Atividade

84311 - Temas em enfermagem na saúde da criança e do adolescente IV

Período da turma: 02/10/2018 a 13/11/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento: Bases conceituais, teóricas e ético-legais do cuidado à criança, adolescente e família; Conceitos relacionados ao crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente; Comunicação com a criança, adolescente e família; Avaliação, intervenções e resultados de enfermagem à criança e adolescente hospitalizado e sua família com afecções prevalentes em um hospital secundário; Avaliação, intervenções e resultados de enfermagem à criança e adolescente hospitalizado em UTI e sua família; Compreendendo a família das crianças e adolescentes: contexto, pais e familiares e rede de suporte social.

Referências:
Angelo M, Bousso RS. Fundamentos da assistência à família em saúde. In: Ministério da Saúde. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Programa de Saúde da Família. Manual de Enfermagem. Brasília: MS/IDS/USP/Fundação Telefônica. 2001. p. 14 -17. Disponível em: htpp//www.ids-saude.org.br/Enfermagem.
Angelo M. Cultura e cuidado da família. In: Nakamura E, Martin D, Santos JFQ, organizadores. Antropologia para enfermagem. Barueri: Manole, 2009. p.82-99.
Bousso RS, Angelo M. A enfermagem e o cuidado na saúde da família. In: Ministério da Saúde. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Programa de Saúde da Família. Manual de Enfermagem. Brasília: MS/IDS/USP/Fundação Telefônica. 2001. p. 18-22. Disponível em: htpp//www.ids-saude.org.br/Enfermagem.
Bousso RS. A família com um filho entre a vida e a morte. In: Gualda DMR, Bergamasco RB, organizadoras. Enfermagem, cultura e o processo saúde-doença. São Paulo: Ícone. 2004. p.135-145.
Bowden VR, Greenberg CS. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2013.
Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar; p. 7-29.
Damião EBC, Angelo M. A experiência da família em ter uma criança com doença crônica. In: Gualda DMR, Bergamasco RB, organizadoras. Enfermagem, cultura e o processo saúde-doença. São Paulo: Ícone, 2004. p. 119-34.
Damião EBC, Rossato-Abéde LM. Interação com a família da criança cronicamente doente. In: Ministério da Saúde. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Programa de Saúde da Família. Manual de Enfermagem. Brasília: MS/IDS/USP/Fundação Telefônica. 2001. p. 113-118. Disponível em: htpp//www.ids-saude.org.br/enfermagem.
Elsen I, Patrício ZM. Assistência à criança hospitalizada: tipos de abordagens e suas implicações para a enfermagem. In: Schmitz, EMR et al. Enfermagem em pediatria e puericultura. Rio de Janeiro: Atheneu; 1984. p. 169-179.
Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong Fundamentos da Enfermagem Pediátrica. 8ª ed. São Paulo: Elsevier; 2011.
Rolland, JS. Doença crônica e o ciclo de vida familiar. In: Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. p. 373-392.
Wright, LM, Leahey, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5ªed. São Paulo: Roca; 2012.

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 4
 
Ministrantes: Elaine Buchhorn Cintra Damião
Fabiana Pereira das Chagas Vieira
Fernanda Vieira de Campos
Francine Fernandes Pires Mekitarian
Joese Aparecida Carvalho
Karin Emilia Rogenski
Roberta Cristiane Pascarelli Alves
Tatiane Felix Teixeira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP