Atividade

85963 - NETSS-Diagnóstico, reabilitação e aspectos sociais da deficiência auditiva

Período da turma: 02/03/2020 a 26/02/2021

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Descrição: Detalhamento:

Objetivo: Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico e científicos para que os residentes adquiram e ou desenvolvam habilidades e competências para identificar e implementar ações preventivas e reabilitativas no contexto individual, familiar e social de forma a promover a saúde global da pessoa com deficiência auditiva, favorecendo a socialização, inclusão, escolarização e profissionalização.

Metodologia: Aulas Expositivas, apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, leitura e discussão de textos, seminários, estudo auto-dirigido, visitas técnicas, dinâmica de grupo.

Conteúdo programático: A deficiência auditiva e os aspectos sociais. Repercussões sociais nas diferentes fases do desenvolvimento. Socialização, escolarização, profissão, idade adulta. A família e proteção social. A importância da família no processo de saúde e reabilitação.
O Serviço Social na área da saúde: A questão social e as dimensões da prática do Serviço Social; A questão da saúde e o Serviço Social; O Serviço Social na saúde e sua trajetória histórica; Reflexões sobre a prática profissional do Assistente Social na saúde. Serviço Social e Reabilitação: A deficiência: aspectos sociais da reabilitação e trabalho interdisciplinar; A política nacional de integração da pessoa portadora de deficiência; A inclusão social. O cotidiano profissional na saúde e reabilitação: relação teórico-prático: - Apresentação de experiências práticas e visitas institucionais. Políticas Sociais: Universalidade e seletividade; Famílias e sua centralidade nas políticas sociais

O Terceiro Setor: O terceiro setor e a tradição filantrópica; As organizações do terceiro setor; Constituição e organização: aspectos legais e administrativos; Parcerias e alianças; Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil; Redes: uma nova forma de atuação.

Sistema de Avaliação: Assiduidade, participação nas aulas e colaboração nas discussões, apresentações em seminários, entrega das resenhas.

Bibliografia:

BALLANTYNE, J.; MARTIN, M.C.; MARTIN, A. Surdez. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 312p.
BEE, H. A Criança em desenvolvimento. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 567p.
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Bevilacqua, M.C.; Formigoni, G.M.P. Audiologia Educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997.
CUNHA, J.A (org). Psicodiagnóstico-R. 4ª edição revisada. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993.
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FERNANDES, T.F.S.; MESQUITA, S.T.; FENIMAN, M. R. As repercussões sociais em indivíduos com distúrbios da comunicação associados às fissuras labiopalatinas com e sem perda auditiva. Audiol Comumn Res. 2015; 20(1):40-7.
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GRACIANO, M.I.G. Estudo socioeconômico e políticas sociais. In: KOGA, D.; GANEV, E.;
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Carga Horária:

116 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Elisabeth de Oliveira Bonfim
Sonia Tebet Mesquita


 
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