85963 - NETSS-Diagnóstico, reabilitação e aspectos sociais da deficiência auditiva |
Período da turma: | 02/03/2020 a 26/02/2021
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Descrição: | Detalhamento:
Objetivo: Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico e científicos para que os residentes adquiram e ou desenvolvam habilidades e competências para identificar e implementar ações preventivas e reabilitativas no contexto individual, familiar e social de forma a promover a saúde global da pessoa com deficiência auditiva, favorecendo a socialização, inclusão, escolarização e profissionalização. Metodologia: Aulas Expositivas, apresentação de vídeos, atividades de busca de informações em bases de dados, leitura e discussão de textos, seminários, estudo auto-dirigido, visitas técnicas, dinâmica de grupo. Conteúdo programático: A deficiência auditiva e os aspectos sociais. Repercussões sociais nas diferentes fases do desenvolvimento. Socialização, escolarização, profissão, idade adulta. A família e proteção social. A importância da família no processo de saúde e reabilitação. O Serviço Social na área da saúde: A questão social e as dimensões da prática do Serviço Social; A questão da saúde e o Serviço Social; O Serviço Social na saúde e sua trajetória histórica; Reflexões sobre a prática profissional do Assistente Social na saúde. Serviço Social e Reabilitação: A deficiência: aspectos sociais da reabilitação e trabalho interdisciplinar; A política nacional de integração da pessoa portadora de deficiência; A inclusão social. O cotidiano profissional na saúde e reabilitação: relação teórico-prático: - Apresentação de experiências práticas e visitas institucionais. Políticas Sociais: Universalidade e seletividade; Famílias e sua centralidade nas políticas sociais O Terceiro Setor: O terceiro setor e a tradição filantrópica; As organizações do terceiro setor; Constituição e organização: aspectos legais e administrativos; Parcerias e alianças; Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil; Redes: uma nova forma de atuação. Sistema de Avaliação: Assiduidade, participação nas aulas e colaboração nas discussões, apresentações em seminários, entrega das resenhas. Bibliografia: BALLANTYNE, J.; MARTIN, M.C.; MARTIN, A. Surdez. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 312p. BEE, H. A Criança em desenvolvimento. 12 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 567p. BEVILACQUA, M.C,; MORET, A.L.M. Deficiência Auditiva: Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde. Ed Pulso, 2005. Bevilacqua, M.C.; Formigoni, G.M.P. Audiologia Educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997. CUNHA, J.A (org). Psicodiagnóstico-R. 4ª edição revisada. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993. DESSEN, M.A.; COSTA JUNIOR, A.L. A ciência do desenvolvimento humano: tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artmed, 2005. 278p. FERNANDES, T.F.S.; MESQUITA, S.T. Aspectos sociais e econômicos das famílias “casos novos” de um programa de implanta coclear. Textos & Contextos. Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 143-158, jan/jun.2014. FERNANDES, T.F.S.; MESQUITA, S.T.; FENIMAN, M. R. As repercussões sociais em indivíduos com distúrbios da comunicação associados às fissuras labiopalatinas com e sem perda auditiva. Audiol Comumn Res. 2015; 20(1):40-7. FRANCELIN, M.A.S. As implicações sociais da deficiência auditiva adquirida em adultos. Saude Soc. São Paulo, v.19, n. 1 p. 180-192, 2010. GRACIANO, M. I. G.; et al.. Ações de intercâmbio técnico-científico da Rede Nacional de Associações de Pais e Pessoas com Fissura Labiopalatal. Serviço Social & Saúde, v. 6, p. 89-116, 2007. GRACIANO, M. I. G.; TAVANO, L. D.; BACHEGA, M. I. Aspectos psicossociais da reabilitação. In: TRINDADE, I. E. K.; SILVA FILHO, O. G. (Org.). Fissuras labiopalatinas: uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Editora Santos, 2007. p.311-333. GRACIANO, M.I.G. Estudo socioeconômico e políticas sociais. In: KOGA, D.; GANEV, E.; GRACIANO, M.I.G.; LEHFELD, N.A.S. Estudo socioeconômico: indicadores e metodologia numa abordagem contemporânea. Serv. Social Saúde, Campinas: v. IX, n. 9, jul.2010. p.157-185. JANNUZZI, P.M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 2. ed. Campinas: Alínia, 2003. 141 p. MIOTO, R. C. Estudos socioeconômicos. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2009. p.481 – 512. JANNUZZI, P.M. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 2. ed. Campinas: Alínia, 2003. 141 p. MIOTO, R. C. Estudos socioeconômicos. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL. Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2009. p.481 – 512. O QUE É O TERCEIRO SETOR. Disponível em: www.filantropia.org.br. Acesso em: 23 ago 2010. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidades, Incapacidades e Saúde. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. 325p. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório Mundial sobre a Deficiência. São Paulo: SEDPcD, 2012. 490p. PASSAURA, L. A família na contemporaneidade e os impactos sociais. Serviço Social e Realidade, Franca, v. 14, n. 2, p. 197-208, 2005. RODRIGUES, O.M.P.R. et al. Práticas educativas parentais: a deficiência auditiva pode fazer a diferença? Revista Pensando Famílias. v.14, n.1, p.141-162, 2010. SASSAKI, R.K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 6. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2005. 176 p. SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: MULTIPLAS DIMENSÕES. Serv. Soc.Soc. São Paulo: Cortez, 102, jun.2010. TENÓRIO, F.G. (Org.). Gestão de ONGs: Principais Funções Gerenciais. Ed. Fundação Getúlio VARGAS. 1997. 1.ª edição. 140 p. TERCEIRO SETOR. Disponível em: www.rits.org.br Acesso em: 23 ago 2010. VILHENA, O. Direitos Humanos: base para uma sociedade inclusiva. Disponível em: http:// www.bancoreak,cin,br/sustentabilidade/pdf/artigo_oscar_vilhena_v.final.pdf. Acesso em: 15 fev. 2007 World Health Organization. Iniquidades em saúde no Brasil, nossa mais grave doença. Disponível em: www.determinantes.fiocruz.br. Acesso em: 15 jun. 2015. |
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Carga Horária: |
116 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 4 | ||||
Ministrantes: |
Elisabeth de Oliveira Bonfim Sonia Tebet Mesquita |
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