87166 - NETSS-Organização, Gestão de Serviços e Ética em Serviço Social: Organização e Gestão de Serviços e Ética em Serviço Social |
Período da turma: | 02/03/2020 a 26/02/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
Ementa: 1. A Gestão Social como ferramenta importante para o Serviço Social, tanto na administração pública como em empresas e organizações de Terceiro Setor. 2. A Ética como elemento fundante na construção teórico-metodológico do Serviço Social, possibilitando uma postura ética e comprometida com os usuários. Objetivos: 1. Explicitar gestão social caracterizada pela democracia, flexibilidade e envolvimento e comunicação entre os participantes – abordando: processos administrativos para a administração de organizações sociais; à tecnologia de gerencia social; os contextos de gestão privada e pública, suas diferenças, especificidades e interações. 2. Propor subsídios que apontam para uma nova práxis profissional. Estimular uma postura ética comprometida com os usuários diante dos aspectos da política da saúde e reabilitação. Preparar os alunos para o exercício de suas funções na prática profissional com fundamentos na ética profissional do Serviço Social. Conteúdo Programático 1. Gestão Social e a sua Abrangência: Gestão social e as políticas públicas; Gestão social e a transformação da sociedade. O Assistente Social enquanto gestor no processo de descentralização; Atuação do assistente social em empresas públicas e privadas; O social: Um poderoso articulador; Sistema descentralizado e participativo. Gestão do trabalho em saúde: Política de gestão do trabalho em saúde; Estratégias e modelos de gestão na saúde. 2. Ética Profissional no mundo de hoje: Aspectos fundamentais do Código de Ética do Serviço Social; Ética profissional do Serviço Social; Aspectos do Projeto ético-político do Serviço Social; Ética e prática profissional: Serviço Social e saúde; Estudos sobre os aspectos éticos na prática profissional. Bibliografia 1. Organização e Gestão de Serviços GIFE. Financiando a organização de comunidades: a mudança social por meio de participação cidadã. Disponível em: http://gife.issuelab.org/resource/financiando_a_organizacao_de_comunidades_a_mudanca_social_por_meio_de_participacao_cidada. Acesso em 22 maio 2015. FUNDAÇÃO ABRINQ; SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC. Guia de gestão para quem dirige entidades sociais. São Paulo. 2002. 159 p. FUNDAÇÃO TELEFONICA VIVO. Manual de Mobilização de Recursos. Disponível em: http://www.fundacaotelefonica.org.br/Conteudos/Publicacoes/146/manual-de-mobilizacao-de-recursos. Acessado em 22 maio 2015. INSTITUTO WALMART. Guia para gestão de organizações sociais de base comunitária: orietações para uma prática eficiente e eficaz. Disponível em: http://iwm.org.br/arquivos/g/gui/guiagestowalmart/1304_GuiaparaGestodeOrganizacoesComunitariassite1pdf.pdf. Acesso em: 22 maio 2015 TORRES, M. M.; LANZA, L. M. B.. Serviço Social: exercício profissional do Assistente Social na gestão de políticas públicas. Argumentum, Vitória (ES), v. 5, n.1, p. 197-215, jan./jun. 2013. 2. Ética em Serviço Social BAPTISTA, M.V.. Planejamento Social. 3. ed.. Veras. 2013. 155 p. BARROCO, M.L.S..Ética: fundamentos sócio-históricos. São Paulo: Cortez, 2008. 245 p. CARVALHO, M.I.L.B..Ética, Serviço Social e “responsabilidade social”: o caso das pessoas idosas. R. Katál., Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 239-245, jul./dez. 2011. CONSELHO FEDERAL DO SERVIÇO SOCIAL. Código de ética do/a assistente social, Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. 10 ed. rev. atual. Brasília: Conselho Federal do Serviço Social, 2012. 60p. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em: 20 maio 2015 GONELLI, V.M.M.. Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. 13. ed. São Paulo: Cortez. 2012 SARMENTO, H.B.M.. Ética e Serviço Social: fundamentos e contradições. Rev. katálysis vol.14 no.2 Florianópolis July/Dec. 2011. |
||||
Carga Horária: |
36 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3 | ||||
Ministrantes: |
Regina Celia Arruda de Almeida Prado Valentim |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |