85952 - NETF-Estudo de temas específicos da área |
Período da turma: | 02/03/2020 a 26/02/2021
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Descrição: | Detalhamento:
Objetivos: Favorecer o aprofundamento de conhecimentos teórico-praticos na área de deficiência auditiva no contexto individual, familiar e social de forma a promover a saúde global da pessoa com deficiência auditiva, favorecendo a socialização, inclusão, escolarização e profissionalização Conteúdo Programático: Triagem auditiva, Avaliação audiológica e eletrofisiológica. Avaliação e reabilitação vestibular. Pré-molde auricular. Dispositivos eletrônicos (AASI, implante coclear e dispositivos semi-implantáveis). Avaliação do benefício e satisfação com os dispositivos eletrônicos. Habilitação e reabilitação auditiva em crianças, em adultos e em idosos. Orientação e aconselhamento do paciente, família e do fonoaudiólogo. Metodologia de Ensino: Apresentação e discussão de temas de interesse. Leituras e elaboração de resenhas. Sistema de Avaliação: Assiduidade, participação nas aulas e colaboração nas discussões, entrega das resenhas. Bibliografia: Alvarenga, K.F.; Corteletti, L.C.B.J. O Mascaramento na Avaliação Audiológica: Um Guia Prático. Ed. Pulso, 2006. Balen, S.A. et al. Saúde Auditiva: da Teoria à Prática. Ed. Santos. 2010. Balieiro, C.R., Ficker L.B. Reabilitação Aural: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho, O.C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997. Bevilacqua, M.C. et al. Tratado de Audiologia. Ed. Santos, 2011. Bevilacqua, M.C., Moret, A.L.M. Deficiência Auditiva: Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde. Ed Pulso, 2005. Bevilacqua, M.C.; Formigoni, G.M.P. Audiologia Educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997. Campos, C.A.H., Costa, H.O.O. Tratado de Otorrinolaringologia. 1ª Edição. Ed. Roca, 2003, v. 2, p. 268-277 Caovilla, H.H. et al. Equilibriometria clínica. Ed. Atheneu, 2000. Costa, S.S et.al. Otorrinolaringologia: Princípios e Prática. 2ª Edição. Ed. Artmed, 2006. Fernandes, F.D.M., Mendes, B.C.A., Navas, A.L.P.G. Tratado de Fonoaudiologia. 2ª Edição. Ed. Roca, 2010. Figueiredo, M.S. Emissões Otoacústicas e BERA. Ed. Pulso; 2003. Frota, S. Fundamentos em Fonoaudiologia: Audiologia. 2ª Edição. Ed. Guanabara Koogan, 2003. Ganança, M.M. et al. Estratégias Terapêuticas em Otoneurologia. Ed. Atheneu, 2000. Ganança, M.M, Vieira, R.M., Caovilla, H.H. Princípios de Otoneurologia. Ed. Atheneu, 1998. GM 2.073/04 de 28 de setembro de 2004. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/GM/GM-2073.htm Herdman, S.J. Reabilitação Vestibular. Ed. Manole, 2012. Jerger, S., Jerger, J. Alterações Auditivas- Um manual para avaliação Clínica. Ed. Atheneu; 1989. Katz, J. Tratado de Audiologia Clinica. 4ª Edição. Ed. Manole, 1999. Luterman, D.M. Counseling parents of hearing-impaired children. USA, Little&Brown, 1979. Northern, J.L.; Downs, M.P. Audição na Infância. 5ª ed. Ed. Guanabara Koogan S.A., 2005. Portarias de saúde auditiva (Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848): Russo, I.C.P.; Santos, T.M.M. Audiologia Infantil. 4ª Edição. Ed. Cortez, 2001. SAS 587 de 07 de outubro de 2004. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2004/PT-587.htm Sousa, L.C.A. et al. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. 1ª ed. Ed. São Paulo: Novo conceito Saúde, 2008. Tye-Murray, N. Foundations of aural rehabilitation: children, adults, and their family members.San Diego: Singular Publishing Group, 1998. Boéchat, E. M. et al Tratado de Audiologia Clínica 2ª Edição Ed Guanabara Koogan, 2015 |
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Carga Horária: |
120 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 13 | ||||
Ministrantes: |
Andréa Cintra Lopes Andréa Tortosa Marangoni Castan Eduardo Boaventura Oliveira José Carlos Jorge Lilian Cássia Bornia Jacob Luciane Domingues Figueiredo Mariotto Luiz Fernando Manzoni Lourençone Nancy Mizue Kokitsu Nakata |
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