. Estratégia. HARVARD BUSINESS ESSENTIALS. Editora Record. 2008.
JOHNSON, G. SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Explorando a Estrategia Corporativa.
Editora Bookman. 2007.
PORTER, M. Estrategia Competitiva. Editora Campus. 2005.
KIM, W. C.; MAUBORGNE, R. A Estrategia Do Oceano Azul. Editora Campus. 2005.
CARVALHO, M.M., LAURINDO, F. J. B. Estratégia Competitiva: dos conceitos à implementação. São Paulo: Editora Atlas, p.227, 2007.
KAPLAN, R.; NORTON, D.P.Organizaçao Orientada Para A Estratégia. Editora Campus.
2000.

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E NOVOS MODELOS DE GESTÃO

A disciplina visa proporcionar a compreensão a respeito do ambiente organizacional e da evolução histórica das teorias administrativas. Busca descrever as principais contribuições teóricas e práticas para a formação e evolução do pensamento administrativo e suas interligações, permitindo que o aluno consiga visualizar a adequação das diferentes abordagens às diferentes situações organizacionais. Discute os novos modelos de gestão e as tendências no conhecimento administrativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO :
• Os precursores da Ciência da Administração
• Escola Clássica
• Escola de RH
• Abordagem contingencial
• Escola da qualidade
• Novos paradigmas
• Novos modelos gerenciais
• Novas competências

BIBLIOGRAFIA :

1 - MAXIMIANO, Antônio César A. Teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
2 - DAFT, Richard. Administração. 6. ed. São Paulo: Thomson, 2007.
AKTOUF, O. A Administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
HALL, R. Organizações: estrutura e processos. Prentice-Hall do Brasil, 1984.
MAXIMIANO. A. C. A. Teoria Geral da administração: da escola científica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 1997.
MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
MINTZBERG, H. Criando Organizações eficazes. São Paulo: Atlas, 1995.
MOTTA, F.; VASCONCELOS, I. F. F. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008.
WREN, D. A.Idéias de administração - O pensamento clássico. São Paulo: Atica, 2007.
WREN, D. A.Idéias de administração - O pensamento moderno. São Paulo: Atica, 2007.


EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIO E GESTÃO EMPREENDEDORA

OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo analisar conceitos de empreendedorismo, características, tipos e habilidades do empreendedor, gestão empreendedora.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor;
- Características, tipos e habilidades do empreendedor;
- Gestão Empreendedora;
- Criação de empresas;
- Viabilidade, risco e lucro;

BIBLIOGRAFIA
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

CULTURA E COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo analisar como a cultura e o comportamento organizacional pode levar ao empreendedorismo e como estas características do próprio empreendedor promovem o empreendedorismo na organização.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Cultura e comportamento organizacional
- Cultura do empreendedor e Cultura empreendedora
- Comportamento do empreendedor e comportamento empreendedor

BIBLIOGRAFIA
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001..

EMPREENDEDORES BRASILEIROS

OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo analisar a história dos principais empreendedores brasileiros, proporcionando ampla discussão sobre as características destes empreendedores, suas estratégias, seus fracassos e vitórias. Investigar, entender e internalizar a ação empreendedora, concentrando nos seguintes processos: auto-conhecimento, perfil do empreendedor.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Empreendedores brasileiros: Mauá, Chateubriand, Antonio Ermírio de Moraes, entre outros.

BIBLIOGRAFIA
BRITO, Francisco. Empreendedores brasileiros: vivendo e aprendendo com grandes nomes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
MARCOVITCH, J. Empreendedores Brasileiros. São Paulo: Edusp, 2002.
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
BRIDI, João Vitor; SOUZA, Ozinil Martins de. Empreendedorismo. Indaial: Editora ASSELVI, 2005. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento humano, trabalho decente e o futuro dos empreendedores de pequeno porte. Rio de Janeiro: SEBRAE, 2002


DESIGN THINKING E CRIATIVIDADE NOS NEGÓCIOS

OBJETIVO: Discutir o conceito e a metodologia de Design Thinking e os principais conceitos e práticas da criatividade nos negócios.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Metodologia de Design (Design Thinking).
Criatividade
Geração de alternativas.
Prototipagem de conceitos e validação de ideias por meio de feedback de usuários.
Refinamento e Comunicação da Ideia

BIBLIOGRAFIA
BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Inovação Em Modelos de Negócios Business Model Generation; New Jersey: Alta Books, 2010.VIANNA ET AL. Design thinking. Disponível em: http://livrodesignthinking.com.br/; Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

ENFOQUE SISTÊMICO E PROCESSO DECISÓRIO

OBJETIVO: A disciplina tem como objetivo desenvolver o conceito de enfoque sistêmico nas organizações, permitindo a compreensão da inter-relação entre os sistemas, em ambiente competitivos internacionais. Introduz as principais teorias e modelos sistêmicos em administração, capacitando o aluno na solução de problemas gerenciais utilizando a visão sistêmica e as metodologias sistêmicas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Abordagem clássica versus abordagem sistêmica
Teoria Geral dos Sistemas na Administração
Fundamentos da Organização como Sistemas
Metodologias Sistêmicas e o processo decisório
Apreciação crítica da Teoria dos Sistemas


BIBLIOGRAFIA

BEER, S. The Heart of the Enterprise, John Wiley & Sons, 1979.
BEER, S. Diagnosing the systems for organizations, John Wiley & Sons, 1985.
BERTALANFFY, L. v. Teoria Geral dos Sistemas, Editora Vozes, 1975.
CHECKLAND, P., Systems Thinking Systems Practice, Wiley, Chichester,1981.
CHECKLAND, P. SCHOLES, J., Soft Systems Methodology in Action, Wiley, Chichester, 1990.
CHURCHMAN, W. Introdução à Teoria dos Sistemas, Editora Vozes, 1968.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Alexandre Chibebe Nicolella
André Lucirton Costa
Gilberto Tadeu Shinyashiki
João Henrique Paulino Pires Eustachio
Luciana Oranges Cezarino
Omar Sacilotto Donaires
Simone Vasconcelos Ribeiro Galina


 
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