87059 - Bioética |
Período da turma: | 07/04/2020 a 12/05/2020
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Descrição: | Ementa:
Aspectos humanos, filosóficos e éticos do exercício profissional. Divergências e convergências entre os valores éticos e morais em relação à tecnologia moderna no cuidado em Saúde. Objetivos: -Compreender os princípios fundamentais da Ética e Bioética; -Capacitar a uma visão de práticas de Saúde que tenham como parâmetros valores socialmente éticos; -Compreender os dilemas envolvidos nas novas realidades culturais e tecnológicas; -Discutir os dilemas éticos frequentes no campo da Saúde Mental. Metodologia de Ensino: -Aulas expositivas dialogadas; -Discussão de resenhas de textos e livros relacionados aos temas abordados. Metodologia de avaliação: Participação nas aulas e qualidade das resenhas. Bibliografia: Básica: BARCHIFONTAINE, C. DE PAUL; PESSINI, L. (orgs.) Bioética: Alguns desafios. São Paulo: Loyola, 2001. FORTES, P. A. C. Ética e Saúde: questões éticas, deontológicas e legais, tomada de decisões, autonomia e direitos do paciente, estudo de casos. São Paulo: EPU, 1998. GARRAFA, V.; COSTA, S. I. A Bioética no século XXI. Brasília: UnB, 2000. Bibliografia complementar: PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE, C. DE PAUL. Fundamentos de Bioética. São Paulo: Paulus, 1996. ANGERAMI-CAMON, V. A. (org.) A Ética na Saúde. São Paulo: Pioneira, 1997. OLIVEIRA, F. Bioética: uma face da cidadania. São Paulo: Moderna, 1997. PESSINI, L. Distanásia: até quando prolongar a vida? São Paulo: Centro Universitário São Camilo/Loyola, 2001. KÓVACKS, M. J.. Morte e desenvolvimento humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992. STENDEFORD, A. Encarando a morte. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986 PSICOPATOLOGIA GERAL Ementa: Histórico e semiologia das grandes síndromes psicopatológicas no adulto e na criança, desde os autores clássicos aos modernos sistemas classificatórios. O exame das funções psíquicas mentais e suas alterações. Compreensão psicodinâmica do relacionamento das equipes de saúde com a singularidade de cada paciente. Objetivos: -Conhecer as concepções e organização dos sistemas de classificação americana e internacional acerca das doenças mentais, o DSM e a CID. -Compreender as características dos principais quadros da nosografia psiquiátrica. - Refletir sobre a funcionabilidade e os limites no uso destes sistemas classificatórios. - Discutir o sentido subjetivo e particularidades do manejo dos pacientes psiquiátricos, em uma visão psicanalítica. Metodologia de Ensino: Aulas teóricas Seminários elaborados por grupos de alunos. Metodologia de avaliação: Participação nas aulas e desempenho nos seminários. Bibliografia Básica: MIGUEL,E.C.; GENTIL,V.; GATTAZ,W.F. Clínica Psiquiátrica - 2 volumes São Paulo: Manole, 2011 GABBARD,G.O. Psiquiatria Psicodinâmica. P.Alegre: Artmed, 1998 DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. Complementar: DSM-IV. Porto Alegre: Artmed, 1995 LOUZÃ-NETO, E.M.R. outros. Psiquiatria Básica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. BERLINK, M.T. Psicopatologia Fundamental. São Paulo: Escuta, 2000. FIRST, M.B. et al. Manual de Diagnóstico diferencial do DSM-IV-TR. Porto Alegre: Artmed, 2004. SIMS, A. Sintomas da Mente. Porto Alegre: Artmed, 2001. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 11 | ||||
Ministrantes: |
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