85922 - Estatística |
Data da turma: | 06/04/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | EMENTA
A pesquisa científica é a forma mais elaborada que os seres humanos têm para a aquisição de conhecimento científico. Porém, para realiza-la é necessário o domínio de métodos que foram consagrados ao longo dos séculos e do formato desenvolvido para a otimização da comunicação científica. OBJETIVOS Essa disciplina tem como objetivos: 1. Conhecer e entender o significado dos paradigmas científicos e da pesquisa científica para o desenvolvimento do conhecimento. 2. conhecer os tipos de conhecimento e suas relações com a pesquisa científica 3. entender e identificar as variáveis envolvidas no estudo 4. conhecer, entender e aplicar os diferentes desenhos experimentais para elaboração de testes lógicos. 5. Conhecer e entender os conceitos de validade, fidedignidade e objetividade. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução à Filosofia da Ciência e à Pesquisa Científica 2. Tipos de Conhecimento Tipos de Pesquisa Variável Independente, Dependente e Interveniente Tipos de Escalas Desenhos Experimentais e Testes Lógicos Testes Lógicos e Testes Estatísticos Validade, Fidedignidade e Objetividade Disciplinaridade, Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade, e Modelos de Pesquisa 3. Estrutura dos Trabalhos Científicos Introdução à Escrita Acadêmica REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Lakatos, I. (1970). History of Science and Its Rational Reconstructions.Proceedings of the Biennial Meeting of the Philosophy of Science Association, Springer. Ladyman, J. (2002). Understanding Philosophy of Science. London, Routledge.Parte II Kuehl, R. O. (2000). Design of experiments: statistical principles of research design and analysis. Pacific Grove, Duxbury. Tariq, S. and J. Woodman (2013). "Using mixed methods in health research." JRSM Short Rep 4(6): Bartko, J. J. (1966). "The intraclass correlation coefficient as a measure of reliability."Psycological Reports 19: 3-11. Bland, J. M. and D. G. Altman (1986)."Statistical methods for assessing agreement between two methods of clinical measurement." Lancet 1(8476): 307-310. Huynh, H. and G. K. Mandeville (1979). "Validity conditions in repeated measures designs." PsychologicalBulletin 86(5): 964-973. |
||||
Carga Horária: |
7 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 114 | ||||
Ministrantes: |
Carlos Ugrinowitsch |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |