81988 - Gestão de Produtos e Serviços |
Período da turma: | 18/05/2019 a 15/06/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a desenvolver estratégias de produtos e serviços de forma a gerar vantagem competitive para sua empresa. Para tanto, identificará as ações de linha de produtos e composto de produtos dos principais concorrentes. Para estabelecer estratégias competitivas, faz-se necessário identiifcar os ciclos de vida em que os produtos e serviços se encontram em diversos mercados como Brazil, Estados Unidos da América, Europa e Ásia.
Ementa: Ciclo de vida de produto. Composto de Produto. Marca. Portfólio de Produtos. Embalagem. Estratégia e Gestão de Serviços. Serviços complementares e suplementares. Serviços como diferencial para composto de produtos. Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional). Conteúdo: - Produto: ciclo de vida e portfólio - Serviços agregados - O composto produtos e serviços - Embalagem - Garantia - Assistência técnica - Marca Bibliografia Básica: Irigaray, H. A. (2015). Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. Editora FGV. LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. (2014). Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo, Pearson. MATTAR, F. N., Oliveira, B., QUEIROZ, M., & MOTTA, S. L. (2009). Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se “Top of Market”. São Paulo: Atlas. Mattar, F. (org.). Gerência de Produtos. São Paulo: Elsevier, 2014. Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
George Bedinelli Rossi |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |